Fiesta Ecoboost: como se sai diante do Hyundai HB20

Ford-Fiesta-Titanium
Hyundai-HB20-Premium
Acelerações e retomadas mais rápidas e menor consumo, mesmo em um carro mais pesado: proezas do motor Ecoboost que favorecem o Fiesta (à esquerda)

 

Desempenho e consumo

O Fiesta mostrou-se claramente mais rápido na pista de testes: acelerou de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, 1,8 s a menos que o HB20, e venceu-o de forma consistente também nas retomadas, apesar de certa lentidão da transmissão para reduções ao abrir todo o acelerador.

Essa superioridade pode parecer estranha diante das potências próximas e do maior peso do Ford, mas tem explicações. Primeira: o motor turbo mantém sua potência declarada na região da pista, 600 metros acima do nível do mar, enquanto o aspirado perde com a altitude (o Best Cars não corrige os resultados para esse parâmetro, ao contrário dos fabricantes). Assim, na prática a diferença entre eles era maior que os 3 cv previstos com gasolina.

Segunda: se o Ecoboost mantém torque máximo constante desde 1.400 rpm, o Hyundai precisa de 4.500 rpm para obter seu pico de torque. Isso representa potência mais alta no Fiesta em toda a faixa média, na qual os motores permanecem durante boa parte das medições. Terceira: sabe-se que os modelos turbo muitas vezes operam com aumento temporário da pressão de superalimentação (overboost), que pode fazer grande diferença em potência e torque durante as provas de desempenho, embora a Ford seja omissa a respeito.

Quarta: as trocas de marcha automáticas em modo manual do Fiesta, entre 6.300 e 6.500 rpm, aproveitam melhor a potência que as do HB20 (6.000 a 6.200 rpm), que ficam pouco acima do pico de potência (a 6.000 em ambos). Após cada mudança, seu motor demora bem mais a retomar o fôlego.

Arrancar forte sem perda de tração é fácil nos dois modelos, seja acelerando com freio pressionado (estol), em que o Fiesta permite 2.800 rpm e o HB20 apenas 2.250, seja liberando o freio e então acelerando a pleno. Notamos ligeira melhora no Hyundai com o uso de estol, enquanto o adversário parece indiferente ao método escolhido.

Que tal andar mais e ainda gastar bem menos combustível? Pois foi o que o Ecoboost conseguiu, como ao obter excelentes 15,6 km/l no trajeto urbano leve (29% a mais que o HB20, também com gasolina) e 14 km/l no rodoviário (23% melhor), marcas que comprovam a excelência do novo motor. Pequena parte da diferença pode ser atribuída à transmissão automatizada, mais eficiente do ponto de vista energético que a automática do concorrente. O regime em sexta marcha, porém, é pouco menor no HB20 (veja na ficha técnica abaixo). O Fiesta também vai bem mais longe com um tanque em cada um dos padrões de teste.

 

 

Fiesta HB20
Aceleração
0 a 100 km/h 9,6 s 11,4 s
0 a 120 km/h 14,2 s 16,0 s
0 a 400 m 17,2 s 18,5 s
Retomada
60 a 100 km/h* 7,2 s 8,6 s
60 a 120 km/h* 11,7 s 13,8 s
80 a 120 km/h* 8,3 s 9,6 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 15,6 km/l 12,1 km/l
Trajeto exigente em cidade 8,4 km/l 6,3 km/l
Trajeto em rodovia 14,0 km/l 11,4 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 730 km 545 km
Trajeto exigente em cidade 393 km 284 km
Trajeto em rodovia 655 km 513 km
Testes efetuados com gasolina; *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

Fiesta HB20*
Velocidade máxima ND 186/190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,6 s 11,0/10,6 s
Consumo em cidade 12,2 km/l 9,9/7,1 km/l
Consumo em rodovia 15,3 km/l 12,5/9,4 km/l
* gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

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Semelhantes em conceitos de suspensão, os carros distinguem-se mais pelos motores, embora o HB20 (à direita) também ofereça um turbo de três cilindros

 

Comentário técnico

Ford EcoBoost• O motor turboalimentado do Fiesta compartilha a arquitetura com o aspirado do Ka, mas acrescenta o turbo e injeção direta. É uma unidade sofisticada, com duplo comando com variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, duplo circuito de arrefecimento (para manter o líquido no bloco do motor mais quente que o que circula pelo cabeçote) e coletor de escapamento integrado ao cabeçote. A pressão máxima do turbo é de 1,5 bar sobre a atmosférica e sua rotação pode atingir 248.000 rpm.

• O do HB20 é da família Gamma, unidade bem conhecida na marca (Veloster, i30) e na Kia (Cerato, Soul). Também oferece versões com injeção direta e turbo no exterior, com até 204 cv, mas aqui temos apenas a mais simples, que ganhou preaquecimento de álcool para partida a frio na linha 2016. É dotado de variação de válvulas (admissão e escapamento) e bloco de alumínio, que o Ecoboost não usa: foi mantido o de ferro fundido, solução mais barata para suportar as pressões internas do motor turbo, embora menos eficiente em dissipação de calor.

• O acionamento do comando de válvulas por meio de corrente, como o adotado no Hyundai, em regra é vantajoso sobre a correia dentada do ponto de vista de robustez e longevidade. Contudo, a Ford parece ter encontrado boa alternativa em seu três-cilindros: correia dentada em banho de óleo, com operação mais silenciosa e menor consumo de energia, cuja troca está prevista apenas a cada 240.000 km.

• A transmissão automatizada do Fiesta (que deixou de usar o nome Powershift) usa duas embreagens a seco, solução mais comum para motores de torque moderado, e duas relações de diferencial, das quais a mais curta se aplica a terceira, quarta e marcha à ré.

• As suspensões seguem práticas comprovadas e comuns na categoria: dianteira McPherson com subchassi, traseira com eixo de torção.

 

Ficha técnica

Fiesta HB20
Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 71,9 x 82 mm 77 x 85,4 mm
Cilindrada 999 cm³ 1.591 cm³
Taxa de compressão 10:1 12:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar injeção multiponto sequencial
Potência máxima 125 cv a 6.000 rpm 122/128 cv a 6.000 rpm*
Torque máximo 17,3 m.kgf de 1.400 a 4.500 rpm 16,0 m.kgf a 4.500 rpm/16,5 m.kgf a 5.000 rpm*
Potência específica 125,1 cv/l 76,7/80,5 cv/l*
* gasolina/álcool
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada de dupla embreagem, 6 automática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,18 / 7 km/h 4,40 / 8 km/h
2ª. 2,43 / 11 km/h 2,73 / 13 km/h
3ª. 1,44 / 17 km/h 1,83 / 19 km/h
4ª. 0,96 / 26 km/h 1,39 / 25 km/h
5ª. 0,80 / 35 km/h 1,00 / 34 km/h
6ª. 0,63 / 44 km/h 0,77 / 45 km/h
Relação de diferencial 4,11 e 4,59* 3,27
Regime a 120 km/h 2.750 rpm (6ª.) 2.650 rpm (6ª.)
Regime à vel. máx. informada ND 5.350/5.450 rpm (5ª.)
Tração dianteira
* a relação 4,59 aplica-se a 3ª. e 4ª. marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a tambor (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro ND 10,2 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 6,5 x 16 pol 5,5 x 15 pol
Pneus 195/50 R 16 185/60 R 15
Dimensões
Comprimento 3,969 m 3,92 m
Largura 1,722 m 1,68 m
Altura 1,464 m 1,47 m
Entre-eixos 2,489 m 2,50 m
Bitola dianteira ND
Bitola traseira ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,332 ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 50 l
Compartimento de bagagem 281 l 300 l
Peso em ordem de marcha 1.178 kg 1.071 kg
Relação peso-potência 9,4 kg/cv 8,8/8,4 kg/cv*
* gasolina/álcool
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem 5 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2017 2016
Pneus Pirelli Cinturato P7 Goodyear Efficient Grip
Quilometragem inicial 2.000 km 8.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível
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