Vale pagar mais R$ 5,2 mil pelo Ford (à esquerda)? Não pelos equipamentos, mas sim pelo conjunto de atributos, em que o Ecoboost faz grande diferença
Custo-benefício
Na configuração em que foram avaliados, as superiores de cada modelo (salvo pela versão “aventureira” HB20X), o Fiesta custa R$ 5.245 ou quase 8% a mais que o HB20. Parte da diferença pode ser atribuída ao novo e sofisticado motor, mas há também equipamentos adicionais como controle de estabilidade, bolsas infláveis de joelhos e cortinas, controlador de velocidade, chave presencial e o quinto cinto de três pontos. Por seu lado, o Hyundai é exclusivo no sistema de áudio (opcional) com tela de 7 pol e espelhamento de celular.
Pelos equipamentos, o Ford justifica a diferença? Opinamos que não — mas a situação pode mudar com a análise de cada aspecto dos automóveis. Nas notas que resumem as páginas anteriores (veja abaixo) o Fiesta saiu-se melhor em posição de dirigir, motor, desempenho, consumo, direção, suspensão, estabilidade e segurança passiva, a que o HB20 respondeu apenas com melhor acabamento. Houve empate nos itens restantes.
Para quem prioriza um interior mais agradável, sistema de áudio atualizado e prático de operar e a suavidade da transmissão automática, ou simplesmente prefere pagar menos, o Hyundai é boa opção. Entretanto, ficou evidente que o adversário da Ford oferece muito mais em atributos mecânicos, da excelência do novo motor — seja em desempenho, seja em economia — à calibração mais apurada de suspensão, direção e até de detalhes como o acelerador, que fazem diferença naquilo que se define por prazer em dirigir.
Quando essas qualidades se somam aos equipamentos que só ele oferece, o custo adicional passa a ser justificado e faz do Fiesta Ecoboost nossa recomendação entre os competidores.
Mais Avaliações
O HB20 (à direita) agrada em acabamento e sistema de áudio, mas o Fiesta oferece mais em qualidades mecânicas que trazem prazer em dirigir
Nossas notas
| Fiesta | HB20 | |
| Estilo | 4 | 4 |
| Acabamento | 3 | 4 |
| Posição de dirigir | 4 | 3 |
| Instrumentos | 4 | 4 |
| Itens de conveniência | 4 | 4 |
| Espaço interno | 3 | 3 |
| Porta-malas | 3 | 3 |
| Motor | 5 | 4 |
| Desempenho | 5 | 4 |
| Consumo | 5 | 3 |
| Transmissão | 4 | 4 |
| Freios | 4 | 4 |
| Direção | 5 | 4 |
| Suspensão | 4 | 3 |
| Estabilidade | 5 | 4 |
| Visibilidade | 3 | 3 |
| Segurança passiva | 5 | 3 |
| Custo-benefício | 3 | 3 |
| Média | 4,06 | 3,56 |
| Posição | 1º. | 2º. |
| As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia | ||
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
| Fiesta | HB20 |
| Envie sua opinião sobre o carro que possui | |
















