Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Ford Focus vs. Peugeot 308: médios bons para acelerar

11/08/2016
in Avaliação Completa, Comparativo, Ford, Peugeot

Frente remodelada e retoques na traseira marcaram a linha 2016 dos dois modelos, mas o Focus (em cima) está certamente mais atualizado no conjunto

 

Concepção e estilo

Os dois modelos são projetos europeus que ganharam produção na Argentina, mas estão em fases diferentes de seu ciclo de fabricação. O Focus surgiu na Europa em 1998 e chegou em 2011 a esta terceira geração, que dois anos mais tarde veio ser feita na América do Sul. A remodelação apresentada no Velho Continente em 2014 apareceu por aqui no ano passado.

Por sua vez, o 308 sucedeu ao 307 em 2007 na França, mas demorou cinco anos para ser naturalizado argentino — tempo suficiente para vir já reestilizado na frente, que abandonou o “nariz” protuberante do modelo inicial. Se os europeus já em 2013 ganharam uma nova geração, com direito a plataforma mais leve e moderna, por aqui a antiga recebeu uma sobrevida com a alteração frontal da linha 2016, exclusiva do sul-americano.

Essa diferença histórica fica aparente no estilo de cada um. A reforma aplicada ao Focus foi bem mais coerente com o desenho original, com destaque para a frente mais harmoniosa, embora alguns lamentem a excessiva semelhança com outros modelos da marca — o anterior tinha identidade própria, mesmo que discutível na tomada de ar em três partes. O 308, ainda que não esteja de todo ultrapassado no conjunto (mérito do desenho original), ficou um tanto controverso com a adaptação do novo padrão de grade dianteira da empresa.

 

Painel atual e bancos mais confortáveis no Focus, mas menos espaço; sistema de áudio com pequena tela e sem navegador do SE é muito limitado

 

O coeficiente aerodinâmico (Cx) declarado do atual Focus é 0,287, muito bom para a categoria. A Peugeot não informou o índice após a reestilização frontal, mas até então era ainda melhor, 0,28. Os vãos de carroceria mostram-se regulares e de tamanho adequado nos dois, parecendo ter desaparecido o problema de folgas irregulares do começo da produção do atual Ford, em 2013.

 

Conforto e conveniência

Se por fora o Focus se mostra mais atual, por dentro o contraste é ainda maior entre seu painel de formas arrojadas e o do 308, mais conservador. Ambos foram revistos apenas em algumas seções na linha 2016, como a tela central do Peugeot e o console do Ford. Nestas versões eles trazem revestimento em couro para bancos e volante, mas o THP agrada mais na qualidade de alguns plásticos, como os das portas.

 

Com novo sistema de entretenimento, o Peugeot ampliou sua vantagem nessa área: tela de 7 pol, disco interno de 16 GB, espelhamento de celular

 

Os dois carros são bons exemplos de posição de motorista bem definida quanto a banco (incluindo apoio lateral), volante e as posições relativas entre esses componentes e os pedais, além de repouso ideal para o pé esquerdo. A favor do Focus estão a espuma mais suave dos bancos (muito duros no 308) e o ajuste de apoio lombar, mas o assento poderia apoiar melhor as coxas. A reclinação do encosto é liberada por alavanca nos dois. Seus painéis trazem os instrumentos usuais, com boa leitura e iluminação em branco, e incluem computador de bordo, que no 308 opera com duas medições. Há nele certo excesso de decoração nos mostradores.

Com a adoção de novo sistema de entretenimento e navegação na linha 2016, o Peugeot ampliou sua vantagem nessa área: ampla tela de sete polegadas (ante 4,2 pol do Focus SE) sensível ao toque, disco interno de 16 GB, conexão Mirror Link para espelhamento de tela de celular e navegador. A inserção de endereços para navegar ficou bem mais fácil, pois no sistema antigo dependia de comando giratório, letra por letra.

 

Poucas mudanças internas no 308, que ganha em espaço, mas perde pelos bancos; apesar da tela baixa, novo sistema de áudio e navegação é melhor

 

Em contrapartida, a nova tela é bem mais baixa (antes ficava no topo do painel, melhor para visualização ao dirigir) e o uso de algumas funções não é nada intuitivo, como pausar e desligar o som. Em qualidade de áudio eles se equivalem (boa, mas não expressiva), assim como pela oferta de conexões (USB, sendo duas no Focus, mais auxiliar e Bluetooth) e pelos comandos no volante ou junto a ele. Só no Ford há o tradicional toca-CDs.

 

 

Ambos vêm bem equipados nestas versões, com itens como alarme volumétrico (proteção com ultrassom), alças de teto com retorno suave, alerta para uso de cinto, ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste, aviso específico de qual porta está mal fechada, comando de fechamento de vidros a distância, controlador e limitador de velocidade, controles elétricos de vidros com função um-toque para todos e temporizador, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, mostrador de temperatura externa, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisor interno fotocrômico e sensores de estacionamento na traseira com indicação gráfica.

O Focus agrada pelos vidros que podem ser abertos a distância (ideal para aliviar o calor interno antes de entrar), monitor de pressão dos pneus, comando por voz para sistema de áudio e telefone, programação My Key (para emprestar o carro a motorista jovem ou manobrista, limitando velocidade e volume de áudio, entre outras funções), duas tomadas de 12 volts no console (uma no porta-objetos fechado) e mais espaço para objetos do dia a dia.

Próxima parte
Page 2 of 6
Prev123...6Next
Tags: 308308 Griffe308 THPavaliaçãoAvaliação CompletacomparativoFocusFocus SEFordPeugeot

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

Porte, desempenho e imponência superiores fizeram um duradouro sucesso: conheça a história no vídeo

27/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp