Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Dia a Dia

Punto Black Motion, com ar de TJet, diverte ao volante

10/12/2013
in Dia a Dia, Fiat

Fiat Punto Black Motion

 

Derivada da versão Sporting, edição limitada associa visual
esportivo, interior escuro e mecânica adequada ao que propõe

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Das marcas de grande volume do mercado, nenhuma oferece tantas versões esportivas quanto a Fiat: do Uno Sporting — com um modesto motor de 1,4 litro, mas dotado de suspensão específica — ao Bravo TJet, são oito opções diferenciadas dos modelos convencionais em visual, suspensão e, na maior parte dos casos, motor. E a mais recente delas é a edição limitada Punto Black Motion, derivada da versão Sporting.

O nome já usado em uma série do Stilo não se refere, como as fotos mostram, à cor preta da carroceria, pois o Punto pode vir também em cinza, prata e branco. O black  faz alusão ao acabamento interno todo em cinza e preto, dos bancos ao painel, passando pelos cintos de segurança em cinza — nada dos cintos vermelhos do Sporting, que nem todos apreciam. A edição traz ainda os para-choques até então exclusivos do Punto TJet, mais largos, com amplas tomadas de ar e um difusor no caso do traseiro, além de suas molduras de para-lamas e saias laterais.

 

Fiat Punto Black Motion
Fiat Punto Black Motion
 
Para-choques e molduras cedidos pelo TJet deixam o Black Motion mais ousado por
fora, mas as rodas (as do Essence, de 16 pol, com nova pintura) não são ideais

 

O Black Motion tem preço sugerido a partir de R$ 50.550, ou 5% a mais que o Sporting, com o qual compartilha os equipamentos de série. Entre eles estão bolsas infláveis apenas frontais, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica entre os eixos (EBD), rodas de alumínio de 16 pol, faróis de neblina, ar-condicionado, rádio/CD com MP3 e entrada USB, volante de couro com comandos de áudio e regulagem em altura e distância, sensores de estacionamento traseiros, computador de bordo, direção assistida e controle elétrico de vidros, travas e retrovisores.

 

Em médias e altas rotações, o E-Torq deixa o Punto bastante ágil, com um ronco esportivo sem excessos que combina bem com sua proposta

 

O carro avaliado trazia opcionais como câmbio automatizado monoembreagem Dualogic com comandos no volante e controlador de velocidade, automatismo para ar-condicionado, faróis e limpador de para-brisa, retrovisor interno fotocrômico, teto solar com controle elétrico Skydome, interface Bluetooth com comando por voz (chamada de Blue&Me) para celular, alarme e pintura metálica, com os quais o preço chegava a R$ 61.089. Poderia ainda ter bolsas infláveis laterais e cortinas, rodas de 17 pol, revestimento parcial em couro e banco traseiro bipartido em total de R$ 67.554.

Apesar do tempo de mercado — seis anos no Brasil, nada menos que oito na Europa —, o desenho do Punto permanece atual e atraente, o que mostra o êxito do trabalho da ItalDesign de Giorgetto Giugiaro. As alterações lançadas na linha 2013 trouxeram algum refresco à aparência, embora não tenham lhe dado os faróis de duplo refletor que sempre mereceu. O pacote visual do Black Motion tem bom conjunto, mas talvez ficasse melhor com outro tipo de rodas — as raiadas cedidas pelo Punto Essence, que receberam fundo preto, são sóbrias demais para um carro com seu aspecto.

 

Fiat Punto Black Motion

 

Fiat Punto Black Motion
Fiat Punto Black Motion
Fiat Punto Black Motion
 
Preto e cinza tomam conta do interior, que usa dois tecidos nos bancos; apesar
do espaço modesto para quem vai atrás, bancos dianteiros acomodam bem

 

A decoração interna agrada em cheio aos que gostam de ambientes escuros. Os bancos são revestidos em dois padrões de tecido — um deles com grande capacidade de reter fiapos e poeira — e trazem o nome da versão bordado nos encostos dianteiros; a faixa central do painel simula o aspecto de fibra de carbono e as costuras do couro do volante e dos tecidos vem em prata. Para iluminar um pouco o interior, o teto solar compõem-se de duas seções: a dianteira ergue-se ou corre por cima da outra; a traseira é fixa. Deveria ser revisto seu forro, uma tela perfurada que isola o sol bem menos do que deveria em um país tropical.

O motorista encontra conforto no banco bem definido em densidade de espuma e apoios laterais (poderia ter mais suporte lombar), com um volante de ótima pega dotado de ajustes em altura e distância (que deixa à mostra uma capa flexível toda folgada na coluna de direção), pedais bem posicionados e amplo apoio para o pé esquerdo. O quadro de instrumentos é simples e funcional e traz um mostrador digital com computador de bordo de duas medições, configuração de funções e mostrador de temperatura externa, entre outros. O espaço no banco traseiro é pequeno, assim como o compartimento de bagagem, mas ambos aceitáveis para um hatch compacto.

O Punto está repleto de bons detalhes, como controle elétrico dos vidros com função um-toque para todos, temporizador, abertura e fechamento a distância (mas o teto solar permanece aberto); controlador de velocidade e alerta programável para excesso, um ótimo comutador de farol (alterna-se entre os fachos alto e baixo apenas puxando contra o volante, com um batente bem definido), apoio de braço central na frente e sistema de áudio com boa qualidade e graves bem presentes. E a Fiat instalou no painel o interruptor de travamento central das portas, que faltava.

 

Fiat Punto Black Motion
Fiat Punto Black Motion
Fiat Punto Black Motion

 

Fiat Punto Black Motion
Fiat Punto Black Motion
Fiat Punto Black Motion
 
Seletor DNA altera câmbio e acelerador entre três programas; nome da série
vem nos encostos dianteiros; ar-condicionado automático, interface Bluetooth
com comando por voz e teto solar com dois painéis estão entre os opcionais

 

Embora tenha funções convenientes como comandos por voz, leitura de mensagens de texto recebidas no telefone e até de novidades das redes sociais, o sistema Blue&Me deixa a desejar na tarefa básica de tocar músicas de um dispositivo USB, como pendrive: a leitura só acontece com a ignição ligada (embora se possa ouvir rádio ou CD sem isso) e não há como mudar de pasta pelos comandos do rádio, sendo preciso recorrer às instruções por voz. Nada disso é aceitável hoje, em que qualquer rádio barato de lojas de acessórios reproduz um pendrive tão bem quanto um CD.

 


Auto Livraria

 

Outros pontos que merecem revisão são o pouco espaço para objetos (até o porta-luvas é pequeno) e as faltas de luz traseira de neblina, repetidores laterais de luzes de direção, iluminação nos espelhos dos para-sóis e luz de cortesia ou de leitura na parte traseira da cabine. E gostávamos da roda de alumínio no estepe dos Puntos anteriores, embora o pneu de mesma medida dos outros já seja digno de elogio no cenário atual de obsessiva redução de custos.

 

Sob o capô, um Sporting

Apesar do jeito de TJet trazido pelos para-choques, em termos mecânicos o Punto Black Motion é um Sporting, dotado do motor E-Torq flexível de 1,75 litro (que a Fiat arredonda, mas não deveria, para 1,8) e quatro válvulas por cilindro. A potência de 132 cv e o torque de 18,9 m.kgf com álcool não são expoentes para a cilindrada, mas fazem bom papel diante do peso razoável do modelo, 1.229 kg. Passada alguma hesitação em baixos regimes, nos quais um mecanismo de variação (do tempo de abertura das válvulas ou do coletor de admissão, se não ambos) seria de grande ajuda, o E-Torq entra em sua melhor fase e deixa o Punto bastante ágil, com um ronco esportivo sem excessos — em parte de admissão, em parte de escapamento — que combina bem com sua proposta.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoDia a DiaDualogicE-Torqedição especialesportivoFiatPuntoPunto BlackmotionPunto Sporting

Related Posts

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp