Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

A3 Sedan vs. Civic Si: esportividade a escolher

08/03/2016
in Audi, Avaliação, Comparativo, Honda

Com pesos semelhantes, o torque bem mais alto e a rapidez das mudanças da caixa de dupla embreagem favorecem as acelerações do Audi (esquerda)

 

Desempenho e consumo

São dois carros rápidos, que emocionam pela velocidade, mas o A3 se sai melhor em todas as medições de aceleração e retomada. Era uma vitória esperada, pois ele soma mais potência, torque muito superior e uma transmissão muito rápida nas mudanças a um peso semelhante ao do Civic.

No “GP de 0 a 100 km/h” o Audi fica 1,2 segundo à frente, com 7,1 ante 8,3 s, uma superioridade que vai aumentado conforme cresce a velocidade. De 0 a 160 km/h, medição que fazemos apenas com carros potentes (nossa pista é curta), já são 4,4 s de dianteira. A Honda não divulga a velocidade máxima do Si, mas é pouco provável que alcance a de 250 km/h informada pela marca alemã. Ajudaria o Civic ter mais sobra de rotação entre o pico de potência (7.000 rpm) e o corte de giros ao redor de 7.200. O A3 pode ser levado até 6.600 rpm com a caixa em modo manual.

Embora as diferentes transmissões não permitam a comparação ideal de retomadas, vale registrar que o Audi em operação automática foi sempre mais rápido que o Honda com suas mudanças manuais. Efetuamos cada medição do Si em três diferentes marchas para avaliar a elasticidade do motor, que surpreendeu: em geral, ele não requer tanto tempo a mais em quinta que em quarta ou em terceira (influi, é claro, o escalonamento bem fechado dessa caixa; veja as velocidades por 1.000 rpm na ficha técnica, abaixo).

Por fim, o consumo do Civic mostrou-se mais baixo nos trajetos urbanos, e o do A3, no rodoviário, ambos com marcas interessantes para carros de seu porte e desempenho. A vantagem do Audi pode ser atribuída à caixa bem mais longa (900 rpm a menos em sexta a 120 km/h) e ao motor turbo. Na cidade as marchas curtas não afetam tanto o Si, pois o motorista pode trocá-las em rotação mais baixa.

 

Medições Best Cars

A3 Civic
Aceleração
0 a 100 km/h 7,1 s 8,3 s
0 a 120 km/h 8,9 s 11,2 s
0 a 160 km/h 15,7 s 20,1 s
0 a 400 m 15,2 s 16,8 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª. ou D) 5,4 s 5,9 s
60 a 100 km/h (4ª.) 8,0 s
60 a 100 km/h (5ª.) 9,3 s
60 a 120 km/h (3ª. ou D) 7,1 s 8,2 s
60 a 120 km/h (4ª.) 10,4 s
60 a 120 km/h (5ª.) 14,7 s
80 a 120 km/h (3ª. ou D) 4,9 s 5,8 s
80 a 120 km/h (4ª.) 7,6 s
80 a 120 km/h (5ª.) 8,9 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 11,9 km/l 12,8 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,5 km/l 7,5 km/l
Trajeto em rodovia 13,0 km/l 12,6 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 536 km 576 km
Trajeto exigente em cidade 293 km 338 km
Trajeto em rodovia 586 km 567 km
Testes efetuados com gasolina; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

 

Dados dos fabricantes

A3 Civic
Velocidade máxima 250 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,9 s ND
Consumo em cidade 10,8 km/l ND
Consumo em rodovia 12,8 km/l ND
Consumo de gasolina conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

Motores atuais, de ampla aplicação nas marcas, são usados aqui em versões de alta potência específica

 

Comentário técnico

• O motor do Civic é da série K24, iniciada em 2002 no utilitário esporte CR-V com 160 cv e aplicada ao Si pela primeira vez em 2012 nos Estados Unidos. Com alterações em comando de válvulas (dotado de duas árvores e variação de tempo de abertura e de levantamento), escapamento e taxa de compressão, ele obtém potência superior e alcança regimes mais altos nesta aplicação esportiva.

• No A3 está a unidade EA-888 do grupo Volkswagen, em uso desde 2008 e produzida em variadas configurações desde então, dos 180 cv do sedã A4 aos 300 cv do Golf R. Ao contrário da VW, a Audi emprega o sistema Valvelift para variar o levantamento das válvulas de admissão, recurso que aumenta sua eficiência (saiba mais). São usados dois sistemas de injeção, direto e indireto (multiponto sequencial), cada um operando em determinadas condições. A injeção direta atua na partida do motor e em condições de maior demanda de torque, como ao abrir todo o acelerador. A indireta é usada em cargas parciais, ou seja, quando se pisa menos no pedal.

• Recursos em comum entre os dois modelos são o uso de corrente para levar movimento do virabrequim aos comandos de válvulas e o emprego de árvores de balanceamento, que anulam vibrações. Mas o Honda adota bloco de alumínio, preferível ao ferro fundido do Audi em termos de peso e dissipação de calor. Apenas no A3 há parada/partida automática.

• A transmissão S-Tronic (como a Audi denomina sua versão da DSG da Volkswagen) do A3 de 2,0 litros usa embreagens em banho de óleo, como no Golf GTI e no Jetta TSI de mesma cilindrada, solução empregada pelo grupo nesses motores de maior torque. Além da robustez, outra vantagem em relação à de embreagens a seco, que equipava os A3 importados de 1,4 e 1,8 litro, é terem cessado os ruídos em piso irregular.

• Nessa versão mais potente a Audi preservou a suspensão traseira independente multibraço, que no A3 1,4 deu lugar a um mais simples eixo de torção (previsto no projeto da plataforma na Europa, onde equipa versões a diesel do modelo). Similar em conceito à do Civic, ela permite à Engenharia acertar com maior precisão o posicionamento das rodas em cada condição de uso para, a título de exemplo, conter a tendência de sair de traseira ao se cortar a aceleração em curvas.

 

Ficha técnica

  A3 Civic
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm 87 x 99 mm
Cilindrada 1.984 cm³ 2.354 cm³
Taxa de compressão 9,6:1 11:1
Alimentação injeções direta e multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar injeção multiponto sequencial
Potência máxima 220 cv de 4.500 a 6.200 rpm 206 cv a 7.000 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.400 rpm 23,9 m.kgf a 4.400 rpm
Potência específica 110,9 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada de dupla embreagem, 6 manual, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 2,92 / 9 km/h 3,27 / 8 km/h
2ª. 1,79 / 14 km/h 2,04 / 12 km/h
3ª. 1,14 / 22 km/h 1,43 / 18 km/h
4ª. 0,78 / 32 km/h 1,07 / 24 km/h
5ª. 0,80 / 43 km/h 0,83 / 30 km/h
6ª. 0,64 / 54 km/h 0,65 / 39 km/h
Relação(ões) de diferencial 4,77 e 3,44* 4,76
Regime a 120 km/h 2.200 rpm (6ª.) 3.100 rpm (6ª.)
Regime à vel. máx. informada 5.750 rpm (5ª.) ND
Tração dianteira
* 4,77 para 1ª. a 4ª. marchas; 3,55 para 5ª. e 6ª. marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (300 mm ø)
Traseiros a disco (ø ND) a disco (259 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,9 m 11,3 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões  17 pol 18 pol
Pneus 225/45 R 17 225/40 R 18
Dimensões
Comprimento 4,456 m 4,55 m
Largura 1,796 m 1,755 m
Altura 1,416 m 1,415 m
Entre-eixos 2,637 m 2,62 m
Bitola dianteira ND 1,50 m
Bitola traseira ND 1,52 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,30 ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 50 l
Compartimento de bagagem 425 l 331 l
Peso em ordem de marcha 1.320 kg 1.359 kg
Relação peso-potência 6,0 kg/cv 6,6 kg/cv
Garantia
Prazo 2 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2016 2015
Pneus Pirelli Cinturato P7 Continental Conti Sport Contact 5
Quilometragem inicial 6.500 km 6.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível
Próxima parte

 

Page 5 of 6
Prev1...456Next
Tags: A3A3 SedanAudiavaliaçãoCivicCivic SicomparativoesportivoHondaturbo

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração
Auto Livraria - Honda

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração

10/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados
Outras revistas nacionais

Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados

19/11/2024
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

Quatro Rodas com testes e histórias de várias versões de 1983 a 1985 - a partir de R$ 19

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp