Com pesos semelhantes, o torque bem mais alto e a rapidez das mudanças da caixa de dupla embreagem favorecem as acelerações do Audi (esquerda)
Desempenho e consumo
São dois carros rápidos, que emocionam pela velocidade, mas o A3 se sai melhor em todas as medições de aceleração e retomada. Era uma vitória esperada, pois ele soma mais potência, torque muito superior e uma transmissão muito rápida nas mudanças a um peso semelhante ao do Civic.
No “GP de 0 a 100 km/h” o Audi fica 1,2 segundo à frente, com 7,1 ante 8,3 s, uma superioridade que vai aumentado conforme cresce a velocidade. De 0 a 160 km/h, medição que fazemos apenas com carros potentes (nossa pista é curta), já são 4,4 s de dianteira. A Honda não divulga a velocidade máxima do Si, mas é pouco provável que alcance a de 250 km/h informada pela marca alemã. Ajudaria o Civic ter mais sobra de rotação entre o pico de potência (7.000 rpm) e o corte de giros ao redor de 7.200. O A3 pode ser levado até 6.600 rpm com a caixa em modo manual.
Embora as diferentes transmissões não permitam a comparação ideal de retomadas, vale registrar que o Audi em operação automática foi sempre mais rápido que o Honda com suas mudanças manuais. Efetuamos cada medição do Si em três diferentes marchas para avaliar a elasticidade do motor, que surpreendeu: em geral, ele não requer tanto tempo a mais em quinta que em quarta ou em terceira (influi, é claro, o escalonamento bem fechado dessa caixa; veja as velocidades por 1.000 rpm na ficha técnica, abaixo).
Por fim, o consumo do Civic mostrou-se mais baixo nos trajetos urbanos, e o do A3, no rodoviário, ambos com marcas interessantes para carros de seu porte e desempenho. A vantagem do Audi pode ser atribuída à caixa bem mais longa (900 rpm a menos em sexta a 120 km/h) e ao motor turbo. Na cidade as marchas curtas não afetam tanto o Si, pois o motorista pode trocá-las em rotação mais baixa.
Medições Best Cars
A3 | Civic | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 7,1 s | 8,3 s |
0 a 120 km/h | 8,9 s | 11,2 s |
0 a 160 km/h | 15,7 s | 20,1 s |
0 a 400 m | 15,2 s | 16,8 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h (3ª. ou D) | 5,4 s | 5,9 s |
60 a 100 km/h (4ª.) | 8,0 s | |
60 a 100 km/h (5ª.) | 9,3 s | |
60 a 120 km/h (3ª. ou D) | 7,1 s | 8,2 s |
60 a 120 km/h (4ª.) | 10,4 s | |
60 a 120 km/h (5ª.) | 14,7 s | |
80 a 120 km/h (3ª. ou D) | 4,9 s | 5,8 s |
80 a 120 km/h (4ª.) | 7,6 s | |
80 a 120 km/h (5ª.) | 8,9 s | |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 11,9 km/l | 12,8 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,5 km/l | 7,5 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,0 km/l | 12,6 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 536 km | 576 km |
Trajeto exigente em cidade | 293 km | 338 km |
Trajeto em rodovia | 586 km | 567 km |
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Dados dos fabricantes
A3 | Civic | |
Velocidade máxima | 250 km/h | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,9 s | ND |
Consumo em cidade | 10,8 km/l | ND |
Consumo em rodovia | 12,8 km/l | ND |
Consumo de gasolina conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |
Motores atuais, de ampla aplicação nas marcas, são usados aqui em versões de alta potência específica
Comentário técnico
• O motor do Civic é da série K24, iniciada em 2002 no utilitário esporte CR-V com 160 cv e aplicada ao Si pela primeira vez em 2012 nos Estados Unidos. Com alterações em comando de válvulas (dotado de duas árvores e variação de tempo de abertura e de levantamento), escapamento e taxa de compressão, ele obtém potência superior e alcança regimes mais altos nesta aplicação esportiva.
• No A3 está a unidade EA-888 do grupo Volkswagen, em uso desde 2008 e produzida em variadas configurações desde então, dos 180 cv do sedã A4 aos 300 cv do Golf R. Ao contrário da VW, a Audi emprega o sistema Valvelift para variar o levantamento das válvulas de admissão, recurso que aumenta sua eficiência (saiba mais). São usados dois sistemas de injeção, direto e indireto (multiponto sequencial), cada um operando em determinadas condições. A injeção direta atua na partida do motor e em condições de maior demanda de torque, como ao abrir todo o acelerador. A indireta é usada em cargas parciais, ou seja, quando se pisa menos no pedal.
• Recursos em comum entre os dois modelos são o uso de corrente para levar movimento do virabrequim aos comandos de válvulas e o emprego de árvores de balanceamento, que anulam vibrações. Mas o Honda adota bloco de alumínio, preferível ao ferro fundido do Audi em termos de peso e dissipação de calor. Apenas no A3 há parada/partida automática.
• A transmissão S-Tronic (como a Audi denomina sua versão da DSG da Volkswagen) do A3 de 2,0 litros usa embreagens em banho de óleo, como no Golf GTI e no Jetta TSI de mesma cilindrada, solução empregada pelo grupo nesses motores de maior torque. Além da robustez, outra vantagem em relação à de embreagens a seco, que equipava os A3 importados de 1,4 e 1,8 litro, é terem cessado os ruídos em piso irregular.
• Nessa versão mais potente a Audi preservou a suspensão traseira independente multibraço, que no A3 1,4 deu lugar a um mais simples eixo de torção (previsto no projeto da plataforma na Europa, onde equipa versões a diesel do modelo). Similar em conceito à do Civic, ela permite à Engenharia acertar com maior precisão o posicionamento das rodas em cada condição de uso para, a título de exemplo, conter a tendência de sair de traseira ao se cortar a aceleração em curvas.
Ficha técnica
A3 | Civic | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | |
Diâmetro e curso | 82,5 x 92,8 mm | 87 x 99 mm |
Cilindrada | 1.984 cm³ | 2.354 cm³ |
Taxa de compressão | 9,6:1 | 11:1 |
Alimentação | injeções direta e multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima | 220 cv de 4.500 a 6.200 rpm | 206 cv a 7.000 rpm |
Torque máximo | 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.400 rpm | 23,9 m.kgf a 4.400 rpm |
Potência específica | 110,9 cv/l | |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automatizada de dupla embreagem, 6 | manual, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 2,92 / 9 km/h | 3,27 / 8 km/h |
2ª. | 1,79 / 14 km/h | 2,04 / 12 km/h |
3ª. | 1,14 / 22 km/h | 1,43 / 18 km/h |
4ª. | 0,78 / 32 km/h | 1,07 / 24 km/h |
5ª. | 0,80 / 43 km/h | 0,83 / 30 km/h |
6ª. | 0,64 / 54 km/h | 0,65 / 39 km/h |
Relação(ões) de diferencial | 4,77 e 3,44* | 4,76 |
Regime a 120 km/h | 2.200 rpm (6ª.) | 3.100 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máx. informada | 5.750 rpm (5ª.) | ND |
Tração | dianteira | |
* 4,77 para 1ª. a 4ª. marchas; 3,55 para 5ª. e 6ª. marchas | ||
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (300 mm ø) |
Traseiros | a disco (ø ND) | a disco (259 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Diâmetro de giro | 10,9 m | 11,3 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 17 pol | 18 pol |
Pneus | 225/45 R 17 | 225/40 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,456 m | 4,55 m |
Largura | 1,796 m | 1,755 m |
Altura | 1,416 m | 1,415 m |
Entre-eixos | 2,637 m | 2,62 m |
Bitola dianteira | ND | 1,50 m |
Bitola traseira | ND | 1,52 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,30 | ND |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 50 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 425 l | 331 l |
Peso em ordem de marcha | 1.320 kg | 1.359 kg |
Relação peso-potência | 6,0 kg/cv | 6,6 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 2 anos sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado | ||
Ano-modelo | 2016 | 2015 |
Pneus | Pirelli Cinturato P7 | Continental Conti Sport Contact 5 |
Quilometragem inicial | 6.500 km | 6.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |
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