Cada um a seu modo, Chevrolet, Honda e Toyota buscam rejuvenescer a imagem dos sedãs
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Houve um tempo em que sedãs eram carros de senhoras e senhores — quem não se lembra da campanha “Não tem cara de tiozão” da Nissan, em 2007, que buscava um público mais jovem para o Sentra? Mudam os carros, mudam os tempos, e hoje os três-volumes de porte médio são uma alternativa quase que jovial, própria para quem não quer aderir aos utilitários esporte em um mercado onde hatches do mesmo segmento estão em extinção.
Confrontamos quatro deles há pouco mais de um ano: Chevrolet Cruze LTZ, Honda Civic Touring, Toyota Corolla XRS e Volkswagen Jetta R-Line encararam-se em agosto de 2019, com o Honda saindo vencedor. De lá para cá houve alterações pontuais em Cruze e Civic e, mais importante, uma nova geração veio renovar o apelo do Corolla — apenas o Jetta segue inalterado, razão pela qual não foi convidado dessa vez. Como fica o embate entre os três modelos mais vendidos da categoria?
Desenho mais sóbrio e elegante no Chevrolet e no Toyota ou mais arrojado, e por isso controverso, no Honda: faça sua opção
Em busca do equilíbrio de preços, trouxemos para o Desafio o Cruze de topo (Premier) e versões intermediárias, mais representativas em vendas, de Civic (EXL) e Corolla (XEi). São competidores diretos nos quatro “Ps” com mesma proposta de uso, porte similar, variação aceitável de potência (de 150 a 169 cv com gasolina) e preços próximos.
O Civic tem o menor valor (R$ 118,7 mil) e não oferece opcionais, assim como o Corolla (R$ 121,7 mil). Embora tenhamos recebido o Cruze com o pacote de opcionais Premier II, que custa mais de R$ 10 mil, consideramos para todos os efeitos o Premier I de R$ 118,9 mil.
Estilo
A defasagem em desenho do antigo Corolla foi bem compensada na nova geração, que mostra uma aparência atual e se afasta da imagem conservadora. Nesse aspecto ele se equilibra ao Cruze, enquanto o Civic segue com o estilo mais ousado, cheio de arestas e recortes — e por isso mais controverso, sendo amado por alguns e rejeitado por outros.
Bom acabamento e conforto para dirigir nos três; painel mais elaborado no Civic e com maior número de informações no Cruze
Acabamento e conveniência
Os interiores foram bem desenhados e usam materiais com aspecto e montagem adequados à categoria. Mesmo que sejam raros os plásticos macios ao toque (caso do painel do Corolla), não faltam seções macias em pontos de contato como os apoios de braço das portas. Pode ser pessoal, mas gostamos muito do interior em tom marrom do Cruze Premier, que foge à mesmice do cinza dos rivais.
O Cruze traz itens exclusivos como partida remota do motor, limitador de velocidade, assistências On Star e roteador de internet a bordo
As centrais de áudio têm boa qualidade sonora, amplas telas (de sete polegadas no Civic e oito nos demais) e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Cruze e Corolla trazem mais botões físicos, que facilitam o uso. O Civic traz ainda conexão HDMI, pois a central pode executar vídeos, mantendo apenas o som com o carro em movimento. Estranha-se no Corolla a caixa atrás da tela, que lembra antigos televisores: a fábrica se justifica por haver versões de exportação que seguem sem sistema de áudio.
O Cruze mostra várias vantagens em conveniências, como alerta programável para excesso de velocidade, assistências On Star (monitoramento de trajeto, navegação, chamada de emergência em caso de acidente, auxílio para localização em caso de furto, serviços de reservas e outros) e capô que dispensa uso de trava sob a peça (basta acionar o comando sob o painel duas vezes).
Cruze: central com roteador de internet e assistência On Star, limpadores opostos, mostradores de vida do óleo e pressão dos pneus
Ele tem ainda comando a distância de partida do motor (útil para refrigerar a cabine mantendo o carro travado), limitador de velocidade, limpador de para-brisa com braços em sentidos inversos (melhor varredura da parte superior à direita), luzes de leitura traseiras (nos outros, só luz geral no centro da cabine), sensores de estacionamento à frente e atrás (como no Civic; o Corolla não tem nenhum) e roteador de internet a bordo, baseado em conexão da Claro a ser paga à parte.
O Civic tem a seu favor ar-condicionado com duas zonas de ajuste e difusores para os passageiros de trás, comando elétrico do freio de estacionamento e retenção automática em paradas. Nenhum item favorece o Corolla em isolado. Todos têm ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade, chave presencial para acesso e partida, espelho interno fotocrômico, faróis automáticos e para-sóis com espelhos iluminados.
Próxima partePreços
Cruze | Civic | Corolla | |
Sem opcionais | R$ 118.890 | R$ 118.700 | R$ 121.690 |
Como avaliado | R$ 118.890 | R$ 118.700 | R$ 121.690 |
Completo | R$ 131.390 | R$ 120.700 | R$ 123.940 |
Preços sugeridos em 21/10/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Cruze Premier – Assistências On Star, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem de altura, faróis e luz traseira de neblina, limpador de para-brisa automático, rodas de alumínio de 17 pol, retrovisor interno fotocrômico, roteador de internet, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e distância.
• Opcionais – Pacote Premier II ou R7F (assistentes de comutação dos faróis, de estacionamento e de faixa da via, banco do motorista com regulagem elétrica, carregador de celular por indução, monitor de distância ao tráfego à frente, monitor de veículos em pontos cegos).
• Civic EXL – Ar-condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, limpador de para-brisa automático, rodas de alumínio de 17 pol, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e distância.
• Corolla XEI – Ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem de altura, faróis e luz traseira de neblina, rodas de alumínio de 17 pol, retrovisor interno fotocrômico, volante ajustável em altura e distância.
• Garantia – Três anos (Cruze e Civic) ou cinco anos (Corolla) sem limite de quilometragem.