Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Honda, Toyota

Civic: central com navegador e tomada HDMI, freio de estacionamento elétrico, difusor de ar para a traseira

Corolla: ajuste elétrico de faróis (como no Cruze) e chave presencial para acesso e partida, comum aos três

O que pode melhorar? No Chevrolet é muito limitado o espaço para pequenos objetos, os comandos de áudio atrás do volante exigem hábito para o uso, os detalhes internos cromados são fonte de reflexos do Sol no motorista (sobretudo a moldura da alavanca de transmissão) e faltam ajuste da ancoragem superior dos cintos dianteiros (o do passageiro pode ficar fora da posição ideal, por não haver regulagem de altura do banco), alça de teto para o motorista (útil para uma pessoa mais pesada entrar e sair, por exemplo) e faixa degradê no para-brisa.

No Honda as tomadas USB, HDMI e de 12 volts abaixo do console são difíceis de ver — práticas apenas quando o cabo já está conectado. No Toyota faltam comando a distância para abrir e fechar vidros, limpador de para-brisa automático e rebatimento elétrico dos retrovisores.

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Revestimento marrom sai do lugar-comum no Cruze; motorista e passageiros acomodam-se bem nos três com certa restrição em altura

Posto do motorista

Com a posição mais baixa típica de sedãs — em contraste à dos SUVs —, os três modelos oferecem bom conforto: banco bem definido, apoios corretos para coxas, lombar e laterais, volante correto com ajustes em altura e distância (com ressalva ao do Corolla, que deixa o braço esquerdo mais esticado que o direito, sem incomodar). Não considere no Cruze a regulagem elétrica do banco, parte do pacote opcional. Nele o apoio lombar poderia ser mais pronunciado.


Auto Livraria

O Civic tem o quadro de instrumentos mais elaborado, todo digital, sendo o do Corolla simples demais para a categoria do carro. Os três incluem repetidor digital de velocímetro e computador de bordo, do qual falta a segunda medição no Toyota. Apenas o Cruze tem indicadores de pressão de cada pneu (o Civic monitora de forma indireta) e da vida útil restante do óleo do motor.

A adoção de faróis de leds no Civic EXL 2021 (ausentes no modelo 2020 das fotos), incluindo os de neblina, deixa-o em vantagem quanto à iluminação, pois os rivais usam lâmpadas halógenas com refletores elipsoidais que servem aos dois fachos. Todos têm luzes diurnas de leds, faróis de neblina (sem a luz traseira correspondente no Civic) e repetidores laterais das luzes de direção. As colunas dianteiras do Cruze causam maior prejuízo à visibilidade que as dos rivais.

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Capacidade de bagagem é bem melhor no Honda: 519 litros ante 470 do Toyota e 440 do Chevrolet, apesar do estepe temporário deste

Espaço interno

A proximidade de dimensões externas entre os três — menos de 3 cm de variação em largura, o mesmo entre-eixos — fazia esperar o que se percebe dentro deles: espaço muito semelhante. São amplos na frente, ótimos em vão para pernas no banco traseiro, razoáveis em largura (não o ideal para três adultos atrás) e um pouco limitados em altura útil: tanto ao entrar quanto já acomodados, os passageiros não terão o espaço desejado acima da cabeça, imposição das carrocerias com perfil mais esportivo. Além disso, a forma do banco traseiro torna desconfortável rodar com três pessoas e o ocupante central sofre com o encosto.

Não há grandes diferenças em espaço interno, mas a capacidade de bagagem do Civic, 519 litros, supera a do Corolla (470) e sobretudo a do Cruze (440)

Porta-malas

Aqui a vantagem do Civic fica à mostra: capacidade de 519 litros contra 470 do Corolla e apenas 440 do Cruze. Todos têm encosto bipartido 60:40 no banco traseiro e usam na tampa os braços tradicionais, que tomam espaço da carga e podem amassá-la no fechamento se não for preciso local para seu movimento. Chevrolet e Honda usam estepe temporário, bem fino. O do Toyota é um pneu comum, mas diferente dos outros, o que o limita a uso emergencial da mesma forma.

Motor e desempenho

O Cruze é o único dos três com motor turboalimentado, que confere torque mais alto em menores rotações, mas não lhe dá vantagem em potência — nesse item, o superior por larga margem é o Corolla. Só que há outras diferenças entre eles, como peso (maior no Toyota) e tipo de transmissão, que acabam por afetar seus desempenhos.

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Turbo garante maior torque ao Cruze; embora seja o mais potente, Corolla não vence em aceleração por ser bem mais pesado

Na pista de testes, Cruze e Corolla andaram praticamente juntos, ora um à frente, ora outro, deixando o Civic claramente para trás. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, deu-se em 9,4 segundos no Chevrolet, 9,5 s no Toyota (beneficiado por ser o único testado com álcool) e 10,4 s no Honda, que ficou em último também nas retomadas. Com gasolina como os outros, o XEi provavelmente perderia do Premier por pouco em cada prova.

Os três motores fornecem boas respostas desde baixa rotação: o turbo do Cruze “enche” rápido e o torna mais ágil que os rivais em regimes médios, na faixa de 2.000 a 3.500 rpm. Todos são silenciosos, mas o Civic mostra operação mais suave em alta rotação. O Cruze 2020 enfim recebeu botão para desativar a parada/partida automática do motor (que só ele usa) quando indesejada.

Próxima parte

Desempenho e consumo

  Cruze Civic Corolla
Aceleração
0 a 100 km/h 9,4 s 10,4 s 9,5 s
0 a 120 km/h 13,1 s 14,2 s 12,9 s
0 a 400 m 16,8 s 17,5 s 16,8 s
Retomada
60 a 100 km/h 5,0 s 6,0 s 5,3 s
60 a 120 km/h 8,8 s 10,2 s 8,9 s
80 a 120 km/h 7,2 s 7,5 s 6,5 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 13,8 km/l 15,6 km/l 14,5 km/l*
Trajeto exigente em cidade 7,0 km/l 8,4 km/l 7,5 km/l*
Trajeto em rodovia 15,6 km/l 15,0 km/l 14,7 km/l*
Testes de desempenho com gasolina (Cruze e Civic) e álcool (Corolla); retomadas com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; *valores estimados a partir dos obtidos com álcool, seguindo a proporção dos resultados de fábrica; conheça nossos métodos de medição
Próxima parte
Page 2 of 3
Prev123Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletCivicCivic EXLcomparativoCorollaCorolla XEiCruzeCruze PremierDesafioHondaToyota

Related Posts

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração

22/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp