Combinação de motor 1,8 a dois elétricos deixa o Toyota muito econômico em cidade, mas em desempenho e prazer ao dirigir a vantagem do Honda é evidente
Motor e desempenho
Nesse item há um grande contraste entre eles. O motor de 1,5 litro do Civic usa turbo e injeção direta para obter grande vantagem em potência: 173 cv contra estimados 130 — a Toyota omite esse valor, que não é a simples soma dos índices dos motores. No Corolla, a unidade aspirada de 1,8 litro opera em ciclo Atkinson para maior eficiência e está combinada a dois motores elétricos, em sistema que decide por si só quais motores acionar em cada condição.
Em desempenho ou prazer de dirigir, não resta dúvida: leve o Civic. Primeiro porque ele acelera e retoma velocidade muito mais rápido, como de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos contra 11,2 s e de 80 a 120 km/h em 5,7 s ante 8,8 s. Segundo porque seu motor tem operação muito suave e respostas prontas, com mínimo retardo de ação do turbo, sendo um dos melhores entre os sedãs médios. O do Corolla mostra-se um tanto áspero e seu desempenho só convence em baixa velocidade. A seu favor está o período em que apenas os motores elétricos movem o carro, com boas respostas e baixíssimo nível de ruído.
Transmissões CVT nos dois, com simulação de marchas e comandos no volante apenas no Civic; ele oferece também 50 litros a mais de espaço para bagagem
Ambos usam transmissões de variação contínua (CVT), mas a do Honda simula sete marchas sempre que se acelera a fundo — mais agradável aos ouvidos, embora menos eficiente —, além de oferecer programa esportivo e comandos no volante para seleção manual. A do Toyota opera apenas como típica CVT, mantendo a rotação enquanto a velocidade sobe. Para obter maior retenção em descidas (freio-motor), oferece a posição B em que aumenta a regeneração de energia.
Consumo
Chegamos à grande questão: qual roda mais com um litro de gasolina em cada condição? Nos trajetos urbanos a vantagem do Corolla é inegável, pois nessa condição o motor a combustão passa boa parte do tempo desligado e existe maior regeneração de energia: 22,2 km/l no trajeto leve é a melhor marca de nossa história de testes. O Civic, porém, chamou atenção com os 15,7 km/l, compatíveis com carros pequenos da faixa de 1,4 litro. Em rodovia, os motores elétricos do Toyota não ajudam tanto e sua marca (13,3 km/l) acabou atrás da do Honda por leve margem (13,5 km/l).
Faróis de leds equipam essas versões; o Corolla melhorou em estabilidade, agora similar à do Civic, mas este agrada mais em absorção de impactos e asperezas
Comportamento dinâmico
Por tradição o Civic sempre teve maior ênfase na estabilidade, e o Corolla, no conforto. Nas atuais gerações, porém, o quadro está diferente. Primeiro porque o Honda evoluiu muito em absorção de irregularidades e asperezas, hoje melhor que no rival. O Toyota agora filtra melhor as oscilações do piso (que o antigo transmitia em excesso), mas os pneus são um tanto ásperos em asfalto imperfeito e os amortecedores traseiros poderiam ser mais suaves em lombadas.
No consumo urbano a vantagem do Corolla é inegável, pois o motor a combustão passa boa parte do tempo desligado, mas em rodovia ele acabou atrás do Civic
Segundo, porque o novo Corolla ganhou uma atitude esportiva: ao lado do Civic, talvez seja o sedã atual mais fácil de provocar a traseira para fechar o raio da curva, antes que o controle eletrônico de estabilidade intervenha, algo inesperado por seu perfil mais tradicional. Nos dois, o melhor a fazer ao entrar muito rápido em curva é manter alguma aceleração, pois cortá-la faz a traseira sair decidida. Os dois usam suspensão traseira multibraço e estão em alto nível de estabilidade, embora a aderência dos pneus pudesse ser maior no Toyota.
Ambos oferecem calibração ideal da assistência de direção e freios potentes e bem moduláveis. O sistema duplo do Hybrid (apenas a regeneração atua em uso leve; as pastilhas, só em aplicação mais intensa) em nada afeta a suavidade de frenagem, resultado da grande experiência da marca em modelos híbridos.
A opção pelo híbrido justifica-se no uso urbano, mas em rodovia o Civic consome o mesmo, oferece desempenho bem melhor e não tem a aspereza do motor do Corolla
Segurança passiva
Ambos estão bem servidos em proteção aos ocupantes, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. O Corolla traz ainda bolsa para os joelhos do motorista.
Custo-benefício
O Corolla Hybrid básico custa R$ 7,7 mil a menos que o Civic Touring, mas a adição do pacote opcional no carro avaliado equilibrava bastante as coisas, reduzindo sua vantagem a R$ 1,7 mil. Ele oferece de série mais assistências que são úteis à segurança, enquanto o Honda vence em itens de conveniência, mesmo diante do rival com opcionais. O que realmente os diferencia é a mecânica.
Quem busca o máximo de eficiência — tema do comparativo, lembre-se — terá no Hybrid um carro muito econômico em cidade, onde justifica a sofisticação técnica do sistema que ele introduz na produção nacional. Contudo, abrirá mão de grande parte do desempenho e do prazer de dirigir que o Touring oferece. E, se o uso predominante for em rodovia, o motorista do Civic ainda pode obter consumo equivalente, acelerar o delicioso motor turbo e deixar para trás o condutor do Corolla com a pergunta: “Híbrido para quê?”.
Mais Avaliações
Nossas notas
Civic | Corolla | |
Estilo | 4 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 |
Porta-malas | 5 | 4 |
Motor e desempenho | 5 | 3 |
Consumo | 4 | 5 |
Comportamento dinâmico | 5 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 5 |
Custo-benefício | 4 | 4 |
Média | 4,4 | 4,1 |
Posição | 1º. | 2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
Civic | Corolla | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 7,6 s | 11,2 s |
0 a 120 km/h | 10,6 s | 16,1 s |
0 a 400 m | 15,5 s | 17,8 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h | 4,6 s | 7,1 s |
60 a 120 km/h | 7,5 s | 12,7 s |
80 a 120 km/h | 5,7 s | 8,8 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,7 km/l | 22,2 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,0 km/l | 12,9 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,5 km/l | 13,3 km/l |
Testes com gasolina; retomadas com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Civic | Corolla | ||
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 73 x 89,5 mm | 80,5 x 88,3 mm | |
Cilindrada | 1.498 cm³ | 1.798 cm³ | |
Taxa de compressão | 10,6:1 | 13:1 | |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima | 173 cv a 5.500 rpm | 98/101 cv a 5.200 rpm* | |
Torque máximo | 22,4 m.kgf de 1.700 a 5.500 rpm | 14,5 m.kgf a 3.600 rpm | |
Potência dos motores elétricos | – | 72 cv | |
Torque dos motores elétricos | – | 16,6 m.kgf | |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 7 marchas | automática de variação contínua | |
Tração | dianteira | dianteira | |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | a disco | |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | elétrica | |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | ||
Rodas | |||
Dimensões | 7 x 17 pol | 17 pol | |
Pneus | 215/50 R 17 | 225/45 R 17 | |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,637 m | 4,63 m | |
Largura | 1,798 m | 1,78 m | |
Altura | 1,433 m | 1,455 m | |
Entre-eixos | 2,70 m | 2,70 m | |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 56 l | 43 l | |
Compartimento de bagagem | 519 l | 470 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.326 kg | 1.440 kg | |
Desempenho e consumo | |||
Velocidade máxima | ND | ND | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | ND | |
Consumo em cidade | 12,0 km/l | 16,3/10,9 km/l* | |
Consumo em rodovia | 14,6 km/l | 14,5/9,9 km/l* | |
Dados dos fabricantes; *gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |