Strada complementa painel com mostradores centrais; ELD On indica o diferencial bloqueado
Oroch é simples nos mostradores, mas tem boa central de áudio com navegador e nota de economia
Fiat e VW têm função um-toque para todos os controles elétricos de vidros (só no do motorista na Renault), temporizador desses comandos, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, alarme volumétrico (proteção interna por ultrassom), alerta programável para excesso de velocidade (mas o limitador da Oroch é preferível) e retrovisor interno fotocrômico. VW e Renault oferecem controlador de velocidade. As três vêm com sensores de estacionamento na traseira, aos quais a Fiat acrescenta a opção de câmera traseira no pacote Extreme (ausente da avaliada).
Oroch e Strada empatam em capacidade volumétrica da caçamba, acima da Saveiro, e também carregam mais carga em peso
O que merece melhoria: na Strada, a conhecida posição baixa demais dos difusores de ar centrais do painel, que em muito prejudica a refrigeração da cabine. Na Oroch falta a função uma-varrida do limpador de para-brisa, o ajuste elétrico dos retrovisores fica abaixo da alavanca de freio de estacionamento e o ar-condicionado, fraco até a velocidade 2, se torna ruidoso da 3 em diante. Na Saveiro não há indicador de temperatura externa e as portas têm tampas nos locais do pino de trava e da manivela dos vidros, como que lembrando todo o tempo que existe uma versão sem tais controles elétricos.
Na Strada e na Oroch os estribos decorativos, que podem até proteger as laterais do impacto de pedras, ficam imundos ao rodar fora de estrada e sujam a barra da calça quando os ocupantes saem — por sua altura, é difícil a pessoas de estatura mediana pisar mais longe do carro. Fiat e VW deixam os passageiros de trás sem iluminação de cortesia e, nas três, o espaço para pequenos objetos é um tanto escasso.
Na Saveiro, para-sóis com iluminação e (como na Strada) faróis automáticos
Nas três, caçamba coberta por lona e elementos para proteção e amarração da carga
Como já se esperava, espaço interno é item de vantagem incontestável para a Oroch. Embora menos que no Duster original, pois o banco traseiro vem mais avançado, a picape oferece acomodação adequada para quatro adultos e uma criança (cinco adultos só em pequenos trajetos, pois falta largura ideal na traseira), com amplo espaço para cabeças, e mesmo o ocupante central encontra um lugar digno. Tanto na Saveiro, homologada para cinco pessoas, quanto na Strada (para quatro) o vão para pernas atrás é ínfimo a ponto de inviabilizar o uso por adultos, embora em altura útil a VW seja superior.
Outra vantagem indiscutível da Renault é o acesso ao banco traseiro por meio das mesmas portas do Duster. A solução de terceira porta do lado direito da Fiat foi bem executada, mas há risco de o passageiro bater a cabeça num ressalto da fixação superior ao desembarcar. Além disso, a porta se abre apenas quando a dianteira está aberta, o ocupante da frente precisa sair e o ajuste de seu encosto se perde ao ser rebatido. Na VW, como se espera, o desconforto de quem entra atrás pelas duas portas, passando pelo encosto rebatido dos bancos dianteiros, é típico de um tempo que ficou para trás à maioria dos brasileiros.
Oroch e Strada empatam em capacidade volumétrica até as bordas da caçamba, com 683 e 680 litros, na ordem, ante 580 da Saveiro, e também carregam mais carga em peso, 650 kg contra 607 da oponente (incluindo ocupantes). Todas vêm com protetor plástico e cobertura marítima de lona (esta é parte de um pacote de quase R$ 3 mil na Oroch), que nos pareceu menos prática de remontar na VW. O estepe desta e da Renault vem sob a caçamba, enquanto o da Fiat fica nela, junto à parede da cabine; apenas a última usa nele uma roda de alumínio, mas os três seguem a medida dos pneus de serviço, permitindo uso pleno. Boa solução da Saveiro é a tampa que abre um pouco e para logo no início do curso, em vez de despencar ao ser aberta.
Strada e Oroch carregam mais peso e comportam 100 litros a mais que a Saveiro; apenas na Fiat o estepe vem na caçamba, em vez de sob a carroceria
Equipamentos de série e opcionais
Strada | Duster Oroch | Saveiro | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/ND | S/ND | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/ND/1 | S/ND/1 | S/ND/1 |
Bancos/volante revestidos em couro | O/S | O/S | O/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/ND/ND | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND/O | ND | ND |
Câmera traseira para manobras | O | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | ND |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | ND | S/S | O/ND |
Controle de tração/estabilidade | ND | ND | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/NA | S/S | S/NA |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/O | ND | O/O |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | ND | ND | S |
Navegador por GPS | O | S | ND |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | ND/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | ND | O |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | O/O | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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