Mais de 45 m.kgf por menos de R$ 200 mil? Com essas picapes é possível, mas requer concessões
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Quando a crise do petróleo levou os Estados Unidos a impor limites de consumo para os automóveis, na década de 1970, as picapes foram a solução encontrada pelos fabricantes para oferecer ao público grandes motores de elevado torque, até então apreciados em sedãs. De certa forma, no Brasil de hoje, uma picape também é a forma mais acessível de desfrutar um motor de grande torque — algo entre 45 e 50 m.kgf —, só que movido a diesel.
Acessível, com preços já rondando os R$ 250 mil? Bem, essas são as picapes de luxo, repletas de conveniências que nem sempre são necessárias. Algumas marcas dispõem de versões mais simples e menos custosas com o mesmo motor usado nas opções de topo. É o caso da Ford Ranger Storm e da Nissan Frontier Attack, que o Best Cars colocou em um Desafio.
Desenhos atuais e bem de acordo com seu público; a Ranger foi lançada há mais tempo, mas já passou por uma remodelação
A Ranger produz potência de 200 cv e torque de 47,9 m.kgf, e a Frontier, 190 cv e 45,9 m.kgf — valores suficientes para sentir o empurrão nas costas ao acelerar forte. Ambas são competidoras também nos outros três de nossos quatro “Ps”: proposta de uso, porte e preço. O modelo da Ford custa R$ 185.790, e o da Nissan, R$ 194.490.
Estilo
As duas picapes mostram um desenho bem resolvido, com ar de acordo com o gosto do público-alvo. Pouco mais antiga (foi lançada em 2012 no exterior ante 2014 da Frontier), a Ranger já passou por uma remodelação, enquanto a atualização da rival não deve demorar a trazer ao Brasil. Essas versões recebem adereços como faixas decorativas, vistosas estruturas de caçamba (“santantônios”) e rodas em preto, que chamam atenção e as afastam da simplicidade das versões de trabalho. A Ford adota ainda molduras para alargar os para-lamas e grade dianteira exclusiva.
Adesivos, faixas e “santantônios” chamativos compõem a decoração dessas versões, diferenciando-as das mais simples da linha
Acabamento e conveniência
Essas picapes deixam de fora o revestimento de bancos em couro, que dá lugar a um tecido de bom aspecto na Frontier e a um bastante simples, típico de carros populares, na Ranger. Os materiais plásticos são rígidos, mas com boa aparência e montagem nas duas.
As versões recebem faixas, vistosas estruturas de caçamba (“santantônios”) e rodas em preto, que chamam atenção e as afastam da simplicidade das picapes de trabalho
Como se espera, o menor preço das versões testadas implica abrir mão de algumas conveniências. Mesmo assim elas trazem boas centrais de áudio, com grande tela de oito polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, e itens como assistente de declive, câmera traseira de manobras, comandos de áudio no volante, indicador específico de qual porta está mal fechada, porta-óculos, temporizador regulável do limpador de para-brisa e duas tomadas USB, além de bons espaços para objetos.
Interiores simples e escassos em itens de conveniência; quadro da Ranger tem seção multifunção, mas deixa o conta-giros pequeno
Vantagens da Ranger são alarme volumétrico (proteção por ultrassom), ar-condicionado automático de duas zonas (manual na adversária), controlador e limitador de velocidade, molas a gás para sustentar o capô, para-brisa com faixa degradê (só que muito clara), porta-objetos refrigerado no console central, sensores de estacionamento traseiros, toca-CDs (por menos provável que seja usado hoje em dia) e três tomadas de 12 volts (duas na frente, uma para o banco traseiro).
A Frontier tem a seu favor difusor de ar-condicionado para o banco traseiro, dispositivo do sistema de pedágio Sem Parar (assinatura contratada à parte), luz nos espelhos dos para-sóis (a Ranger nem espelho para o motorista traz), porta-copos junto aos difusores de ar e volante revestido em couro. Ponto melhorável: o controle elétrico de vidros só tem função um-toque para o do motorista e limitado à descida na Nissan. Elas também não trazem navegador integrado, o que pode fazer falta em locais com escassa cobertura de telefonia celular, e a Frontier usa alto-falantes apenas na frente, o que empobrece a qualidade de áudio.
Preços
Ranger | Frontier | |
Sem opcionais | R$ 185.790 | R$ 194.490 |
Como avaliado | R$ 185.790 | R$ 194.490 |
Completo | R$ 187.540 | R$ 194.490 |
Preços sugeridos em 17/12/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Ranger Storm – Ajuste de altura do volante, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de descida, bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro com bloqueio, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento traseiros.
• Frontier Attack – Ajuste de altura do volante, assistente de descida, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 16 pol.
• Garantia – Cinco anos (Ranger) e três anos (Frontier) sem limite de quilometragem.