C4 Cactus e Creta têm preços bem próximos; o Renegade custa pouco mais com as bolsas infláveis opcionais; em versão EXL, o HR-V se afasta como o mais caro
Preços
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Sem opcionais | R$ 99.990 | R$ 108.500 | R$ 98.990 | R$ 99.990 |
| Como avaliado | R$ 99.990 | R$ 108.500 | R$ 98.990 | R$ 103.480 |
| Completo | R$ 107.111 | R$ 110.000 | R$ 100.190 | R$ 109.646 |
| Preços sugeridos em 31/1/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque; consulte os sites: C4 Cactus, HR-V, Creta, Renegade | ||||
Custo-benefício
O Renegade oferece um pacote opcional com bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista por quase R$ 3,5 mil. O C4 Cactus veio com o conteúdo básico e HR-V e Creta nem oferecem opções. Assim, em preços sugeridos, o Jeep fica R$ 3,5 mil mais caro que o C4 Cactus, R$ 4,5 mil acima do Creta e R$ 5 mil mais barato que o HR-V. Vale lembrar que, salvo pelo Hyundai, os modelos podem ser comprados com o mesmo conjunto motor-transmissão em versões mais simples e acessíveis. Creta e Renegade, por sua vez, oferecem as opções superiores Prestige e Limited, na ordem, com a mesma mecânica dos avaliados.
Na condição de teste, o conteúdo do C4 Cactus sobressai pelos sistemas de assistência (como frenagem automática e monitor de faixa) e por itens convenientes como chave presencial, limpador automático e retrovisor fotocrômico, o que deixa o modelo com a melhor relação entre preço e equipamentos. Entre os demais as diferenças são poucas, como navegador só no HR-V, mais bolsas infláveis no Renegade e a menor dotação delas no Creta. Diante dos preços de cada um, percebe-se que o Hyundai oferece mais pelo que custa, e o Honda, menos.
A análise das notas (quadro abaixo) indica os melhores resultados para o C4 Cactus em itens de conveniência, motor e desempenho; para o HR-V em estabilidade e para o Renegade em instrumentos e segurança passiva, enquanto o Creta não sobressaiu em nenhum quesito. O Citroën ficou com as notas mais baixas do grupo em direção; o Hyundai em estilo, freios, suspensão e segurança passiva e o Jeep em desempenho. Com um dos melhores conjuntos a um dos preços mais baixos do grupo, o C4 Cactus leva nota maior também em relação custo-benefício.
O Honda vence na média de notas, mas o Citroën revela melhor relação custo-benefício — a melhor escolha depende das prioridades do comprador
Afinal, qual o melhor desses utilitários esporte? Na média de notas, a resposta é o HR-V, dono do melhor comportamento dinâmico e de um conjunto muito bom em espaço para passageiros e bagagem, desempenho, economia e segurança — mas ele é também o mais caro. Por bem menos dinheiro, o segundo colocado C4 Cactus oferece mais em desempenho, conveniência e assistências, mas abre mão de espaço e da esportividade nas curvas.
Em terceiro lugar fica o Renegade, um carro de extremos, que mereceu nota máxima em dois itens (instrumentos e segurança passiva), mas a pior nota do comparativo (2) em desempenho. É tempo de a Jeep substituir seu motor por algo mais moderno e eficiente, como já ocorreu na Europa, e de aplicar as bolsas infláveis adicionais como itens de série.
A pior posição recai no Creta. Embora tenha um bom conjunto em espaço, desempenho e estabilidade, a versão Sport não está competitiva: tem suspensão dura demais e bolsas infláveis de menos diante dos concorrentes. Além disso, o fato de ser o único sem nota 5 indica um carro sem brilho, mesmo que competente.
Mais Avaliações
Nossas notas
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Estilo | 4 | 4 | 3 | 4 |
| Acabamento | 4 | 4 | 4 | 4 |
| Posição de dirigir | 4 | 4 | 4 | 4 |
| Instrumentos | 4 | 4 | 4 | 5 |
| Itens de conveniência | 4 | 3 | 3 | 3 |
| Espaço interno | 3 | 4 | 4 | 3 |
| Porta-malas | 3 | 4 | 4 | 3 |
| Motor | 5 | 3 | 4 | 3 |
| Desempenho | 5 | 4 | 4 | 2 |
| Consumo | 4 | 4 | 3 | 3 |
| Transmissão | 3 | 4 | 3 | 4 |
| Freios | 4 | 4 | 3 | 4 |
| Direção | 3 | 4 | 4 | 4 |
| Suspensão | 4 | 4 | 3 | 4 |
| Estabilidade | 4 | 5 | 4 | 4 |
| Visibilidade | 3 | 4 | 4 | 3 |
| Segurança passiva | 4 | 4 | 2 | 5 |
| Custo-benefício | 4 | 3 | 3 | 3 |
| Média | 3,83 | 3,89 | 3,50 | 3,61 |
| Posição | 2°. | 1º. | 4°. | 3°. |
| As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia | ||||
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade |
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Ficha técnica
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Motor | ||||
| Posição | transversal | transversal | transversal | transversal |
| Cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
| Material do bloco/ cabeçote | alumínio | alumínio | alumínio | ferro fundido/ alumínio |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, var. tempo e levant. | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm | 81 x 87,3 mm | 81 x 97 mm | 80,5 x 85,8 mm |
| Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.799 cm³ | 1.999 cm³ | 1.747 cm³ |
| Taxa de compressão | 10,2:1 | 11,9:1 | 12,0:1 | 12,5:1 |
| Alimentação | injeção direta, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
| Potência máxima (gas./álc.) | 166/173 cv a 6.000 rpm | 140 cv a 6.500 rpm/ 139 cv a 6.300 rpm | 156/166 cv a 6.200 rpm | 135/139 cv a 5.750 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 24,5 m.kgf a 1.400 rpm | 17,3 m.kgf a 4.800 rpm/ 17,4 m.kgf a 5.000 rpm | 19,1/20,5 m.kgf a 4.700 rpm | 18,7/19,3 m.kgf a 3.750 rpm |
| Potência específica (gas./álc.) | 103,9/108,2 cv/l | 77,8/77,3 cv/l | 78,0/83,0 cv/l | 77,3/79,6 cv/l |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Transmissão | ||||
| Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática de variação contínua* | automática, 6 | automática, 6 |
| Relação e velocidade por 1.000 rpm (km/h) | ||||
| 1ª. | 4,40 / ND | variação entre 2,53 e 0,41 / variação entre 9 e 57 km/h | 4,40 / 8 | 4,46 / 7 |
| 2ª. | 2,37 / ND | 2,73 / 13 | 2,51 / 13 | |
| 3ª. | 1,56 / ND | 1,83 / 20 | 1,56 / 21 | |
| 4ª. | 1,16 / ND | 1,39 / 26 | 1,14 / 28 | |
| 5ª. | 0,85 / ND | 1,00 / 36 | 0,85 / 38 | |
| 6ª. | 0,67 / ND | 0,77 / 47 | 0,67 / 48 | |
| Relação de diferencial | ND | 5,44 | 3,61 | 3,87 |
| Regime a 120 km/h** | ND | 2.100 rpm | 2.550 rpm | 2.500 rpm |
| Regime à vel. máx. informada | ND | ND | 5.200 rpm (5ª.) | 4.700/4.800 rpm (5ª.) |
| Tração | dianteira | dianteira | dianteira | dianteira |
| *com simulação de 7 marchas; **na última marcha ou relação mais longa possível | ||||
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Freios | ||||
| Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
| Traseiros | a disco | a disco | a tambor | a disco |
| Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim | sim |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Direção | ||||
| Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
| Assistência | elétrica | elétrica | elétrica | elétrica |
| Diâmetro de giro | 11,1 m | 11,4 m | ND | 10,8 m |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Suspensão | ||||
| Dianteira | independente, McPherson | independente, McPherson | independente, McPherson | independente, McPherson |
| Traseira | eixo de torção | eixo de torção | eixo de torção | eixo de torção |
| Elemento elástico | mola helicoidal | mola helicoidal | mola helicoidal | mola helicoidal |
| Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | dianteiro e traseiro | dianteiro e traseiro | dianteiro e traseiro |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Rodas | ||||
| Dimensões | 17 pol | 7 x 17 pol | 6,5 x 17 pol | 7 x 18 pol |
| Pneus | 205/55 R 17 V | 215/55 R 17 V | 215/60 R 17 H | 225/55 R 18 V |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Dimensões | ||||
| Comprimento | 4,17 m | 4,294 m | 4,27 m | 4,232 m |
| Largura | 1,714 m | 1,772 m | 1,78 m | 1,798 m |
| Altura | 1,563 m | 1,586 m | 1,635 m | 1,705 m |
| Entre-eixos | 2,60 m | 2,61 m | 2,59 m | 2,57 m |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | ND | ND | 0,36 |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Capacidades e peso | ||||
| Tanque comb. | 55 l | 51 l | 55 l | 60 l |
| Compartimento de bagagem | 320 l | 431 l | 431 l | 320 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.214 kg | 1.276 kg | 1.399 kg | 1.480 kg |
| Relação peso-potência (gas./álc.) | 7,3/7,0 kg/cv | 9,1/9,2 kg/cv | 9,0/8,4 kg/cv | 11,0/10,6 kg/cv |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Garantia | ||||
| Prazo | 3 anos sem limite de km | 3 anos sem limite de km | 5 anos sem limite de km | 3 anos sem limite de km |
| C4 Cactus | HR-V | Creta | Renegade | |
| Carros avaliados | ||||
| Ano-modelo | 2019 | 2019 | 2019 | 2019 |
| Pneus | Pirelli Cinturato P7 | Michelin Primacy 3 | Goodyear Efficient Grip SUV | Pirelli Scorpion Verde |
| Quilometragem inicial | 3.000 km | 2.000 km | 4.000 km | 700 km |
| Dados dos fabricantes; ND = não disponível | ||||



















