Baixo peso e transmissão eficiente e bem calculada deixam o Kicks com melhor aceleração; o Captur teve os piores índices tanto em desempenho quanto em consumo
Desempenho e consumo
Potência é bom, mas relação peso-potência é o que realmente importa. Isso ficou comprovado entre os três SUVs: o leve Kicks foi o mais rápido nas acelerações medidas pelo Best Cars, todos eles com gasolina, como ao arrancar de 0 a 100 km/h em 11,0 segundos contra 11,8 s do Ecosport e 13,2 s do Captur. Contribui para o desempenho do Nissan a transmissão CVT, tanto pela maior gama de relações quanto pela eficiência em transmitir energia se comparada à automática do Ford.
Também ficou melhor no carro da japonesa o ponto de “troca” de marcha ao acelerar a pleno, cerca de 6.000 rpm ou 400 acima do pico de potência. O Eco muda no regime de potência máxima (6.500 rpm), de modo que fica mais distante dele quando entra a marcha seguinte. No Captur, o contrário: chega a quase 6.000 rpm, ponto em que o motor já não produz tanta potência (pico a 5.000).
Potência e torque adicionais, porém, garantiram melhores retomadas ao Ford nas três medições. O Renault foi, mais uma vez, o último colocado. A favor deles está o fato de que ganhariam alguns cv com álcool, enquanto o Nissan (pelos dados oficiais) não seria beneficiado com tal combustível.
Carros leves e com caixa CVT costumam-se sair bem em consumo, e não foi diferente com o Kicks: obteve excelentes marcas nos trajetos urbanos e ainda superou os oponentes no rodoviário, embora por menor margem. O Ecosport, sempre o segundo colocado, venceu em autonomia por ter o maior tanque do grupo (o do Nissan, apenas 41 litros, é pequeno demais para viajar com álcool).
Ecosport | Kicks | Captur | |
Aceleração | |||
0 a 100 km/h | 11,8 s | 11,0 s | 13,2 s |
0 a 120 km/h | 17,6 s | 16,1 s | 19,4 s |
0 a 400 m | 18,8 s | 18,1 s | 19,7 s |
Retomada | |||
60 a 100 km/h* | 8,3 s | 9,1 s | 10,3 s |
60 a 120 km/h* | 14,4 s | 14,6 s | 16,5 s |
80 a 120 km/h* | 11,6 s | 11,7 s | 12,4 s |
Consumo | |||
Trajeto leve em cidade | 12,2 km/l | 15,0 km/l | 11,3 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,5 km/l | 8,2 km/l | 5,9 km/l |
Trajeto em rodovia | 12,4 km/l | 13,7 km/l | 11,6 km/l |
Autonomia | |||
Trajeto leve em cidade | 571 km | 554 km | 509 km |
Trajeto exigente em cidade | 304 km | 303 km | 266 km |
Trajeto em rodovia | 580 km | 506 km | 522 km |
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Dados dos fabricantes
Ecosport | Kicks | Captur | |
Velocidade máxima | ND | 175 km/h | 168/169 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 12,0 s | 14,5/13,1 s |
Consumo em cidade | 10,4/7,1 km/l | 11,4/8,1 km/l | 10,5/7,3 km/l |
Consumo em rodovia | 12,8/8,9 km/l | 13,7/9,6 km/l | 11,7/8,1 km/l |
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro |
A Ford empregou correia dentada em óleo para os comandos, ante corrente dos rivais; os três usam bloco de alumínio e variador de tempo de válvulas
Comentário técnico
• O novo motor do Ecosport, por ora importado da Índia, segue o projeto do Ecoboost do novo Fiesta ST europeu, mas sem turbo ou injeção direta. Embora ainda incomum por aqui, a faixa de 500 cm³ por cilindro tem sido padrão em marcas alemãs de luxo, que a consideram ideal para eficiência. Assim como nos adversários, o motor tem soluções atuais como duplo comando com variação do tempo de abertura das válvulas e bloco de alumínio.
• A Ford manteve a correia dentada (como no Sigma que o precedeu) para acionar os comandos de válvulas, mas do tipo imerso em óleo, como no Ka de 1,0 litro. Torna-se praticamente livre de manutenção, assim como a corrente adotada pelos dois rivais, e em teoria tem atrito e ruído de operação menores, o que indica uma boa solução.
• Vibrações de primeira ordem são o que faz os motores de três cilindros “oscilarem” de maneira desconfortável. Para evitá-las foi aplicada uma árvore de balanceamento com mancais hidrodinâmicos. Como na versão Titanium de 2,0 litros, a grade dianteira deixa de admitir ar (fecham-se aletas na parte interna) quando não é preciso, o que melhorou em 11% o coeficiente aerodinâmico (Cx) nessa condição, de 0,395 para 0,35, além de abreviar a fase de aquecimento do motor.
• Os outros carros compartilham o motor de 1,6 litro de origem Nissan, mas com diferenças. O do Captur é a mais recente versão SCE, aprimorada pela Renault e mais potente. No Kicks há a vantagem do preaquecimento de álcool para partida a frio, comum ao Ford — não entendemos como uma marca do grupo usa o sistema e a outra não, alegando que não está bem desenvolvido.
• A transmissão CVT dos dois modelos, fabricada pela Jatco, usa correia de liga de aço sem substituição prevista (espera-se a mesma durabilidade da caixa como um todo). Conversor de torque é empregado para multiplicar o torque nas saídas, aumentar o efeito redutor nas desacelerações e ativar a marcha à ré. Uma caixa auxiliar, que funciona como reduzida, permite grande variação de relações (7,3) com polias menores e mais leves.
Ficha técnica
Ecosport | Kicks | Captur | |
Motor | |||
Posição | transversal | ||
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ||
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | ||
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | ||
Diâmetro e curso | 84 x 90 mm | 78 x 83,6 mm | |
Cilindrada | 1.497 cm³ | 1.597 cm³ | |
Taxa de compressão | 12,0:1 | 10,7:1 | |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
Potência máxima (gas./álc.) | 130/137 cv a 6.500 rpm | 114 cv a 5.600 rpm | 118/120 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,6/16,2 m.kgf a 4.500 rpm | 15,5 m.kgf a 4.000 rpm | 16,2 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 87,5/91,5 cv/l | 71,4 cv/l | 73,9/75,1 cv/l |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática de variação contínua | aut. var. contínua, emulação de 6 marchas |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
1ª. | 4,58 / 7 km/h | Variação de 4,07 a 0,46 / variação de 8 a 69 km/h | Variação de 3,87 a 0,53 / ND |
2ª. | 2,96 / 11 km/h | ||
3ª. | 1,91 / 16 km/h | ||
4ª. | 1,45 / 22 km/h | ||
5ª. | 1,00 / 31 km/h | ||
6ª. | 0,75 / 42 km/h | ||
Relação de diferencial | 3,94 | 3,92 | ND |
Regime a 120 km/h | 2.900 rpm | 1.750 rpm* | ND |
Regime à vel. máx. informada | ND | 2.550 rpm* | ND |
Tração | dianteira | ||
* na relação mais longa possível | |||
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | ||
Traseiros | a tambor | ||
Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||
Assistência | elétrica | eletro-hidráulica | |
Diâmetro de giro | ND | 10,2 m | 10,7 m |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
Estabilizador(es) | dianteiro | ||
Rodas | |||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 17 pol | |
Pneus | 205/60 R 16 H | 205/55 R 17 V | 215/60 R 17 H |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,269 m | 4,295 m | 4,329 m |
Largura | 1,765 m | 1,76 m | 1,813 m |
Altura | 1,693 m | 1,59 m | 1,619 m |
Entre-eixos | 2,519 m | 2,61 m | 2,673 m |
Bitola dianteira | ND | 1,52 m | ND |
Bitola traseira | ND | 1,535 m | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,35** | 0,34 | ND |
** com grade dianteira fechada | |||
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 52 l | 41 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 356 l | 432 l | 437 l |
Peso em ordem de marcha | 1.272 kg | 1.132 kg | 1.286 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 9,8/9,3 kg/cv | 9,9 kg/cv | 10,9/10,7 kg/cv |
Garantia | |||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 3 anos ou 100.000 km | |
Carros avaliados | |||
Ano-modelo | 2018 | ||
Pneus | Michelin LTX Force | Continental Conti Power Contact | Continental Conti Cross Contact |
Quilometragem inicial | 8.000 km | 2.000 km | 1.000 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível |