Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Renault Logan Expression SCE: espartana eficiência

10/02/2017
in Avaliação, Avaliação Completa, Renault

Motor de 1,6 litro originário da Nissan, bem mais eficiente, ficou tão refinado que expôs limitações de projeto do sedã

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Não deixará saudades o motor de 1,6 litro e duas válvulas por cilindro da Renault, usado desde o primeiro Clio nacional de 1998 até a linha 2016 de Logan e Sandero. Apesar de atributos como o bom torque em baixa rotação, era uma unidade ultrapassada, de funcionamento algo áspero e ruidoso e consumo de combustível elevado para o desempenho fornecido. Não fosse pelo custo, nunca entenderíamos a empresa tê-lo mantido em uso enquanto descartava o mais moderno de quatro válvulas, reservado desde 2013 ao Duster e à picape Oroch.

O quadro muda na linha 2017, que adota os motores SCE — sigla para Smart Control Efficiency, eficiência de controle inteligente. Não se trata de uma família: como vimos na avaliação inicial do Sandero em dezembro, a unidade de 1,0 litro e três cilindros origina-se do Renault Kwid indiano, ao passo que a 1,6 deriva da empregada pela sócia Nissan em March, Versa e Kicks, com atualizações. E foi esta que analisamos em um Logan Expression de transmissão manual.

 

 

Ao preço básico de R$ 52.750, é o Logan mais barato que se pode comprar com esse motor, mas a dotação de equipamentos de série é modesta: abertura interna da tampa do porta-malas e tanque, ar-condicionado, conta-giros, direção com assistência eletro-hidráulica, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, controle remoto de travas, alarme perimétrico, banco do motorista e volante com altura regulável, comando de áudio no volante, computador de bordo, rádio/CD/MP3 com entradas USB e auxiliar e interface Bluetooth. Como opcionais há o pacote Techno, de R$ 1.300, composto por sistema de áudio com navegador e tela de 7 pol e sensor de estacionamento traseiro.

 

O novo motor gira macio e fornece boas respostas desde baixas rotações, mas sua disposição não acaba com o conta-giros pela metade: agora existe vida além de 6.000 rpm

 

A concorrência abrange opções como Chevrolet Prisma LT (1,4 litro, 98/106 cv, R$ 54 mil) e Cobalt LT (1,4, 97/102 cv, R$ 55,2 mil), Fiat Grand Siena Essence (1,6, 115/117 cv, R$ 56 mil), Ford Ka+ SE Plus (1,5, 105/110 cv, R$ 53.790), Hyundai HB20 S Comfort Plus (1,6, 122/128 cv, R$ 55,4 mil), Nissan Versa SV (1,6, 111 cv, R$ 54 mil), Toyota Etios XS (1,5, 102/107 cv, R$ 54 mil) e Volkswagen Voyage Comfortline (1,6, 101/104 cv, R$ 53,5 mil). Vale notar que o Logan agora é vice-líder em potência no grupo, atrás apenas do HB20 S.

O motor Nissan trazia bons atributos técnicos, aos quais a Renault associou evoluções para obter mais potência e torque, sobretudo com álcool (leia mais sobre técnica). O resultado foi bom (115 cv com gasolina e 118 cv com álcool, sempre com 16 m.kgf), embora unidades da mesma cilindrada da Ford e da Kia/Hyundai alcancem valores mais altos, até 135 cv e 16,7 m.kgf no caso do Focus. Em relação ao antigo duas-válvulas, porém, são ganhos expressivos: ante havia apenas 98 cv e 14,5 m.kgf com gasolina e 106 cv e 15,5 m.kgf com álcool, mesmo que o pico de torque chegasse mais cedo (2.850 rpm antes, 4.000 agora).

 

Aprimorado para ganhar até 7 cv e reduzir o consumo, o motor que veio da Nissan ficou ótimo no Logan: melhorou desempenho, economia e suavidade

 

Como ficou na prática? Muito, muito melhor. O novo motor gira macio e produz pouco ruído, a ponto de não ser ouvido em grande parte do tempo — até porque barulhos de rodagem e aerodinâmicos, mal isolados pelo Logan, o encobrem facilmente. Ele fornece boas respostas desde baixas rotações, mas sua disposição não acaba com o conta-giros pela metade como o anterior: seja pelo prazer de “esticar” marchas, seja para ultrapassagens, agora existe vida além de 6.000 rpm (o limite fica a 6.300).

 

 

Também para quem gosta de números não há o que questionar. Na pista de testes, o Logan acelerou de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e retomou de 60 a 120 km/h em quarta marcha em 16,6 s, mais rápido que o Dynamique que avaliamos em 2014. Vantagem sobre o antigo também nos bons números de consumo de combustível: o novo rodou 12,7 km/l no trajeto urbano leve e 10,6 km/l no rodoviário (veja mais números e comparação no quadro abaixo).

O SCE 1,6 vem com parada/partida automática, que funciona bem: atua apenas em ponto-morto e religa o motor ao pisar na embreagem, ou seja, deixa ao motorista a decisão de quando fazer o sistema atuar (em geral, com transmissão automática, o motor desliga em situações de parada breve em que se preferia mantê-lo ativo). Há também botão de desativação. Inesperado foi o fabricante não adotar preaquecimento de álcool para partida a frio, tão disseminado hoje: tanquinho de gasolina é muito anos-80 para 2017.

Próxima parte

 

Mudança não tem sinais externos, mas direção e transmissão foram aprimoradas; suspensão traz rodar confortável, salvo em irregularidades em rodovia

 

Desempenho e consumo

O motor SCE deixou o Logan bem mais rápido, como confirmamos em nossa pista de testes. A comparação com o Dynamique de 2014, também de caixa manual e com álcool, aponta que a aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 12,7 para 11,1 segundos. Nosso padrão para retomadas mudou desde aquela época, de modo que os tempos hoje são pouco mais altos, o que inviabiliza a comparação.

Melhor que andar mais, só andar mais gastando menos. O SCE obteve 12,7 km/l de álcool no trajeto urbano leve e 10,6 km/l no rodoviário, contra 10,4 e 8,9 km/l (na ordem) do motor antigo. São ganhos consistentes, que deixam o Logan mais econômico que o Ford Ka+ de 1,5 litro, para o qual ele perdeu em consumo no comparativo feito na ocasião.

 

Aceleração
0 a 100 km/h 11,1 s
0 a 120 km/h 15,4 s
0 a 400 m 18,2 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.) 9,3 s
60 a 100 km/h (4ª.) 12,2 s
60 a 120 km/h (3ª.) 12,8 s
60 a 120 km/h (4ª.) 16,6 s
80 a 120 km/h (3ª.) 9,9 s
80 a 120 km/h (4ª.) 11,5 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,7 km/l
Trajeto exigente em cidade 7,2 km/l
Trajeto em rodovia 10,6 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 572 km
Trajeto exigente em cidade 324 km
Trajeto em rodovia 477 km
Testes efetuados com álcool; conheça nossos métodos de medição

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 184/186 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,3/9,9 s
Consumo em cidade 13,0/8,8 km/l
Consumo em rodovia 13,8/9,5 km/l
Consumo conforme padrões do Inmetro
Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaLoganLogan ExpressionRenault

Related Posts

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025
Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras
Auto Livraria - Renault

Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras

13/08/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Renault Sandero CVT vai bem, mas não precisava subir
Renault

Renault Sandero (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp