Onix Plus: central com tela de 7 pol, carregador por indução e a pressão de cada pneu
Cronos: tela de 7 pol e mostradores de temperatura da transmissão e tensão da bateria
Cronos e Virtus vêm com monitor indireto de pressão dos pneus (no Onix é direto, mais completo). Esses e o Yaris têm limpador de para-brisa automático e retrovisor interno fotocrômico. HB20S, Virtus e Yaris iluminam os espelhos dos para-sóis. Onix e HB20S trazem limitador de velocidade. Rebatimento elétrico de retrovisores equipa Cronos e HB20S.
Alguns pontos merecem correção. O Chevrolet não tem ajuste de altura da ancoragem superior do cinto do passageiro, que pode ficar inadequada; os difusores de ar centrais impedem direcionar o ar frio para cima, como deve ser (falha que o Virtus evita, embora com difusores na mesma posição); o ar continua gelado mesmo quando se pedem 23°C em dia frio e o mostrador de portas mal fechadas não indica qual delas. No Fiat o espaço para objetos é escasso, os cromados no painel causam reflexos em algumas situações e o acelerador impõe posição incômoda do pé no fim de curso.
HB20S: tela de 8 pol, frenagem autônoma e alerta para saída de faixa; seu ar-condicionado deixou de ser automático
Yaris: tela de 7 pol, o único teto solar e (como no Onix) ajuste elétrico dos faróis
Virtus: tela de 8 pol, três medições para o computador (como no Yaris) e sensores também na frente (o Onix tem em 360 graus se equipado com assistente para estacionar)
Ao Hyundai faltam ar-condicionado automático (abolido para 2020) e mostrador de temperatura externa; o Volkswagen é o único sem alças de teto. O Toyota vem sem comando a distância para abrir e fechar vidros, luz na parte traseira da cabine e sensores de estacionamento, além de o bloqueio dos controles traseiros de vidros inibir também o comando do passageiro ao lado.
Posto do motorista
O Virtus oferece a melhor posição ao condutor, pois os demais têm restrições: pouco apoio às coxas no Cronos e no Onix, este com assento estreito; apoio lombar insuficiente no HB20S e no Yaris, apesar do bom banco, volante sem ajuste em distância e algo distante — nesses dois ele é enviesado, impondo braço esquerdo mais esticado.
Entre os instrumentos, o Virtus sobressai com o quadro digital e configurável (opcional) em grande tela colorida e de alta resolução. Pena que a ampla exibição de mapa não inclua o de aplicativos com o Waze. O digital do HB20S, bem mais simples e sem ajustes, satisfaz. Todos têm velocímetro digital, mais prático de usar, mesmo como repetidor. O Cronos tem mais funções (voltímetro, horas do motor, temperatura do fluido da transmissão) e o Onix indica o percentual que resta da vida útil do óleo do motor. Os computadores de bordo indicam consumo em três medições (Virtus e Yaris), uma (HB20S) ou duas (outros). Incômodo no Hyundai é selecionar funções pelo pino de zerar hodômetro.
Mais espaço para pernas no Volkswagen, que ao lado do Chevrolet oferece maior largura para os passageiros de trás; o primeiro e o Fiat são mais amplos para bagagem
Os faróis usam o eficiente refletor elipsoidal no HB20S (baixo e alto), Onix e Yaris (só baixo). Apenas o Onix não oferece faróis de neblina, embora tenha a luz traseira e ajuste elétrico de altura dos faróis, itens também presentes no Yaris. Luzes diurnas com leds estão só no Chevrolet e no Volkswagen — os leds de Fiat e Hyundai limitam-se a luzes de posição, ou seja, devem-se acender os faróis baixos em rodovia. No Virtus o farol de neblina de cada lado acende-se para ajudar em curvas, por seu facho mais largo. Todos oferecem visibilidade apropriada, com pouco prejuízo pelas colunas dianteiras (algo pior no HB20S), e usam retrovisores externos convexos de bom tamanho.
A vantagem do Virtus em espaço para pernas é clara, ele é mais amplo em largura como o Onix Plus e, ao lado do Cronos, tem porta-malas maior que os dos outros
Espaço interno
Alguns fabricantes entenderam melhor a demanda por espaço nesse segmento que outros. Assim, enquanto a acomodação nos bancos dianteiros satisfaz em todos eles, na parte traseira a vantagem do Virtus em espaço para pernas é clara, seguido por Onix e Yaris e, com o menor conforto, Cronos e HB20S. O Chevrolet e o Volkswagen são também mais amplos em largura — nenhum, porém, consegue ser adequado a três adultos atrás ou oferece conforto ao passageiro central. Com espaço vertical limitado pelo perfil do teto, todos estão aptos a pessoas de estatura média.
Porta-malas
Dois deles sobressaem em capacidade de bagagem: Cronos com 525 litros e Virtus com 521. Os demais ficam atrás: 475 litros no HB20S, 473 no Yaris e 469 no Onix — o espaço do Chevrolet perdeu 31 litros do antigo Prisma, enquanto o Hyundai ganhou 25 na nova geração. Todos têm banco traseiro rebatível bipartido e tampa com braços convencionais, que consomem espaço e podem amassar as malas ao fechar. Onix e HB20S usam estepe temporário, bem fino. Nos demais, o pneu de medida diferente dos outros limita-se do mesmo modo ao uso emergencial. O Hyundai tem o menor vão de acesso, pela escolha de desenho. Lamentável o Toyota o acabamento do assoalho.
Já são três os motores turbo de três cilindros no grupo, dois deles com injeção direta; embora mais potente, o Fiat perde em torque para o Volkswagen
Motor e desempenho
Há dois anos o Virtus era exceção na categoria com seu motor turbo de três cilindros e 1,0 litro. Hoje temos três carros no comparativo com a mesma solução, sendo mais um com injeção direta (HB20S) e outro sem (Onix). Os demais usam o tradicional quatro-cilindros aspirado, de 1,75 litro no Cronos e 1,5 no Yaris, sempre com quatro válvulas por cilindro. O Fiat é o mais potente, seguido por Volkswagen, Hyundai, Chevrolet e Toyota. Já o Virtus oferece o maior torque, vindo depois Cronos, HB20S, Onix e Yaris (veja dados na ficha técnica).
Seja nas medições de desempenho (quadro abaixo), seja no uso cotidiano, a opção pelo turbo mostra-se vantajosa. Os três motores respondem rápido, com algum retardo de ação do sistema no Onix, e sua vivacidade nas rotações de uso mais frequente supera por larga margem a dos modelos aspirados — mesmo a do Cronos, que anula sua vantagem em potência por ser o carro mais pesado do grupo.
Próxima parte
Desempenho e consumo
Onix | Cronos | HB20S | Yaris | Virtus | |
Aceleração | |||||
0 a 100 km/h | 10,2 s | 11,4 s | 9,3 s | 11,5 s | 10,7 s |
0 a 120 km/h | 14,3 s | 15,6 s | 12,9 s | 16,2 s | 14,8 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 18,0 s | 16,6 s | 18,2 s | 17,4 s |
Retomada* | |||||
60 a 100 km/h | 5,5 s | 6,2 s | 6,1 s | 7,1 s | 6,1 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 10,3 s | 9,9 s | 11,6 s | 10,2 s |
80 a 120 km/h | 7,2 s | 7,7 s | 7,1 s | 8,6 s | 7,3 s |
Consumo | |||||
Tr. leve cidade | 15,5 km/l | 12,1 km/l | 15,3 km/l | 14,5 km/l | 15,1 km/l |
Tr. exigente cidade | 8,2 km/l | 5,9 km/l | 7,9 km/l | 7,5 km/l | 7,8 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,4 km/l | 12,8 km/l | 15,1 km/l | 13,0 km/l | 15,4 km/l |
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