Fiat Bravo e Peugeot 308: comodidade em traje esporte

 

 


Adicionados ao Bravo (esquerda) itens que no 308 vêm de série, os preços ficam
muito próximos, mas o Peugeot continua superior em recursos de segurança

 

Preços

Bravo

308

Sem opcionais 60.600 65.990
Como avaliado 68.881 67.990
Completo 69.901 69.090
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 10/12/12; incluem câmbio automatizado ou automático; consulte o preço dos opcionais: Bravo e 308

 

Custo-benefício

Apesar do preço básico superior em importantes R$ 5,4 mil, o 308 Feline vem de série com itens que no Bravo são opcionais, como bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas, interface Bluetooth e os automatismos de faróis, limpador e retrovisor interno. Traz ainda controle de estabilidade e bolsas infláveis laterais e de cortina, equipamentos de segurança relevantes que o Fiat nem à parte oferece. Com os opcionais disponíveis (navegador no 308; os itens citados e navegador no Bravo; pintura metálica em ambos), o Sporting supera o Feline por R$ 800.

 

 

Nessa condição, que é a dos carros avaliados exceto pela pintura (as cores mostradas são sólidas), os conteúdos de conforto e conveniência se tornam muito próximos, mas permanece uma expressiva vantagem do Peugeot em dispositivos de segurança.

Na atribuição de notas, o Bravo saiu-se melhor em motor, consumo, direção e suspensão, enquanto o 308 opôs vantagens em espaço interno, desempenho, câmbio, estabilidade e segurança passiva. Uma situação de relativo equilíbrio, mas que pende para o lado francês no último e decisivo quesito, a relação custo-benefício: com um conjunto de qualidades pouco superior e maior conteúdo por quase o mesmo dinheiro, o 308 Feline sai do comparativo em vantagem diante do Bravo Sporting.

 

Nossas notas

Bravo

308

Estilo 4 4
Acabamento 4 4
Posição de dirigir 4 4
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 5 5
Espaço interno 3 4
Porta-malas 4 4
Motor 4 3
Desempenho 3 4
Consumo 4 3
Câmbio 3 4
Freios 4 4
Direção 5 4
Suspensão 4 3
Estabilidade 4 5
Visibilidade 3 3
Segurança passiva 3 5
Custo-benefício 4 5
Média 3,83 4,00

Posição

2º.

1°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Bravo 308
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

Bravo

308

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm 85 x 88 mm
Cilindrada 1.747 cm³ 1.997 cm³
Taxa de compressão 11,2:1 10,8:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas.) 130 cv a 5.250 rpm 143 cv a 6.250 rpm
Potência máxima (álc.) 132 cv a 5.250 rpm 151 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm 20,4/22 m.kgf a 4.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 74,4/75,6 cv/l 71,6/75,6 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual automatizado /  5 automático / 4
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,91 / 7 km/h 2,72 / 9 km/h
2ª. 2,24 / 13 km/h 1,50 / 17 km/h
3ª. 1,52 / 19 km/h 1,00 / 26 km/h
4ª. 1,16 / 25 km/h 0,71 / 36 km/h
5ª. 0,87 / 33 km/h NA
Relação de diferencial 4,07 5,41
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (284 mm ø) a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco (251 mm ø) a disco (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica eletro-hidráulica
Diâmetro de giro 10,7 m ND
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol 17 pol
Pneus 215/45 R 17 225/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,336 m 4,276 m
Largura 1,792 m 1,815 m
Altura 1,488 m 1,498 m
Entre-eixos 2,602 m 2,608 m
Bitola dianteira 1,53 m ND
Bitola traseira 1,521 m ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,33 0,28
Capacidades e peso
Tanque de combustível 58 l 60 l
Compartimento de bagagem 400 l 430 l
Peso em ordem de marcha 1.372 kg 1.387 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 10,6/10,4 kg/cv 9,7/9,2 kg/cv
Garantia
Prazo 2 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2013
Pneus Goodyear Eagle Excellence Michelin Primacy HP
Quilometragem inicial 4.000 km 7.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Marcado: