Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Peugeot RCZ vs. Mini Coupe: bom moço, garoto travesso

27/07/2012
in Comparativo, Mini, Peugeot

Mini Cooper S Coupe vs. Peugeot RCZ – continuação

 


Duas maneiras de combinar o nostálgico ao moderno em um formato que agrada aos olhos

Concepção e estilo

A Mini que conhecemos hoje é um fabricante ainda novo, iniciado pela BMW em 2001, sete anos depois de adquirir o antigo grupo inglês Rover — que produzia desde 1959 o Mini original desenhado por Alec Issigonis. Uma evolução do simpático hatchback apareceu para 2007. Depois do hatch e da perua Clubman inspirados no modelo do passado, do conversível e do pequeno utilitário esporte Countryman, a Mini buscou criar algo mais esportivo e apresentou, no Salão de Frankfurt de 2009, duas novas interpretações sobre o tema: o Mini Coupe, que chegou ao mercado nacional em 2011, e o Roadster, lançado este ano.

 

O RCZ remete a cupês dos anos 40 a 60, como o Volkswagen Karmann-Ghia — é inevitável se lembrar desse modelo ao ver, pelos retrovisores, as protuberâncias em torno das rodas traseiras

 

A história da Peugeot, como sabemos, é bem mais longeva — a marca está no mercado francês desde 1810 e construiu em 1889 seu primeiro automóvel. Desde então, muitos de seus modelos (como 304, 404, 504, 406 e 407) contaram com versões cupê, sem falar no 307 CC com seu teto rígido retrátil. Com o lançamento do 308 europeu, os franceses decidiram criar um cupê fechado de linhas elegantes, revelado como 308 RCZ no Salão de Frankfurt em 2007. Em três anos o modelo estrava em produção, chamado apenas de RCZ, e no ano passado foi lançado ao Brasil, onde a marca não atuava no segmento desde o fim da importação do 406 Coupé.

 


Tomada de ar, teto que lembra um capacete, duas saídas de escapamento: o Mini Coupe

 

Pode-se dizer que ambos combinam elementos de estilo do presente e do passado, mas o fazem de maneiras diferentes. O que há de nostálgico no Mini Coupe é o que ele mantém do hatchback, como as formas da frente e da traseira, que buscaram associação com o modelo de 1959, e detalhes como as maçanetas cromadas. O restante é atual e até mesmo ousado, caso do teto que alguns associam a um capacete e dos faróis com refletores elipsoidais. Defletores, grandes tomadas de ar, rodas de 17 pol, duas saídas centrais de escapamento e um aerofólio móvel, que se destaca a partir de 80 km/h, voltando a baixar a 60 (pode ser erguido, mas não baixado, por botão junto ao teto), garantem um ar muito esportivo ao cupê.

No RCZ a nostalgia está em seções como os para-lamas salientes, que remetem a cupês dos anos 40 a 60, como o Volkswagen Karmann-Ghia — é inevitável se lembrar desse modelo ao ver, pelos retrovisores, as protuberâncias em torno das rodas traseiras —, ou no teto que simula o formato de duas bolhas sobre os ocupantes, como em clássicos desenhos do estúdio italiano Zagato para a Alfa Romeo. Os arcos sobre as janelas laterais, em cor prata que simula alumínio polido, dão um toque peculiar de muito bom gosto.

 


O RCZ: para-lamas salientes, teto em dupla bolha, arcos em tom de alumínio e o aerofólio móvel

 

Como no Mini, o teto em preto dá a sensação de ser envidraçado ou mesmo retrátil, mas na verdade é fechado e de chapa, e o aerofólio traseiro destaca-se da carroceria em velocidade. Ele atua em dois estágios: assume 19º de inclinação em relação à horizontal, a 85 km/h, e passa a 34º ao atingir 155 km/h (pode ser erguido e baixado por botão no console). As rodas são de 18 pol e há duas saídas de escapamento. O restante do Peugeot é todo moderno, caso da frente com o estilo típico da marca.

Lado a lado, os dois mostram-se capazes de atrair todas as atenções. A maioria dos que opinaram achou o RCZ mais elegante e harmonioso, embora o público mais jovem tenha apontado preferência pelo Cooper S. Quem também prefere o Peugeot é o ar, que cruza sua carroceria com maior eficiência (coeficiente aerodinâmico, ou Cx, 0,32) que a do Mini (0,35, ou 0,02 acima do próprio hatch). Mesmo se considerada sua maior área frontal estimada, o Peugeot permanece mais eficiente, com Cx.A de 0,745 ante 0,756 do oponente.

 

Conforto e conveniência

 


No Mini, o tema circular por toda parte, um imenso velocímetro e conta-giros sobre a coluna de

direção; no RCZ, um interior elegante e mais tradicional, com materiais de aspecto superior

 

Se por fora eles têm diferentes vocações, por dentro ainda mais. O Coupe repete o visual irreverente dos outros Minis: painel simétrico que destaca o imenso velocímetro central, muitos elementos circulares (quantos você pode contar, só dentro do volante?) e comandos em forma de chave que são mais interessantes do que funcionais. O padrão do RCZ é outro: painel elegante e com toque esportivo discreto, que usa detalhes cromados e um tradicional relógio analógico no centro para certo ar nostálgico, enquanto numerosos itens deixam claro se tratar de um Peugeot.

 

O Coupe repete o visual irreverente dos outros Minis, com painel simétrico e muitos elementos circulares — quantos você pode contar, só dentro do volante?

 

Os dois trazem revestimentos em couro para bancos e volante. O franco-austríaco (é fabricado na Magna Steyr em Graz, Áustria) traz painel e portas com aspecto sofisticado, em material que imita couro (incluindo costuras), e plásticos de qualidade superior aos do inglês de Oxford, que são um tanto simples para um carro de seu preço. Curiosos no RCZ são os bancos com encosto alto, sem apoio de cabeça destacado — mais um item vindo de outras épocas.

Dirigir um cupê é sentar-se mais perto do solo que em um automóvel qualquer, seja para sensação de esportividade, seja para permitir que o teto seja mais baixo e contribuir para abaixar o centro de gravidade. Se no Peugeot até há espaço para se escolher uma posição de assento mais alta, a visão para o lado esquerdo começa a ser prejudicada pelo recorte superior da janela, que é baixo. Os dois modelos revelam bom projeto para a posição do motorista, com alinhamento correto entre banco, volante e pedais.

 


Os dois bancos do Mini seguram bem o corpo e há algum espaço atrás para volumes; a tela
multifunção no velocímetro abriga navegador, computador de bordo, áudio e telefonia

 

No RCZ os bancos dianteiros têm ajustes elétricos para as principais funções, com duas memórias de posição no do motorista, enquanto no Mini tudo é manual (e com reclinação do encosto por alavanca, em pontos predefinidos). Em comum, ambos oferecem boa conformação, densidade de espuma correta (firme), apoios laterais pronunciados para reter o corpo nas curvas sem chegar ao desconforto, regulagem manual de apoio lombar, ajuste do volante em altura e distância e “terceiro pedal” bem definido para o pé esquerdo.

O painel de instrumentos do Mini baseia-se, como se disse, no enorme velocímetro central (com leitura não muito prática) e em um conta-giros aplicado sobre a coluna de direção, como nos tempos de adaptação pós-venda desse item. Dentro do velocímetro está a grande tela multifunção que serve a sistemas de áudio e navegação por GPS, interface Bluetooth para telefone celular, configurações do carro, computador de bordo e até um manual digital de instruções — tudo controlado por um pequeno botão no console que se gira e aperta, como no sistema IDrive da BMW.

Já o conta-giros, que acompanha o ajuste do volante em altura, aloja um bem-vindo velocímetro digital, luzes-piloto e indicador da marcha em uso; não há marcador de temperatura do motor. Tradicional, o quadro do RCZ traz as mesmas principais funções (sem navegador) em um conjunto elegante e de fácil leitura, com fundo em tom prata que escurece sob baixa luz ambiente. Os computadores informam consumo em km/l, como deve ser aqui, e indicam se estão corretos o nível de óleo do motor e a pressão dos pneus; a iluminação vem em branco no Peugeot e em laranja no Mini.

Próxima parte

 

Page 2 of 6
Prev123...6Next
Tags: avaliaçãocomparativoCoupeesportivoMiniMini CooperPeugeotRCZturbo

Related Posts

Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: das molas ao 406 Coupé, quase 200 anos de história

16/12/2024
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Mini: quadros com o pequeno charmoso do grupo BMW
Auto Livraria - BMW

Mini: quadros com o pequeno charmoso do grupo BMW

01/11/2024
Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros

08/06/2024
Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições

08/05/2024

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp