Peugeot RCZ vs. Mini Coupe: bom moço, garoto travesso

Mini Cooper S Coupe vs. Peugeot RCZ – continuação

 

Preços

Mini Coupe

RCZ

Sem opcionais 139.950 130.990
Como avaliado 139.950 130.990
Completo 139.950 132.990
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 26/7/12; consulte o preço dos opcionais: Mini Coupe e RCZ

 


A diferença de perfil fica clara na comparação: enquanto o Mini Coupe é um esportivo visceral,
o RCZ (direita) oferece mais conforto, sem abrir mão dos atributos esperados na categoria

 

Custo-benefício

O RCZ custa cerca de R$ 9 mil a menos que o Mini, ambos vendidos em pacotes fechados, aos quais se pode acrescentar apenas a pintura em branco (R$ 2.000) no caso do Peugeot. Entre os equipamentos de série, o franco-austríaco oferece diversos itens de conveniência adicionais, embora o inglês também tenha suas exclusividades e — como se espera diante dos preços bastante salgados — ambos estejam bem dotados nesse aspecto.

 

O Mini oferece o melhor conjunto para quem busca acima de tudo um esportivo visceral, com melhor aceleração, reações mais ariscas e um ronco bem presente

 

Qual escolher? A decisão requer uma análise detalhada, que resumimos nas notas abaixo. O Coupe mostra-se superior em desempenho, câmbio e direção, e o RCZ, em estilo, acabamento, itens de conveniência, espaço interno, porta-malas e suspensão. Com mais atributos em vantagem e preço menor (embora ambos nos pareçam caros demais para o que oferecem), o Peugeot sai à frente também em relação custo-benefício. Ao fim das contas, a média de notas reflete quatro pontos a mais para o segundo, com total de 75 ante 71 do Mini.

Por esses resultados, não resta nenhuma dúvida. O RCZ faz o papel de bom moço, um carro que associa belas linhas a um pacote refinado e confortável para um esportivo, mas — embora revele desempenho e estabilidade muito bons — é um carro menos voltado à pura diversão entre uma curva e outra. Já o Mini Coupe oferece o melhor conjunto para quem busca acima de tudo um esportivo visceral, com melhor aceleração, reações mais ariscas e um ronco bem presente, mesmo que precise abrir mão de alguns atributos de comodidade e do banco traseiro. É o garoto travesso, um carro que usa o boné virado para trás — e diverte de verdade.

 

Nossas notas

Mini Coupe

RCZ

Estilo 4 5
Acabamento 4 5
Posição de dirigir 4 4
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 4 5
Espaço interno 2 3
Porta-malas 3 4
Motor 5 5
Desempenho 5 4
Consumo 3 3
Câmbio 5 4
Freios 5 5
Direção 5 4
Suspensão 3 4
Estabilidade 5 5
Visibilidade 4 4
Segurança passiva 4 4
Custo-benefício 2 3
Média 3,94 4,17
Posição 2º. 1°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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Ficha técnica

Mini Coupe

RCZ

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,5 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 184 cv a 5.500 rpm 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.600 a 5.000 rpm* 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.500 rpm
Potência específica 115,1 cv/l 103,2 cv/l
* 26,5 m.kgf de 1.730 a 4.500 rpm durante a sobrepressão temporária
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,04 / 8 km/h 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,37 / 13 km/h 2,37 / 13 km/h
3ª. 1,56 / 20 km/h 1,56 / 20 km/h
4ª. 1,16 / 27 km/h 1,16 / 27 km/h
5ª. 0,85 / 37 km/h 0,85 / 36 km/h
6ª. 0,67 / 47 km/h 0,67 / 46 km/h
Relação de diferencial 3,68 4,10
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco (ø ND) a disco ventilado (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica eletro-hidráulica
Diâmetro de giro 10,7 m ND
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol 8 x 18 pol
Pneus 205/45 R 17 235/45 R 18
Dimensões
Comprimento 3,734 m 4,287 m
Largura 1,683 m 1,845 m
Altura 1,384 m 1,359 m
Entre-eixos 2,467 m 2,612 m
Bitola dianteira 1,453 m 1,58 m
Bitola traseira 1,461 m 1,595 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,36 0,32
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 55 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) 280 l / NA 321 l / 639 l
Peso em ordem de marcha 1.190 kg 1.363 kg
Relação peso-potência 6,5 kg/cv 8,3 kg/cv
Garantia
Prazo 2 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2012
Pneus Dunlop SP Sport 01 Continental Conti Sport Contact 3
Quilometragem inicial 6.000 km 4.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável

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