Logan vs. Etios vs. Voyage: como o brasileiro gosta

Renault Logan Dynamique
Toyota Etios XLS

 

VW Voyage Selecao
Além de mais barato, o Logan tem maior conteúdo de série; o Voyage cobra caro pelo que oferece e o Etios, de preço intermediário, é o mais despojado

 

Preços

Logan

Etios

Voyage

Sem opcionais 42.100 46.890 43.850
Como avaliado 44.250  46.890 50.602
Completo 44.250  46.890 50.602
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 13/3/14; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: Logan, Etios, Voyage

 

Custo-benefício

Vendido sem opções, o Etios XLS fica com preço intermediário entre os concorrentes. O Logan Dynamique avaliado trazia o pacote Techno Plus (navegador, ar-condicionado automático e sensores de estacionamento) por R$ 1.100 e a pintura metálica de R$ 1.050; o Voyage Seleção veio equipado com ar-condicionado, rodas de alumínio, faróis de neblina, volante com comandos, caixa no porta-malas e a pintura, em total de R$ 6.750. Assim considerados, o Toyota é 6% mais caro que o Renault e o VW custa 14,4% mais que o mesmo modelo.

Na comparação de equipamentos (veja relação), o Logan aparece com vantagens sobre os demais como controlador e limitador de velocidade e os citados ar automático e navegador. O Voyage fica no meio-termo, enquanto o Etios é o único sem itens como ajuste de altura do banco, computador de bordo e os sensores traseiros. Portanto, na relação entre conteúdo e preço, o Renault está em claro primeiro lugar. O VW oferece equipamentos, mas cobra alto por eles; o Toyota vem mal equipado e ainda assim custa mais que o primeiro.

 

 

Na análise item por item (veja as notas abaixo), percebe-se uma alternância de vantagens. O Logan é o melhor em estilo, posição de dirigir e relação custo-benefício; o Etios, em consumo; e o Voyage, em estabilidade. Os pontos fracos, ou nos quais o modelo não se iguala aos concorrentes, também ficam à mostra: no carro da marca francesa, câmbio e direção; no da japonesa, estilo, acabamento, instrumentos, itens de conveniência e visibilidade; e no da alemã, espaço interno e porta-malas.

Tudo considerado, preços inclusive, o Logan é o vencedor do comparativo: fornece atributos importantes em um sedã compacto, como espaço para passageiros e bagagem, associados a bons equipamentos de conforto e pelo menor valor. Em segundo vem o Voyage, o “esportivo” do grupo: fica para trás em espaço, mas é o mais rápido e tem um conjunto agradável quanto a câmbio, direção e estabilidade, só que custa mais do que deveria. O último colocado, o Etios, mescla qualidades como economia, espaço (sobretudo no porta-malas) e boa dirigibilidade, mas não vale seu preço diante do desprezo da marca a fatores como aparência, acabamento e conteúdo.

 

Nossas notas

Logan

Etios

Voyage

Estilo 4 2 3
Acabamento 3 2 3
Posição de dirigir 4 3 3
Instrumentos 4 3 4
Itens de conveniência 4 3 4
Espaço interno 4 4 3
Porta-malas 5 5 4
Motor 4 4 4
Desempenho 3 3 4
Consumo 3 4 3
Câmbio 4 5 5
Freios 4 4 4
Direção 3 4 4
Suspensão 3 4 3
Estabilidade 3 3 4
Visibilidade 4 3 4
Segurança passiva 3 3 3
Custo-benefício 4 3 3

Média

3,67

3,44

3,61

Posição

1º.

3°.

2º.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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Logan Etios Voyage
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Ficha técnica

Logan

Etios

Voyage

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/ alumínio alumínio ferro fundido/ alumínio
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote no cabeçote
Válvulas por cilindro 2 4 2
Diâmetro e curso 79,5 x 80,5 mm 72,5 x 90,6 mm 76,5 x 86,9 mm
Cilindrada 1.598 cm³ 1.496 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 12:1 12,1:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas.) 98 cv a 5.250 rpm 92 cv a 5.600 rpm 101 cv a 5.250 rpm
Potência máxima (álc.) 106 cv a 5.250 rpm 96,5 cv a 5.600 rpm 104 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas.) 14,5 m.kgf a 2.850 rpm 13,9 m.kgf a 3.100 rpm 15,4 m.kgf a 2.500 rpm
Torque máximo (álc.) 15,5 m.kgf a 2.850 rpm 13,9 m.kgf a 3.100 rpm 15,6 m.kgf a 2.500 rpm
Potência específica (gas./álc.) 61,3 / 66,3 cv/l 61,5 / 64,5 cv/l 63,2 / 65,1 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual / 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm (em km/h)
1ª. 3,73 / 7 3,55 / 8 3,45 / 8
2ª. 2,05 / 13 1,91 / 15 1,95 / 14
3ª. 1,32 / 20 1,31 / 22 1,28 / 21
4ª. 0,97 / 28 0,97 / 30 0,93 / 29
5ª. 0,76 / 35 0,80 / 36 0,74 / 36
Relação de diferencial 4,36 3,94 4,19
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (259 mm ø) a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (239 mm ø)
Traseiros a tambor (203 mm ø) a tambor (ø ND) a tambor (200 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica elétrica hidráulica
Diâmetro de giro 10,6 m 9,8 m 10,8 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro dianteiro
Rodas
Dimensões 15 pol 5,5 x 15 pol 6 x 15 pol
Pneus 185/65 R 15 185/60 R 15 195/55 R 15
Dimensões
Comprimento 4,349 m 4,265 m 4,215 m
Largura 1,733 m 1,695 m 1,656 m
Altura 1,529 m 1,51 m 1,462 m
Entre-eixos 2,635 m 2,55 m 2,465 m
Bitola dianteira ND ND 1,429 m
Bitola traseira ND ND 1,416 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,34 0,31 0,313
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 45 l 55 l
Compartimento de bagagem 510 l 562 l 460 l
Peso em ordem de marcha 1.070 kg 980 kg 985 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 10,9 / 10,1 kg/cv 10,6 / 10,1 kg/cv 9,8 / 9,5 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2014
Pneus Bridgestone Turanza ER 300 Pirelli Cinturato P1 Pirelli P7
Quilometragem inicial 4.000 km 500 km 3.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível

 

 

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