Não se engane pelo menor preço inicial do Fiat: ele precisa de mais opcionais (que somam quase R$ 10 mil) para se equivaler aos demais em equipamentos
Preços
Argo | Fiesta | 208 | Polo | |
Sem opcionais | R$ 67.800 | R$ 75.190 | R$ 70.490 | R$ 69.190 |
Como avaliado | R$ 77.400 | R$ 75.190 | R$ 70.490 | R$ 71.990 |
Completo | R$ 79.000 | R$ 76.490 | R$ 72.180 | R$ 76.240 |
Preços sugeridos em 21/12/17 com transmissão automática ou automatizada; menores preços em destaque; pinturas especiais constam apenas do preço completo; consulte os sites: Argo, Fiesta, 208, Polo |
Custo-benefício
O Argo Precision tem o menor preço inicial (R$ 67,8 mil com caixa automática), mas é o carro avaliado que trazia mais opcionais. Com ar-condicionado automático, bancos que simulam couro, bolsas infláveis laterais, câmera e sensor traseiros, chave presencial, faróis e limpador automáticos, retrovisor fotocrômico e rodas de 16 pol, entre outros, ele chegava a R$ 77,4 mil — e boa parte desse conteúdo vem de série nos concorrentes.
Segundo carro mais em conta, o Polo Highline parte de R$ 69,2 mil e veio para teste apenas com o pacote Technology: câmera traseira, faróis e limpador automáticos, frenagem pós-colisão, monitores de fadiga do motorista e de pneus, navegador, retrovisor fotocrômico, sensores à frente e atrás, sistema de áudio com tela de 8 pol (em vez de 6,5) e toca-DVDs e outros itens que o levavam a R$ 72 mil. Poderia receber ainda bancos que simulam couro, banco dianteiro direito rebatível, quadro de instrumentos digital configurável e rodas de 17 pol.
O 208 Griffe custa R$ 70,5 mil e não oferece opcionais. É a mesma condição do Fiesta, o de preço inicial mais alto, R$ 75,2 mil — na verdade a Ford oferece quatro versões com os mesmos motor e transmissão, que funcionam como pacotes de opcionais, sendo a Titanium Plus a mais cara delas.
Como foram avaliados, há relativo equilíbrio de conteúdo entre os quatro. Alguns itens de conveniência favorecem um ou outro: o 208 é o único a ter ar-condicionado de duas zonas, mas não traz chave presencial, por exemplo. Alguns equipamentos de série dele e do Fiesta estavam nos rivais como opcionais. Maior diferença pode ser notada em recursos de segurança: apenas Ford e Peugeot usam cortinas infláveis, mas o segundo não tem controle de estabilidade. No fim das contas, o Polo acena com a melhor relação entre equipamentos e preço, e o Argo, com a pior delas.
A VW chegou forte com a melhor relação custo-benefício, seguida pela Peugeot; caberia revisão de preços por Fiat e Ford para manter a competitividade
Mas vamos às notas, que contam muito mais sobre como são os carros. Elas apontam superioridade do Argo em instrumentos, do Fiesta em direção e estabilidade, do 208 em visibilidade e do Polo em posição de dirigir, motor e desempenho. Na outra ponta, ficaram em último lugar o Fiat em consumo e o Ford em estilo, instrumentos, espaço interno e transmissão (Peugeot e VW não levaram sozinhos a pior nota em nenhum quesito).
Pelo exposto, conclui-se que o Polo brilhou em mais itens do que qualquer outro e o Fiesta revelou mais deficiências que os demais. Ficaram à mostra a excelência do conjunto mecânico do VW, que merecia ter sido associada a mais inspiração estética e capricho no interior; os atributos de comportamento e eficiência do Ford, que está defasado em praticidade e conforto; o bom resultado do Fiat em aspectos de conveniência, prejudicado pela menor eficiência do motor e o peso elevado; e o equilíbrio geral do Peugeot, que parece ter sanado sua maior limitação com a nova transmissão.
Consideradas as notas dos primeiros 17 quesitos, temos Polo à frente, Argo e 208 empatados e o Fiesta em desvantagem. Só que falta considerar os preços.
Talvez o Fiesta pudesse ser desculpado pelas limitações se custasse menos, mas era o segundo mais caro como avaliado — R$ 3,2 mil acima do Polo que tanto sobressaiu. Entre os intermediários o 208 revelou bom custo-benefício, por ser o mais barato, enquanto o Argo foi penalizado pelo preço mais salgado. Ao fim, não restou dúvida: com valor atraente pelo melhor conjunto, o novo Volkswagen merece nossa recomendação entre os quatro, seguido pelo Peugeot. Para Fiat e Ford fica a sugestão de rever os preços para que seus carros, com válidos atributos, possam competir melhor.
Nossas notas
Argo | Fiesta | 208 | Polo | |
Estilo | 4 | 3 | 4 | 4 |
Acabamento | 4 | 3 | 4 | 3 |
Posição de dirigir | 4 | 4 | 4 | 5 |
Instrumentos | 5 | 3 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 5 | 4 | 4 | 5 |
Espaço interno | 3 | 2 | 3 | 4 |
Porta-malas | 3 | 3 | 3 | 3 |
Motor | 4 | 4 | 4 | 5 |
Desempenho | 3 | 3 | 3 | 4 |
Consumo | 3 | 5 | 4 | 5 |
Transmissão | 4 | 3 | 4 | 4 |
Freios | 4 | 4 | 4 | 4 |
Direção | 4 | 5 | 4 | 4 |
Suspensão | 4 | 3 | 3 | 4 |
Estabilidade | 3 | 5 | 3 | 4 |
Visibilidade | 3 | 3 | 4 | 3 |
Segurança passiva | 4 | 5 | 5 | 4 |
Custo-benefício | 3 | 3 | 4 | 5 |
Média | 3,72 | 3,61 | 3,78 | 4,11 |
Posição | 3º. | 4º. | 2º. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
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