Pagam-se R$ 1,3 mil a mais pelo Fiat, sem opcionais, mas o Renault é que vem mais equipado em termos de conveniência e segurança
Custo-benefício
Os preços básicos estão próximos, com o Mobi mais caro por R$ 1,3 mil. Contudo, quem traz mais equipamentos nessa condição é o Kwid: bolsas infláveis laterais, fixações Isofix, sistema de áudio com navegador e câmera traseira, faróis de neblina, ajuste elétrico de retrovisores. O Fiat avaliado trazia os pacotes de opcionais disponíveis, que incluem áudio (no caso com interface Live On), os citados faróis e itens ausentes do rival como rodas de alumínio e sensores de estacionamento. Só que nessa condição o Mobi se torna caro: R$ 6,9 mil acima do Kwid.
Teria ele outras qualidades que justificassem pagar 17% a mais? Vejamos. As notas (quadro abaixo) indicam que o Fiat é superior em espaço interno, freios e suspensão, mas perde para o Renault em estilo, porta-malas e segurança passiva. Os dois são excelentes em consumo e muito bons em direção, mas críticos em posição de dirigir e espaço interno.
Mais qualidades por menos dinheiro garantem melhor custo-benefício ao Kwid; o Mobi ainda pode ser competitivo, mas precisa de redução de preço
Como as vantagens do Kwid em dois dos itens são consistentes, ele chega com mais pontos ao último e importante item: custo-benefício. Aqui, precisa-se dizer algo mais? Um carro pouco melhor na média custar quase R$ 7 mil a menos faz dele uma opção claramente vantajosa, o que explica os dois pontos a mais nesse quesito.
Afinal, o Mobi levou a “surra” que o novo concorrente fazia esperar? Em termos. Bem preparado com o motor Firefly e algumas vantagens de projeto, o Fiat mantém condições de ser competitivo ao Renault, desde que seu preço seja revisto às condições atuais de competição. Por outro lado, o Kwid estreou com alguns trunfos — um deles o preço bastante atraente. E existe outro item a seu favor, não considerado no comparativo: mesmo quem optar pela mais simples de suas versões levará idêntico trem de força, enquanto a Fiat restringe o eficiente motor Firefly à versão Drive.
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Nossas notas
| Mobi | Kwid | |
| Estilo | 2 | 3 |
| Acabamento | 3 | 3 |
| Posição de dirigir | 2 | 2 |
| Instrumentos | 4 | 4 |
| Itens de conveniência | 3 | 3 |
| Espaço interno | 3 | 2 |
| Porta-malas | 2 | 4 |
| Motor | 3 | 3 |
| Desempenho | 3 | 3 |
| Consumo | 5 | 5 |
| Transmissão | 3 | 3 |
| Freios | 4 | 3 |
| Direção | 4 | 4 |
| Suspensão | 4 | 3 |
| Estabilidade | 3 | 3 |
| Visibilidade | 3 | 3 |
| Segurança passiva | 2 | 4 |
| Custo-benefício | 2 | 4 |
| Média | 3,06 | 3,28 |
| Posição | 2°. | 1º. |
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