Além de ter mais equipamentos e o menor preço, o Ka obteve ligeira vantagem sobre o Uno (o mais caro) e o Up na média de notas, configurando-se a melhor compra
Custo-benefício
Apesar do preço inicial mais alto, o Ka SEL vem em pacote fechado, enquanto os concorrentes precisam de numerosos opcionais para alcançar seu patamar de equipamentos, como ar-condicionado, rodas de alumínio, alarme, interface Bluetooth e, no caso do Move Up, até mesmo direção assistida, controle elétrico de vidros e sistema de áudio (não, bancos e volante não são cobrados à parte…). No Uno avaliado as opções aumentavam o preço inicial em 22%, e no Up, em 27% — e ainda existem outras nos catálogos. Assim configurados, o Fiat tornava-se o mais caro, 4,6% acima do VW, que custava 2% a mais que o Ford.
Mesmo com o menor preço entre as unidades comparadas, o Ka sai-se bem em termos de conteúdo. Tem os principais itens dos concorrentes e outros exclusivos, como controle de estabilidade e comandos por voz, enquanto o Up é o único com fixação Isofix e navegador, e o Uno, com parada/partida automática. Se os três custassem o mesmo, o conjunto de equipamentos do Ford ainda nos pareceria o melhor: o que dizer sendo o mais barato?
A comparação de notas (abaixo) apontou outros contrastes. O Uno foi o melhor em itens de conveniência e o pior em câmbio e direção. O Ka destacou-se por estilo, direção e estabilidade, ficando para trás em porta-malas. Para o Up ficaram as vitórias em motor, consumo e freios, mas também as piores notas em acabamento, itens de conveniência, espaço interno e suspensão.
Para quem procura acima de tudo economia de combustível — nosso foco do comparativo, afinal —, o Up mostrou-se a opção mais acertada. Na análise geral, porém, o lançamento da VW revelou mais carências que vantagens sobre os concorrentes. O Uno evoluiu em interior, mas precisa melhorar no que não foi alterado, como o desempenho do motor 1,4-litro. Ao fim, o Ka mostrou mais benefícios que limitações e obteve a melhor nota em relação custo-benefício, pois é o modelo que mais oferece pelo menor preço, o que reforçou sua vantagem na média de notas e lhe garantiu o primeiro lugar. Por isso, quando se trata de apostar suas economias, é ele que tem nossa maior recomendação.
| Mais Avaliações |
Nossas notas
Uno |
Ka |
Up |
|
| Estilo | 3 | 4 | 3 |
| Acabamento | 4 | 4 | 3 |
| Posição de dirigir | 3 | 3 | 3 |
| Instrumentos | 4 | 4 | 4 |
| Itens de conveniência | 4 | 3 | 2 |
| Espaço interno | 3 | 3 | 2 |
| Porta-malas | 4 | 3 | 4 |
| Motor | 3 | 3 | 4 |
| Desempenho | 3 | 3 | 3 |
| Consumo | 4 | 4 | 5 |
| Câmbio | 4 | 5 | 5 |
| Freios | 3 | 3 | 4 |
| Direção | 3 | 5 | 4 |
| Suspensão | 4 | 4 | 3 |
| Estabilidade | 4 | 5 | 4 |
| Visibilidade | 3 | 3 | 3 |
| Segurança passiva | 4 | 3 | 4 |
| Custo-benefício | 3 | 4 | 3 |
Média |
3,5 |
3,67 |
3,5 |
Posição |
2º. |
1º. |
2º. |
| As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia | |||
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
| Uno | Ka | Up |
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Ficha técnica
Uno |
Ka |
Up |
|
Motor |
|||
| Posição | transversal | ||
| Cilindros | 4 em linha | 3 em linha | |
| Material do bloco/cabeçote´ | ferro fundido/alumínio | alumínio | |
| Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote | |
| Válvulas por cilindro | 2, variação de tempo | 4, variação de tempo | |
| Diâmetro e curso | 72 x 84 mm | 71,9 x 81,8 mm | 74,5 x 76,4 mm |
| Cilindrada | 1.368 cm³ | 997 cm³ | 999 cm³ |
| Taxa de compressão | 12,3:1 | 12:1 | 11,5:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
| Potência máxima (gas./álc.) | 85/88 cv a 5.750 rpm | 80/85 cv a 6.500 rpm | 75/82 cv a 6.250 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm | 10,2 m.kgf a 3.500 rpm/ 10,7 m.kgf a 4.500 rpm | 9,7/10,4 m.kgf a 3.000 rpm |
| Potência específica (gas./álc.) | 62,1/64,3 cv/l | 80,2/85,3 cv/l | 75,1/82,1 cv/l |
Transmissão |
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| Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 | ||
| Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
| 1ª. | 4,27 / 7 km/h | 3,85 / 6 km/h | 3,77 / 6 km/h |
| 2ª. | 2,32 / 13 km/h | 2,04 / 12 km/h | 2,09 / 11 km/h |
| 3ª. | 1,44 / 21 km/h | 1,28 / 19 km/h | 1,28 / 18 km/h |
| 4ª. | 1,03 / 29 km/h | 0,95 / 25 km/h | 0,93 / 25 km/h |
| 5ª. | 0,84 / 35 km/h | 0,76 / 31 km/h | 0,74 / 31 km/h |
| Relação de diferencial | 3,71 | 4,73 | 4,93 |
| Regime a 120 km/h (5ª.) | 3.400 rpm | 3.850 rpm | 3.850 rpm |
| Regime à velocidade máxima informada (gas./álc.) | 5.900/6.000 rpm (4ª.) | ND | 5.250/5.300 rpm (5ª.) |
| Tração | dianteira | ||
Freios |
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| Dianteiros | a disco (257 mm ø) | a disco (ø ND) | a disco ventilado (256 mm ø) |
| Traseiros | a tambor (203 mm ø) | a tambor (ø ND) | a tambor (200 mm ø) |
| Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção |
|||
| Sistema | pinhão e cremalheira | ||
| Assistência | hidráulica | elétrica | |
| Diâmetro de giro | 9,8 m | ND | 9,7 m |
Suspensão |
|||
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
| Traseira | eixo de torção | ||
| Estabilizador(es) | dianteiro | ||
Rodas |
|||
| Dimensões | 5,5 x 14 pol | 6 x 15 pol | 5 x 14 pol |
| Pneus | 175/65 R 14 H | 195/55 R 15 | 175/70 R 14 |
Dimensões |
|||
| Comprimento | 3,811 m | 3,886 m | 3,605 m |
| Largura | 1,636 m | 1,695 m | 1,645 m |
| Altura | 1,48 m | 1,525 m | 1,50 m |
| Entre-eixos | 2,38 m | 2,491 m | 2,421 m |
| Bitola dianteira | 1,43 m | ND | 1,423 m |
| Bitola traseira | 1,42 m | ND | 1,424 m |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | ND | 0,361 |
Capacidades e peso |
|||
| Tanque de combustível | 48 l | 52 l | 50 l |
| Compartimento de bagagem | 280 l | 257 l | 285 l |
| Peso em ordem de marcha | 990 kg | 1.026 kg | 958 kg |
| Relação peso-potência (gas./álc.) | 11,6/11,3 kg/cv | 12,8/12,1 kg/cv | 12,8/11,7 kg/cv |
Garantia |
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| Prazo | 1 ano sem limite de km (3 anos para motor e câmbio) | 3 anos sem limite de km | |
Carro avaliado |
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| Ano-modelo | 2015 | 2014 | |
| Pneus | Pirelli Cinturato P1 | Pirelli Cinturato P7 | Goodyear GPS Duraplus |
| Quilometragem inicial | 500 km | 7.000 km | 1.000 km |
| Dados do fabricante; ND = não disponível | |||














