Sentra vs. Corolla: em comum, muito mais que o CVT

Nissan Sentra SL
Toyota Corolla XEi
 
Apesar de superior em mais itens, o Corolla é mais caro, fazendo do Sentra (à
esquerda) uma válida alternativa, com vantagens sobre ele em alguns aspectos

 

Preços

Sentra

Corolla

Sem opcionais R$ 75.490 R$ 81.480
Como avaliado R$ 75.490 R$ 81.480
Completo R$ 75.490 R$ 82.380
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 5/6/14; menores preços em destaque; consulte os sites: Sentra, Corolla

 

Custo-benefício

Como já vimos na abertura do comparativo, o Corolla custa cerca de R$ 6 mil ou 8% a mais, ambos oferecidos em pacotes fechados (a única opção é a pintura branca perolizada para esse modelo por mais R$ 900). Os conteúdos dessas versões são parecidos, mas há vantagens relevantes para o Sentra como cortinas infláveis, teto solar e chave presencial, ao lado de outros itens de conveniência, enquanto o Corolla acena com bolsa inflável para os joelhos e sistema de TV/vídeo no painel. Pela diferença de preço, portanto, o Nissan aparece em clara vantagem.

Na comparação item por item (veja notas abaixo),  o Sentra saiu-se melhor em posição de dirigir e itens de conveniência, e o Corolla, em desempenho, consumo, câmbio e suspensão. Nota-se que o Toyota obteve melhores resultados em aspectos mecânicos, o que denota a necessidade de evolução pelo concorrente, mas no que se refere ao ambiente interno a Nissan fez seu trabalho muito bem. No último item, a relação custo-benefício, ponto para o Sentra por custar 8% a menos e oferecer um conjunto bastante próximo ao do rival.

 

 

O que se percebe ao comparar o novo Corolla ao anterior é que a fábrica ousou na modernização visual e atacou certas deficiências, como o câmbio automático de apenas quatro marchas, mas não foi muito além: no conjunto, ele é praticamente o mesmo (bom) carro de antes. Já o Sentra, se evoluiu menos em termos mecânicos, ganhou mais em itens de conforto e conveniência, ficou mais espaçoso no porta-malas e resolveu o antigo desconforto da suspensão traseira.

Talvez a liderança de vendas de seu modelo tenha deixado a Toyota em posição de conforto, mas o recente crescimento do Sentra no mercado deve servir de alerta: a concorrência não está parada. E, a julgar pelo que o Nissan revelou na comparação, quem busca uma alternativa ao Corolla pode levar um carro tão bom quanto ele na maioria dos aspectos a um preço menor.

 

Nossas notas

Sentra

Corolla

Estilo 4 4
Acabamento 4 4
Posição de dirigir 4 3
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 4 3
Espaço interno 4 4
Porta-malas 4 4
Motor 4 4
Desempenho 3 4
Consumo 3 4
Câmbio 3 4
Freios 4 4
Direção 5 5
Suspensão 4 5
Estabilidade 4 4
Visibilidade 4 4
Segurança passiva 4 4
Custo-benefício 4 3

Média

3,89

3,94

Posição

2º.

1º.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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Sentra Corolla
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Ficha técnica

Sentra

Corolla

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 84 x 90,1 mm 80,5 x 97,6 mm
Cilindrada 1.997 cm³ 1.986 cm³
Taxa de compressão 9,7:1 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 140 cv a 5.100 rpm 143 cv a 5.600 rpm/ 154 cv a 5.800 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 20 m.kgf a 4.800 rpm 19,4 m.kgf a 4.000 rpm/ 20,3 m.kgf a 4.800 rpm
Potência específica (gas./álc.) 70,1 cv/l 72,0/77,5 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático de variação contínua
Relações variação entre 2,63 e 0,38 variação entre 2,40 e 0,43
Relação de diferencial 5,10 4,76
Regime a 120 km/h* 1.950 rpm 2.100 rpm
Regime à vel. máxima informada* 3.000 rpm ND
Tração dianteira
* na relação mais longa
Freios
Dianteiros a disco ventilado (279 mm ø) a disco ventilado (274 mm ø)
Traseiros a disco (292 mm ø) a disco (259 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,6 m 10,8 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 17 pol 16 pol
Pneus 205/50 R 17 V 205/55 R 16 V
Dimensões
Comprimento 4,625 m 4,62 m
Largura 1,761 m 1,775 m
Altura 1,50 m 1,475 m
Entre-eixos 2,70 m 2,70 m
Bitola dianteira ND 1,519 m
Bitola traseira ND 1,521 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,29 0,30
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 60 l
Compartimento de bagagem 503 l 470 l
Peso em ordem de marcha 1.348 kg 1.290 kg
Rel. peso-potência (gas./álc.) 9,6 kg/cv 9,0/8,4 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2014 2015
Pneus Continental Conti Premium Contact 2E Bridgestone Turanza ER 300
Quilometragem inicial 4.000 km 2.500 km
Dados dos fabricantes

 

 

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