Bons detalhes do Ka+: desenho elaborado nas portas, comandos por voz, mais espaços
para objetos (até um oculto na lateral do painel) e ajuste de intervalo do limpador
Detalhes favoráveis ao Ka+ são a fartura de porta-objetos e nichos no console central, outro deles disfarçado ao lado do painel (acessível apenas com a porta aberta), controle elétrico de vidros com função um-toque no do motorista (nem isso no Logan), alarme volumétrico com ultrassom, comutador de farol baixo/alto apenas de puxar (com batente bem definido, para não passar ao facho alto quando se quer relampejar, e que não permite ligá-lo já em alto), duas luzes de leitura na frente (uma no rival), partida assistida (basta um rápido giro de chave, sem esperar o motor pegar) e ajuste do intervalo do limpador de para-brisa. Ele tem ainda um ar-condicionado potente como raramente se vê no segmento, mas ativar a recirculação sempre que se liga o motor, estando o ar acionado, não foi uma boa ideia.
Para a bagagem o Renault é maior,
510 litros ante 445 do Ford, que sobressai
pelo uso de articulações pantográficas
O Logan responde com controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento na traseira, mola a gás para manter aberto o capô e maçanetas internas cromadas, mais fáceis de encontrar à noite. Bons itens presentes nos dois são controles de áudio no volante, marcador de temperatura externa, comandos internos para porta-malas e tampa de abastecimento, aviso para porta mal fechada, três alças de teto, espelhos nos para-sóis, interruptor central de travamento das portas e seu comando a distância.
Destaques do Logan: ar-condicionado automático, limitador e controlador de
velocidade e tela central com navegador, áudio e indicadores de eficiência
Deveriam ser revistas as ausências de luzes de cortesia na parte traseira e faixa degradê no para-brisa em ambos, da função uma-varrida do limpador do vidro do Logan e do ajuste elétrico dos retrovisores no Ka+ (embora a marca prometa oferecer como acessório instalado em concessionária). No Ford o limpador deixa áreas muito grandes acima e à esquerda sem varrer, um descuido raro hoje.
Espaço sempre foi um destaque do Logan e não é diferente no novo modelo, que acomoda bem quatro adultos e uma criança (três adultos atrás viajam apertados, como em qualquer carro desse porte). Ele é mais amplo em largura, espaço para cabeça e sobretudo para as pernas de quem vai atrás, enquanto o Ka+ fica dentro do habitual na classe, sendo um tanto estreito, e ainda impõe um encosto desconfortável para o passageiro central atrás.
Também para a bagagem o Renault é maior, com capacidade de 510 litros ante 445 do Ford. Este sobressai pelo uso de articulações pantográficas na tampa, verdadeiro requinte hoje em dia (a maioria dos sedãs de luxo deixou de usá-las), mas o vão de acesso é estreito e tem base um tanto alta. Feia nos dois é a falta de acabamento interno na tampa, com chapas e fios à mostra; o Ka+ expõe ainda o improvisado cabo de abertura elétrica da tampa. Vantajoso no Logan é o estepe em tamanho integral (apenas com roda de aço), enquanto o concorrente usa um 175/65 R 14 de medida diversa dos demais pneus.
O porta-malas do Renault (à direita) acomoda mais bagagem, mas pode
amassá-la ao fechar a tampa, o que o Ford evita com articulações pantográficas
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Equipamentos de série e opcionais
Ka+ |
Logan |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/ND | S/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | ND | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/ND/1 | S/O/1 |
Bancos/volante revestidos em couro | ND | O/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND | ND/O |
Câmera traseira para manobras | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | ND | ND |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | ND | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA |
Luz traseira de neblina | ND | ND |
Navegador por GPS | ND | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | ND | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND | ND/O |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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