Por preços muito próximos, oferecem conteúdos similares; o Ka+ destaca-se
mais por atributos mecânicos, e o Logan, pelas qualidades da carroceria
Custo-benefício
O Ka+ SEL vem em configuração fechada, que admite apenas pinturas especiais, ao custo de R$ 1.270 no caso do vermelho avaliado; assim, o preço termina em R$ 48.760. Nosso Logan Dynamique trazia sistema Media Nav com navegador e tela tátil, sensores de estacionamento traseiros e ar-condicionado automático, no pacote Techno Plus de R$ 1.600, e pintura metálica a R$ 1.100, em total de R$ 48.880. Poderia ainda receber bancos revestidos de couro por R$ 1.140.
Conforme avaliados, o Renault saía em vantagem pelos conteúdos acima e outros como controlador e limitador de velocidade e ajuste elétrico de retrovisores, mas deixava de fora o controle de estabilidade, item ainda exclusivo do Ford entre os sedãs pequenos nacionais. Portanto, as diferenças entre carros de preços tão próximos ficam na escolha entre algumas conveniências e um item de segurança ativa.
Na comparação quesito a quesito, como mostra o quadro de notas abaixo, o Ka+ sobressaiu naqueles relacionados à parte mecânica (desempenho, consumo, câmbio, direção e estabilidade), cabendo ao Logan melhor julgamento em aspectos do interior (itens de conveniência, espaço interno, porta-malas e visibilidade). Seria interessante poder associar a carroceria do Renault à mecânica do Ford, o que resultaria em um carro espaçoso, bem equipado, eficiente e agradável de dirigir.
Se o Ka+ pretendia se provar um dos melhores sedãs compactos do mercado, sua missão foi bem sucedida: superou por pequena margem o Logan, que havia obtido o primeiro lugar em recente comparativo com Etios e Voyage. Ficou evidente, acima de tudo, o acerto da Ford em oferecer um conjunto mecânico bastante atual, em oposição ao aproveitamento de velhos recursos pela Renault em um carro rejuvenescido em aparência. Para o interessado em um modelo dessa categoria, são duas fortes opções a considerar, cada um com seus atributos.
Mais Avaliações |
Nossas notas
Ka+ |
Logan |
|
Estilo | 4 | 4 |
Acabamento | 3 | 3 |
Posição de dirigir | 4 | 4 |
Instrumentos | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 4 |
Porta-malas | 4 | 5 |
Motor | 4 | 4 |
Desempenho | 4 | 3 |
Consumo | 4 | 3 |
Câmbio | 5 | 4 |
Freios | 4 | 4 |
Direção | 5 | 3 |
Suspensão | 3 | 3 |
Estabilidade | 4 | 3 |
Visibilidade | 3 | 4 |
Segurança passiva | 3 | 3 |
Custo-benefício | 4 | 4 |
Média |
3,78 |
3,67 |
Posição |
1º. |
2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
Ka e Ka+ | Logan |
Envie sua opinião sobre o carro que possui |