Se em aceleração e consumo as vantagens foram todas do Ka+, das retomadas o
Logan venceu a maioria, mas perdeu as que terminam a 120 km/h em terceira
Desempenho e consumo
Um mais leve e potente, outro com mais torque: como os adversários se saíram nas medições de desempenho e consumo do Best Cars?
O Ka+ mostrou vantagem em aceleração, como ao fazer de 0 a 120 km/h em 16,2 ante 18,9 segundos do Logan. O baixo regime máximo do Renault (6.000 rpm) prejudica-o nessa prova, pois ele chega aos 120 em terceira marcha “em cima” do corte de rotação, um tanto além do ponto de maior potência do motor (passar à quarta mais cedo não ajuda, tanto pelo tempo da troca de marcha quanto pela queda de rotação depois dela), mas as medições de 0-80 e 0-100 também deixaram o Ford à frente.
Nas retomadas a disputa foi mais equilibrada. O Ka+ venceu nas provas concluídas a 120 km/h em terceira marcha pela mesma razão acima: esticar o motor do Logan a tal limite afasta-o de seu melhor desempenho, enquanto o do oponente está em sua plenitude. Nas medições que usam rotação mais baixa, como 80-120 em quinta, o Renault foi bem melhor que o adversário tanto pelo torque superior quanto pela marcha mais curta.
O Ka+ provou-se mais econômico tanto nos trajetos urbanos quanto no rodoviário, com ou sem uso de ar-condicionado, e assim obteve maior autonomia, para o que concorre o tanque de capacidade pouco mais ampla.
Medições Best Cars
Ka+ |
Logan |
|
Aceleração | ||
0 a 80 km/h | 7,9 s | 9,1 s |
0 a 100 km/h | 12,0 s | 12,7 s |
0 a 120 km/h | 16,2 s | 18,9 s |
0 a 400 m | 17,9 s | 18,6 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h (3ª.) | 8,8 s | 8,4 s |
60 a 100 km/h (4ª.) | 12,3 s | 11,6 s |
60 a 120 km/h (3ª.) | 12,9 s | 13,8 s |
60 a 120 km/h (4ª.) | 18,6 s | 17,2 s |
80 a 120 km/h (3ª.) | 8,9 s | 10,0 s |
80 a 120 km/h (4ª.) | 13,3 s | 12,7 s |
80 a 120 km/h (5ª.) | 19,1 s | 17,4 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 11,0 km/l | 10,4 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,1 km/l | 5,4 km/l |
Trajeto em rodovia | 9,6 km/l | 8,9 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 515 km | 468 km |
Trajeto exigente em cidade | 285 km | 243 km |
Trajeto em rodovia | 449 km | 401 km |
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Dados dos fabricantes
Ka+ |
Logan |
|||
gas. | álc. | gas. | álc. | |
Velocidade máxima | ND | 178 km/h | 180 km/h | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 11,9 s | 11,6 s | |
Consumo em cidade | 11,5 km/l | 7,9 km/l | 11,9 km/l | 8,1 km/l |
Consumo em rodovia | 13,6 km/l | 9,5 km/l | 13,4 km/l | 9,2 km/l |
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro |
Ficha técnica
Ka+ |
Logan |
|
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 | 2 |
Diâmetro e curso | 79 x 76,4 mm | 79,5 x 80,5 mm |
Cilindrada | 1.499 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 11:1 | 12:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 105 cv a 6.500 rpm/ 110 cv a 5.500 rpm | 98/106 cv a 5.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 14,6/14,9 m.kgf a 4.250 rpm | 14,5/15,5 m.kgf a 2.850 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 70,0/73,4 cv/l | 61,3/66,3 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 3,85 / 7 km/h | 3,73 / 7 km/h |
2ª. | 2,04 / 14 km/h | 2,05 / 13 km/h |
3ª. | 1,28 / 22 km/h | 1,32 / 20 km/h |
4ª. | 0,95 / 29 km/h | 0,97 / 28 km/h |
5ª. | 0,76 / 36 km/h | 0,76 / 35 km/h |
Relação de diferencial | 4,07 | 4,36 |
Regime a 120 km/h (5ª.) | 3.300 rpm | 3.400 rpm |
Regime à vel. máxima informada (gas./álc. – 5ª.) | ND | 5.050/5.100 rpm |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco (ø ND) | a disco ventilado (259 mm ø) |
Traseiros | a tambor (ø ND) | a tambor (203 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | hidráulica |
Diâmetro de giro | ND | 10,6 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 15 pol |
Pneus | 195/55 R 15 H | 185/65 R 15 H |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,254 m | 4,349 m |
Largura | 1,695 m | 1,733 m |
Altura | 1,46 m | 1,529 m |
Entre-eixos | 2,491 m | 2,635 m |
Bitola dianteira | ND | |
Bitola traseira | ND | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | 0,34 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 52 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 445 l | 510 l |
Peso em ordem de marcha | 1.048 kg | 1.070 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 10,0/9,5 kg/cv | 10,9/10,1 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | |
Carro avaliado | ||
Ano-modelo | 2015 | 2014 |
Pneus | Pirelli Cinturato P7 | Bridgestone Turanza ER 300 |
Quilometragem inicial | 2.000 km | 4.000 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível |
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