Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Ford Ka+ mostra as chances diante de Renault Logan

26/09/2014
in Comparativo, Ford, Renault
Ford Ka Mais SEL
Renault Logan Dynamique
 
Se em aceleração e consumo as vantagens foram todas do Ka+, das retomadas o
Logan venceu a maioria, mas perdeu as que terminam a 120 km/h em terceira

 

Desempenho e consumo

Um mais leve e potente, outro com mais torque: como os adversários se saíram nas medições de desempenho e consumo do Best Cars?

O Ka+ mostrou vantagem em aceleração, como ao fazer de 0 a 120 km/h em 16,2 ante 18,9 segundos do Logan. O baixo regime máximo do Renault (6.000 rpm) prejudica-o nessa prova, pois ele chega aos 120 em terceira marcha “em cima” do corte de rotação, um tanto além do ponto de maior potência do motor (passar à quarta mais cedo não ajuda, tanto pelo tempo da troca de marcha quanto pela queda de rotação depois dela), mas as medições de 0-80 e 0-100 também deixaram o Ford à frente.

Nas retomadas a disputa foi mais equilibrada. O Ka+ venceu nas provas concluídas a 120 km/h em terceira marcha pela mesma razão acima: esticar o motor do Logan a tal limite afasta-o de seu melhor desempenho, enquanto o do oponente está em sua plenitude. Nas medições que usam rotação mais baixa, como 80-120 em quinta, o Renault foi bem melhor que o adversário tanto pelo torque superior quanto pela marcha mais curta.

O Ka+ provou-se mais econômico tanto nos trajetos urbanos quanto no rodoviário, com ou sem uso de ar-condicionado, e assim obteve maior autonomia, para o que concorre o tanque de capacidade pouco mais ampla.

 

 

Medições Best Cars

Ka+

Logan

Aceleração
0 a 80 km/h 7,9 s 9,1 s
0 a 100 km/h 12,0 s 12,7 s
0 a 120 km/h 16,2 s 18,9 s
0 a 400 m 17,9 s 18,6 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.) 8,8 s 8,4 s
60 a 100 km/h (4ª.) 12,3 s 11,6 s
60 a 120 km/h (3ª.) 12,9 s 13,8 s
60 a 120 km/h (4ª.) 18,6 s 17,2 s
80 a 120 km/h (3ª.) 8,9 s 10,0 s
80 a 120 km/h (4ª.) 13,3 s 12,7 s
80 a 120 km/h (5ª.) 19,1 s 17,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 11,0 km/l 10,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,1 km/l 5,4 km/l
Trajeto em rodovia 9,6 km/l 8,9 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 515 km 468 km
Trajeto exigente em cidade 285 km 243 km
Trajeto em rodovia 449 km 401 km
Testes efetuados com álcool; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

Ka+

Logan

gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima ND 178 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 11,9 s 11,6 s
Consumo em cidade 11,5 km/l 7,9 km/l 11,9 km/l 8,1 km/l
Consumo em rodovia 13,6 km/l 9,5 km/l 13,4 km/l 9,2 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Ficha técnica

Ka+

Logan

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote no cabeçote
Válvulas por cilindro 4 2
Diâmetro e curso 79 x 76,4 mm 79,5 x 80,5 mm
Cilindrada 1.499 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 11:1 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 105 cv a 6.500 rpm/ 110 cv a 5.500 rpm 98/106 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 14,6/14,9 m.kgf a 4.250 rpm 14,5/15,5 m.kgf a 2.850 rpm
Potência específica (gas./álc.) 70,0/73,4 cv/l 61,3/66,3 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,85 / 7 km/h 3,73 / 7 km/h
2ª. 2,04 / 14 km/h 2,05 / 13 km/h
3ª. 1,28 / 22 km/h 1,32 / 20 km/h
4ª. 0,95 / 29 km/h 0,97 / 28 km/h
5ª. 0,76 / 36 km/h 0,76 / 35 km/h
Relação de diferencial 4,07 4,36
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.300 rpm 3.400 rpm
Regime à vel. máxima informada (gas./álc. – 5ª.) ND 5.050/5.100 rpm
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco (ø ND) a disco ventilado (259 mm ø)
Traseiros a tambor (ø ND) a tambor (203 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica hidráulica
Diâmetro de giro ND 10,6 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 15 pol 15 pol
Pneus 195/55 R 15 H 185/65 R 15 H
Dimensões
Comprimento 4,254 m 4,349 m
Largura 1,695 m 1,733 m
Altura 1,46 m 1,529 m
Entre-eixos 2,491 m 2,635 m
Bitola dianteira ND
Bitola traseira ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND 0,34
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 50 l
Compartimento de bagagem 445 l 510 l
Peso em ordem de marcha 1.048 kg 1.070 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 10,0/9,5 kg/cv 10,9/10,1 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2015 2014
Pneus Pirelli Cinturato P7 Bridgestone Turanza ER 300
Quilometragem inicial 2.000 km 4.000 km
Dados do fabricante; ND = não disponível
Próxima parte

 

 

Page 5 of 6
Prev1...456Next
Tags: avaliaçãocomparativoFordKa MaisKa Mais SELLoganLogan DynamiqueRenault

Related Posts

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

04/07/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp