Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Range Rover Evoque esbanja estilo, mas espera acertos

27/02/2015
in Avaliação Completa, Fora de estrada, Land Rover

Range Rover Evoque Dynamic Tech

 

Versão Dynamic Tech com câmbio de nove marchas, que tem
desenho e tecnologia como destaques, demanda aprimoramentos

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Desde que os utilitários esporte chegaram ao Brasil e se tornaram sonhos de consumo de muitos, diferentes marcas ocuparam a posição de ícone do segmento, com modelos desejados por pessoas dos mais diversos perfis. O Jeep Grand Cherokee deteve o título na década de 1990, para então passá-lo ao BMW X5 e ao Porsche Cayenne. Nos últimos anos, porém, um modelo menor e mais acessível que esses conquistou de vez os brasileiros, a ponto de obter o segundo lugar na classe O Carro dos Meus Sonhos na 16ª. e na 17ª. edições da Eleição dos Melhores Carros do Best Cars, atrás apenas do campeão absoluto Porsche 911, e de obter recorde de votação em sua classe: o Range Rover Evoque.

Com o recente lançamento do câmbio de nove marchas, submetemos a uma avaliação completa a versão de topo do Evoque, a Dynamic Tech, com preço sugerido de R$ 281.000 (tanto com três portas, opção denominada com exagero de Coupé e que representa parcela discreta das vendas no Brasil, quanto com cinco). É um incremento substancial sobre o preço de entrada da linha, os R$ 197.500 da versão Pure Tech, que usa o mesmo motor turbo a gasolina de 2,0 litros. Há ainda o turbodiesel de 2,2 litros, vinculado ao acabamento Prestige.

Os equipamentos de série são, como esperado, numerosos: o Dynamic vem com controle eletrônico de estabilidade, sete bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, cortinas e para os joelhos do motorista), rodas de 20 polegadas, faróis com lâmpadas de xenônio, faróis e limpador de para-brisa automáticos, banco do motorista com ajustes elétricos, freio de estacionamento elétrico, assistente para estacionamento, seletor Terrain Response, controle de descida, alarme, controlador de velocidade, teto panorâmico (fixo) e sistema de áudio Meridian com potência de 380 watts, 11 alto-falantes e tela de 5 pol no painel.

 

Range Rover Evoque Dynamic Tech

 

Range Rover Evoque Dynamic Tech
Range Rover Evoque Dynamic Tech
 
Do carro-conceito LRX o Evoque herdou as formas ousadas, que incluem
bons detalhes de estilo como os faróis, lanternas e para-choques

 

O pacote Tech, que acrescenta nada menos que R$ 49.500 ao preço original do Dynamic (R$ 231.500), traz ainda controlador da distância até o tráfego à frente, controle automático do facho dos faróis, bancos dianteiros esportivos com memórias para o do motorista, tela de 8 pol com tecnologia de dupla visão, câmeras que mostram 360º em torno do carro, áudio de 825 watts com 17 alto-falantes, controle eletrônico dos amortecedores, acesso ao interior e partida do motor sem uso de chave e tampa traseira motorizada para abrir e fechar.

 

Com comutação automática, os faróis
passam ao facho alto em ambiente escuro e
voltam ao baixo se surge veículo à frente

 

Embora a Range Rover — uma submarca de prestígio da Land Rover, marca hoje sob comando do grupo indiano Tata — fosse sinônimo de utilitário luxuoso desde os anos 70 (leia história), foi só com o lançamento do Evoque em 2010 que passou a atrair atenções de um público mais jovem, que antes desprezava seus desenhos retilíneos e tradicionais. Não foi por menos: o modelo veio praticamente inalterado da fase de carro-conceito, quando se chamava Land Rover LRX, em 2007, para a de produção.

Essa transição deu ao Evoque um desenho moderno, quase futurista, e com tão intensa identidade que logo passou a inspirar todos os novos modelos da Land Rover, do Range Rover ao Discovery Sport, passando pelo Range Rover Sport. Os destaques são os faróis e lanternas traseiras de perfil baixo e com elementos de leds bem elaborados, a linha de cintura extremamente alta e o perfil estreito das janelas laterais e traseira, que formam um atraente conjunto com as rodas de 20 polegadas da versão (as de 18 pol do carro básico chegam a parecer pequenas em função do volume de chapas da carroceria). Detalhe curioso é o limpador do vidro traseiro que repousa no topo, sob o defletor, para não ficar à mostra.

 

Range Rover Evoque Dynamic Tech

 

Range Rover Evoque Dynamic Tech
Range Rover Evoque Dynamic Tech
 
A linha de cintura é alta a ponto de prejudicar a visibilidade ao redor;
versão de topo traz rodas de 20 pol e tampa traseira motorizada

 

Ao destravar as portas à noite, nota-se no solo próximo das portas uma charmosa iluminação de cortesia com a silhueta do carro escura — parece que alguém da marca assistiu muito aos desenhos de Batman. Aberta a porta, a soleira iluminada traz o nome Range Rover em destaque e o banco do motorista fica mais baixo e recuado para facilitar o acesso, voltando à posição original ao se dar partida. O ambiente interno é sofisticado e usa materiais de alta qualidade, como os plásticos suaves. Tons chamativos, como o caramelo do carro avaliado, estão no catálogo de opções para o Brasil.

 

 

Os bancos dianteiros do tipo concha, envolventes e com intenso apoio lateral, são confortáveis e bem definidos em forma e densidade de espuma, mas alguns podem se incomodar com o aperto lateral na região dos quadris. Há ajuste elétrico para todas as funções (incluindo a intensidade de apoio lombar, mas não sua altura) e duas memórias no do motorista. Posição de comandos e empunhadura do volante de quatro raios são corretas. Contudo, colunas dianteiras largas, vidro traseiro de perfil baixo e a altura da linha de base das janelas deixam a visibilidade bem aquém do desejado — vê-se mais o teto que a carroceria dos carros ao lado no trânsito.

O quadro de instrumentos inclui um computador de bordo com duas medições, mas que informa consumo no padrão europeu (litros por 100 km) em vez do nosso (km/l). A iluminação dos mostradores, branca por padrão, torna-se vermelha ao ajustar o seletor de modos para Dynamic (mais sobre ele adiante). Na seção central do painel, a tela sensível ao toque serve aos sistemas de áudio (de ótima qualidade), vídeo, telefone por Bluetooth, navegação e dados de economia, com histórico de consumo e nota para a direção eficiente.

 

Range Rover Evoque Dynamic Tech

 

Range Rover Evoque Dynamic Tech
Range Rover Evoque Dynamic Tech
 
Bancos dianteiros concha e opções exóticas de tons dão tom diferenciado
ao interior do Evoque; espaço no banco traseiro é inviável para três

 

Há alguns comandos de voz em espanhol (não português, nem o lusitano) e conexões USB, auxiliar e para aparelhos Apple. A tela Dual View, ou dupla visão, projeta diferentes imagens conforme o ângulo pelo qual é vista: assim, o passageiro da frente pode assistir a um vídeo enquanto o motorista vê o navegador, já que pela legislação uma imagem de entretenimento não pode ser exibida em movimento a quem dirige. A tela mostra também as imagens de cinco câmeras, em separado ou juntas, com ajuste de ângulo e posição e que atuam em qualquer velocidade — nada impede que mostrem a rodovia enquanto se viaja, embora tenham como intuito monitorar obstáculos no fora de estrada.

Apesar das práticas funções, a tela esbarra em um problema conhecido: é alta para uso prolongado com toques da mão, mas baixa para visualização frequente enquanto se deve olhar para a estrada. Outras marcas de luxo resolveram a questão separando a parte visual (com uma tela elevada, logo abaixo do para-brisa) do acionamento, feito no console central com comandos multifunção. Talvez a Land Rover devesse seguir esse caminho.

Esta versão de topo traz recursos interessantes, como a comutação automática de faróis: passam ao facho alto tão logo for detectado ambiente sem iluminação, mas voltam ao baixo quando acusam veículo à frente (basta uma moto) ou no sentido contrário. Funciona tão bem que, em uma estrada sinuosa, o facho abaixava assim que víamos as luzes de um carro vindo pela curva na faixa oposta, antes mesmo que ele entrasse no campo de nossos faróis altos — ou seja, acaba o risco de ofuscar alguém. Quando o carro passa, o facho volta a alto.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 3
123Next
Tags: 4x4avaliaçãoAvaliação CompletaEvoqueLand RoverRange Roverturboutilitário esporte

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp