O Volkswagen pelo motor turbo e o Hyundai pelo menor peso sobressaem em desempenho; o alto peso do Fiat cobra seu preço
Entre as transmissões automáticas, o Honda distingue-se por usar a de variação contínua (CVT), que opera em seu modo típico variando pouco a rotação enquanto a velocidade sobe, a menos que sejam usados os comandos no volante para simular seis marchas. Os outros carros usam a automática tradicional de seis marchas, com trocas manuais pelos comandos no volante ou alavanca. Em modo manual, apenas o Hyundai não faz reduções quando se abre todo o acelerador. Honda e Volkswagen oferecem programa esportivo, que no primeiro é algo exagerado em elevar as rotações quando se acelera de leve.
Consumo
Com transmissão CVT, peso moderado e boa calibração de motor, o WR-V agradou por ser o mais econômico em todas as condições de medição. O Nivus foi segundo colocado nos trajetos urbanos, com os outros dois bem próximos, mas em rodovia foi ele o mais gastador, inesperado pelo motor tido como eficiente e por seus resultados do Polo. Qual a razão? Pode ser que a aerodinâmica do modelo requeira maior ação do turbo nessa faixa de velocidade, anulando a economia esperada pelo dispositivo. Uma pena a Hyundai não oferecer motor turbo no HB20X, pois — a julgar pela versão normal do modelo — traria consumo bem menor que o do 1,6.
Motores de 1,0 a 1,75 litro com e sem turbo, caixa automática tradicional ou CVT: um grupo variado em soluções técnicas
Comportamento dinâmico
Quando se aumenta a altura de rodagem de qualquer carro, é usual adotar um acerto de suspensão mais firme a fim de manter a estabilidade, com sacrifício ao conforto de rodagem. Esse efeito fica claro no HB20X em relação ao HB20 comum e, em menor grau, no Nivus em comparação ao Polo, enquanto a diferença se faz mais discreta no Trekking comparado ao Argo Precision. O WR-V fica no caso oposto: chega a parecer mais macio que o Fit, tanto pelas molas quanto pelos pneus de perfil mais alto.
O HB20X empolga pelo comportamento em curvas, sendo preciso, controlado e fácil de dirigir rápido; as suspensões mais confortáveis são do WR-V e do Argo
Comparados entre si, os mais confortáveis são o Honda e o Fiat, sendo este último melhor na absorção de pequenos impactos. O Confortline da Volkswagen com rodas de 16 polegadas decepcionou: pareceu mais duro em irregularidades que o Highline com 17 pol, talvez por culpa dos pneus Bridgestone Ecopia ou da pressão adotada. Qualquer um, porém, supera nesse campo o Hyundai, muito firme em toda aspereza ou irregularidade e que sugere pouca resistência estrutural em certos impactos. Em uso fora de estrada leve o Trekking agrada pelos pneus de uso misto, melhores quando existe lama, e pelo maior vão livre do solo.
Maior estabilidade no Hyundai, melhor conforto no Honda e no Fiat: faça sua escolha de suspensão
O HB20X dá seu troco em comportamento em curvas: é preciso, controlado e fácil de dirigir rápido. Argo (apesar dos pneus de uso misto, em geral piores em aderência) e Nivus ficam em segundo plano e o WR-V em último, prejudicado pela suspensão macia. O Honda afinal recebeu controle eletrônico de estabilidade e tração de série, como nos outros, o que ele estava devendo ao próprio Fit havia três anos. Os freios e a direção dos quatro modelos, com assistência elétrica bem acertada, cumprem bem seu papel. Apenas o Nivus usa discos também nas rodas traseiras. Maior assistência aos freios do HB20X, para pedal mais leve, seria bem-vinda.
Segurança passiva
O WR-V e o Nivus vêm com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina de série, além dos itens hoje obrigatórios (cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos, fixação Isofix para cadeiras infantis, bolsas frontais), o que compõe um bom pacote de segurança em caso de acidente. O HB20X traz apenas as bolsas laterais e o Argo nem elas, carência que a Fiat deveria rever.
O maior preço do Nivus pode ser justificado pelo conteúdo, mas não o do WR-V; os outros dois custam bem menos
Custo-benefício
Os dois modelos que mais se distinguem dos carros de origem são também os mais caros: WR-V e Nivus ultrapassam R$ 96 mil como avaliados, enquanto HB20X e Argo ficam ao redor de R$ 85 mil. Os dois primeiros podem defender seu valor, ao menos em parte, por itens como controlador de distância (Nivus), cortinas infláveis e faróis de leds. Entre os dois mais baratos, se o conteúdo do Hyundai leva vantagem por recursos de segurança como frenagem autônoma e bolsas infláveis laterais dianteiras, o Fiat tem a seu favor algumas conveniências.
A comparação nas notas (abaixo) aponta como cada um pode atender melhor a um perfil de público. O WR-V agrada pelo espaço, o rodar confortável e a economia, além de estar tão bem em segurança passiva quanto o Nivus, que é forte em porta-malas e rápido como o HB20X. Este é o mais esportivo em comportamento e tem bom conteúdo pelo preço, com limitações em espaço como no Argo — elogiável em acerto de suspensão, nem tanto em posição do motorista, recursos de segurança e na combinação de desempenho e consumo. No fim das contas, o Honda e o Volkswagen confirmam-se as melhores opções do grupo na média de pontos, com ressalva à boa relação custo-benefício do Hyundai.
Mais AvaliaçõesNossas notas
Argo | WR-V | HB20X | Nivus | |
Estilo | 4 | 3 | 3 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 | 4 | 4 |
Posto do motorista | 3 | 4 | 4 | 4 |
Espaço interno | 3 | 4 | 3 | 3 |
Porta-malas | 3 | 4 | 3 | 4 |
Motor e desempenho | 3 | 3 | 4 | 4 |
Consumo | 3 | 4 | 3 | 3 |
Comportamento dinâmico | 5 | 4 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 3 | 5 | 4 | 5 |
Custo-benefício | 3 | 3 | 4 | 3 |
Média | 3,4 | 3,8 | 3,6 | 3,8 |
Posição | 4º. | 1º. | 3º. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Motor | |||
Posição | |||
transversal | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | |||
4 em linha | 4 em linha | 4 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | |||
no cabeçote | no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | |||
4, variação de tempo | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | |||
80,5 x 85,8 mm | 73 x 89,4 mm | 77 x 85,4 mm | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | |||
1.747 cm³ | 1.497 cm³ | 1.591 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | |||
12,5:1 | 11,4:1 | 12,0:1 | 10,5:1 |
Alimentação | |||
injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbo e resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | |||
135/139 cv a 5,750 rpm | 115/116 cv a 6.000 rpm | 123/130 cv a 6.000 rpm | 116/128 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | |||
18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm | 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm | 16,0 m.kgf a 4.500 rpm/16,5 m.kgf a 5.000 rpm | 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | |||
automática, 6 marchas | automática de variação contínua, simulação de 6 marchas | automática, 6 marchas | automática, 6 marchas |
Tração | |||
dianteira | dianteira | dianteira | dianteira |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Freios | |||
Dianteiros | |||
a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | |||
a tambor | a tambor | a tambor | a disco |
Antitravamento (ABS) | |||
sim | sim | sim | sim |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Direção | |||
Sistema | |||
pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | |||
elétrica | elétrica | elétrica | elétrica |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Suspensão | |||
Dianteira | |||
independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | |||
eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Rodas | |||
Dimensões | |||
6 x 15 pol | 6 x 16 pol | 5,5 x 16 pol | 16 pol |
Pneus | |||
205/60 R 15 | 195/60 R 16 | 195/60 R 16 | 205/60 R 16 |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Dimensões | |||
Comprimento | |||
3,998 m | 4,068 m | 3,94 m | 4,266 m |
Largura | |||
1,724 m | 1,734 m | 1,72 m | 1,757 m |
Altura | |||
1,568 m | 1,599 m | 1,47 m | 1,493 m |
Entre-eixos | |||
2,521 m | 2,555 m | 2,53 m | 2,566 m |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | |||
48 l | 45 l | 50 l | 52 l |
Compartimento de bagagem | |||
300 l | 363 l | 300 l | 415 l |
Peso em ordem de marcha | |||
1.235 kg | 1.138 kg | 1.098 kg | 1.199 kg |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |||
Velocidade máxima | |||
178/180 km/h | ND | 187/191 km/h | ND/189 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | |||
11,1/10,4 s | ND | 10,9/10,5 s | ND/10,0 s |
Consumo em cidade | |||
9,4/6,6 km/l | 11,7/8,1 km/l | 11,7/8,1 km/l | 10,7/7,7 km/l |
Consumo em rodovia | |||
11,9/8,6 km/l | 12,4/8,8 km/l | 13,3/9,3 km/l | 13,2/9,4 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |