Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Ford Ka vs. VW Up: até onde o turbo faz a diferença

03/09/2015
in Avaliação, Comparativo, Ford, Volkswagen
Ford Ka SEL
Ford Ka SEL

 

Ford Ka SEL
Ford Ka SEL
Ford Ka SEL

 
Instrumentos do Ka mostram melhor arranjo, mas sistema de áudio nem sempre é prático de usar; comandos por voz e espaços para objetos do dia a dia são vantagens

 

Detalhes que favorecem o Ka são assistente de saída em rampa, controle elétrico dos quatro vidros (apenas dianteiros no Up) com função um-toque para o motorista (é pouco, mas o VW nem isso tem) e temporizador, ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, partida assistida (o motor de partida gira o tempo necessário, nem mais nem menos), comando interno da tampa do tanque de combustível, porta-objetos oculto no painel (com acesso apenas ao abrir a porta) e amplo espaço no console central. O Up responde com volante revestido em couro, alerta programável para excesso de velocidade, aviso para uso de cinto por motorista e passageiro (no adversário, nenhum deles) e a pintura do cofre do motor como a da carroceria.

Os dois vêm ainda com alarme volumétrico (proteção interna por ultrassom) com controle remoto, mostrador da temperatura externa e aviso para porta mal fechada. Mas há itens que, pela faixa de preços, os fabricantes deveriam incluir: no Ford, ajuste elétrico dos retrovisores; no VW, ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros, espelho também no para-sol esquerdo e alças de teto traseiras; e nos dois, faixa degradê no para-brisa e luzes de cortesia no banco traseiro (há apenas luzes de leitura dianteiras) e no porta-malas. Além disso, incomoda no Up o volume da sirene de ativação do alarme.

 

VW Red Up TSI
VW Red Up TSI

 

VW Red Up TSI
VW Red Up TSI
VW Red Up TSI

 
No Up o conta-giros é pequeno; tela do sistema Maps & More serve para áudio, navegador, computador, sensor de estacionamento e orientação sobre economia; porta-malas tem prateleira móvel

 

Apesar da homologação para cinco pessoas no Brasil, com cintos para todos, o Up é claramente um carro de quatro lugares: três no banco traseiro, só se forem crianças que já não usem cadeiras. Não que o Ka seja amplo, mas consegue melhor acomodação e oferece mais espaço para pernas — mesmo assim, eventual passageiro central fica desconfortável.

Para surpresa de muitos, o maior compartimento de bagagem é do Up, com 285 litros ante 257 do Ka. Nenhum tem banco traseiro bipartido e ambos usam soluções provisórias como estepe: pneu de 14 pol no VW (não acompanha a mudança dos pneus de serviço da versão Move para as superiores, que usam rodas de 15 pol) e temporário no Ford. No Up a prateleira móvel do sistema Save permite escolher entre dois níveis de assoalho ou criar um “fundo falso”, cujo espaço é considerado na capacidade citada.

Próxima parte

 

Ford Ka SEL
VW Red Up TSI

 
Embora mais curto, o Up (à direita) supera o Ka em capacidade de bagagem; nos dois casos o estepe está restrito ao emprego temporário

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Ka Up
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/ND S/ND
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores ND S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/automático/zonas S/ND S/ND
Bancos/volante revestidos em couro ND S*/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/ND/ND S/ND/ND
Câmbio automático/automatizado ND ND
Câmera traseira para manobras ND ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes ND ND
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade ND ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/ND
Controles de áudio no volante S ND
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes ND S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático ND ND
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S
Luz traseira de neblina ND S
Navegador por GPS ND O
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S
Repetidores laterais das luzes de direção ND S
Retrovisor interno fotocrômico ND ND
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND ND/S
Teto solar/comando elétrico ND ND
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *couro sintético
Próxima parte

 

Page 3 of 6
Prev1234...6Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletacomparativoFordKaKa SELRed UpturboUpUp TSIVolkswagen

Related Posts

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

16/05/2025
Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”
Auto Livraria - Ford

Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”

05/05/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant
Auto Livraria - Volkswagen

VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant

25/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

Do pioneiro L ao Spazio, vários testes e comparativos na Quatro Rodas - a partir de R$ 29

19/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp