Instrumentos do Ka mostram melhor arranjo, mas sistema de áudio nem sempre é prático de usar; comandos por voz e espaços para objetos do dia a dia são vantagens
Detalhes que favorecem o Ka são assistente de saída em rampa, controle elétrico dos quatro vidros (apenas dianteiros no Up) com função um-toque para o motorista (é pouco, mas o VW nem isso tem) e temporizador, ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, partida assistida (o motor de partida gira o tempo necessário, nem mais nem menos), comando interno da tampa do tanque de combustível, porta-objetos oculto no painel (com acesso apenas ao abrir a porta) e amplo espaço no console central. O Up responde com volante revestido em couro, alerta programável para excesso de velocidade, aviso para uso de cinto por motorista e passageiro (no adversário, nenhum deles) e a pintura do cofre do motor como a da carroceria.
Os dois vêm ainda com alarme volumétrico (proteção interna por ultrassom) com controle remoto, mostrador da temperatura externa e aviso para porta mal fechada. Mas há itens que, pela faixa de preços, os fabricantes deveriam incluir: no Ford, ajuste elétrico dos retrovisores; no VW, ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros, espelho também no para-sol esquerdo e alças de teto traseiras; e nos dois, faixa degradê no para-brisa e luzes de cortesia no banco traseiro (há apenas luzes de leitura dianteiras) e no porta-malas. Além disso, incomoda no Up o volume da sirene de ativação do alarme.
No Up o conta-giros é pequeno; tela do sistema Maps & More serve para áudio, navegador, computador, sensor de estacionamento e orientação sobre economia; porta-malas tem prateleira móvel
Apesar da homologação para cinco pessoas no Brasil, com cintos para todos, o Up é claramente um carro de quatro lugares: três no banco traseiro, só se forem crianças que já não usem cadeiras. Não que o Ka seja amplo, mas consegue melhor acomodação e oferece mais espaço para pernas — mesmo assim, eventual passageiro central fica desconfortável.
Para surpresa de muitos, o maior compartimento de bagagem é do Up, com 285 litros ante 257 do Ka. Nenhum tem banco traseiro bipartido e ambos usam soluções provisórias como estepe: pneu de 14 pol no VW (não acompanha a mudança dos pneus de serviço da versão Move para as superiores, que usam rodas de 15 pol) e temporário no Ford. No Up a prateleira móvel do sistema Save permite escolher entre dois níveis de assoalho ou criar um “fundo falso”, cujo espaço é considerado na capacidade citada.
Embora mais curto, o Up (à direita) supera o Ka em capacidade de bagagem; nos dois casos o estepe está restrito ao emprego temporário
Equipamentos de série e opcionais
Ka | Up | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/ND | S/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | ND | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/automático/zonas | S/ND | S/ND |
Bancos/volante revestidos em couro | ND | S*/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND | ND |
Câmera traseira para manobras | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | ND | ND |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | ND | ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/ND |
Controles de áudio no volante | S | ND |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | ND | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | S |
Navegador por GPS | ND | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | ND | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *couro sintético |
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