Preço é uma vantagem da Oroch: sem opcionais, custa R$ 4 mil a menos que a Toro 1,75 e fica R$ 18 mil abaixo da 2,4
Preços
Toro 1,75 | Toro 2,4 | Oroch | |
Sem opcionais | R$ 84.590 | R$ 98.730 | R$ 80.590 |
Como avaliada | R$ 88.628 | R$ 112.685 | R$ 85.780 |
Completa | R$ 96.705 | R$ 117.854 | R$ 87.380 |
Preços públicos sugeridos em 20/3/17 com caixa automática; pinturas especiais são consideradas apenas no preço completo; menores preços em destaque; consulte os sites: Toro e Oroch |
Custo-benefício
A Oroch é a mais barata: a R$ 80,6 mil sem opcionais, custa R$ 4 mil a menos que a Toro 1,75 e importantes R$ 18 mil abaixo da Toro 2,4. A picape da Renault vem de série com itens que nas concorrentes são cobrados à parte, como faróis de neblina, rodas de alumínio e sistema de áudio com tela ampla e navegador, mas não traz controle de estabilidade (padrão nas rivais).
Opcionais para a Oroch Dynamique há apenas dois: bancos de couro e pacote Outsider com protetor do para-choque dianteiro com faróis auxiliares, molduras de para-lamas, grade do vidro traseiro e capota marítima na caçamba. A avaliada trazia ambos. Nossa Toro 1,75 veio com o pacote Pleasure 2 (alarme, faróis e limpador automáticos e outros itens), barras de teto e rodas de alumínio, mas há opção por mais quatro pacotes e bancos de couro.
Por sua vez, a Toro 2,4 estava recheada com os caros pacotes Pleasure Plus (como o da 1,75 mais ar-condicionado automático de duas zonas, câmera traseira, faróis de neblina, rodas de alumínio de 17 pol, sistema de áudio com tela de 5 pol e navegador, entre outros) e Safe Plus (bancos de couro e cinco bolsas infláveis a mais), que por si só a levavam a R$ 112,7 mil. Com teto solar e pintura especial chegaria a quase R$ 118 mil.
A Fiat chegou com força em estilo, espaço, refinamento e transmissão, mas a versão 1,75 deixa a desejar em desempenho: caminho para a Renault ter seu mercado
Como avaliadas, a diferença de preço entre a Renault e a Fiat menos potente diminuía para R$ 2,9 mil a favor da primeira: isso deixava a relação entre custo e conteúdo interessante para a Oroch (para se equiparar, a Toro ainda precisaria de bancos de couro e da substituição do áudio), mas permaneceu a falta do controle de estabilidade. A Toro 2,4, por sua vez, veio muito bem-equipada, mas competia em segmento superior em termos de preço.
E como elas se comparam nas notas?
Ambas as Toros superaram a Oroch em estilo, posição de dirigir, instrumentos, espaço interno, caçamba, transmissão, direção, suspensão, estabilidade e segurança passiva. A versão 2,4 ainda mostrou-se melhor em itens de conveniência, motor e desempenho. Restaram à picape Renault uma vitória (em visibilidade) e ficar acima da Toro 1,75 em desempenho e acabamento. Assim, mesmo mais barata, ela ficou para trás em relação custo-benefício.
O quadro (veja abaixo) não deixa dúvidas de que a Fiat oferece um produto superior — mais moderno, refinado, espaçoso para passageiros e carga e com vantagens técnicas. O comparativo mostrou com clareza o quanto a Toro fez a Oroch envelhecer com poucos meses de mercado. Seria então a Renault uma opção a ser descartada?
Nem tanto. Qualquer motorista de média exigência quanto a desempenho ficará insatisfeito com a Toro 1,75, além de ter pago um pouco mais, e passar à cativante versão 2,4 implica grande aumento de preço. Assim, existe uma parcela do público que encontrará na Oroch uma boa alternativa. Mas a Renault não deveria se descuidar: uma transmissão mais moderna e cuidados adicionais com refinamento, como nível de ruído, trariam a seu modelo melhores condições de competir com a novidade da Fiat.
Nossas notas
Toro 1,75 | Toro 2,4 | Oroch | |
Estilo | 5 | 5 | 4 |
Acabamento | 3 | 4 | 4 |
Posição de dirigir | 4 | 4 | 3 |
Instrumentos | 5 | 5 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 5 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 | 3 |
Caçamba | 5 | 5 | 4 |
Motor | 3 | 5 | 3 |
Desempenho | 3 | 5 | 4 |
Consumo | 3 | 3 | 3 |
Transmissão | 4 | 5 | 3 |
Freios | 3 | 3 | 3 |
Direção | 5 | 5 | 4 |
Suspensão | 5 | 5 | 4 |
Estabilidade | 4 | 4 | 3 |
Visibilidade | 3 | 3 | 4 |
Segurança passiva | 4 | 5 | 3 |
Custo-benefício | 4 | 4 | 3 |
Média | 3,94 | 4,39 | 3,50 |
Posição | 2ª. | 1ª. | 3ª. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
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Toro | Oroch |
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Ficha técnica
Toro 1,75 | Toro 2,4 | Oroch | |
Motor | |||
Posição | transversal | ||
Cilindros | 4 em linha | ||
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/ alumínio | alumínio | ferro fundido/ alumínio |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4 | ||
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm | 88 x 97 mm | 82,7 x 93 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ | 2.360 cm³ | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 12,5:1 | 11,8:1 | 11:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
Potência máxima (gas./álc.) | 135/139 cv a 5.750 rpm | 174/186 cv a 6.250 rpm | 143/148 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm | 23,5/24,9 m.kgf a 4.000 rpm | 20,2/20,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 77,3/79,6 cv/l | 73,7/78,8 cv/l | 71,6/74,1 cv/l |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 9 | automática, 4 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
1ª. | 4,46 / 7 km/h | 4,70 / 7 km/h | 3,51 / 11 km/h |
2ª. | 2,51 / 13 km/h | 2,84 / 11 km/h | 1,93 / 19 km/h |
3ª. | 1,56 / 20 km/h | 1,91 / 17 km/h | 1,29 / 29 km/h |
4ª. | 1,14 / 28 km/h | 1,38 / 23 km/h | 0,92 / 40 km/h |
5ª. | 0,85 / 37 km/h | 1,00 / 32 km/h | NA |
6ª. | 0,67 / 47 km/h | 0,81 / 39 km/h | NA |
7ª. | NA | 0,70 / 45 km/h | NA |
8ª. | NA | 0,58 / 54 km/h | NA |
9ª. | NA | 0,48 / 66 km/h | NA |
Relação de diferencial | 4,07 | 4,33 | 3,48 |
Regime a 120 km/h | 2,500 rpm (6ª.) | 1.850 rpm (9ª.) | 3.000 rpm (4ª.) |
Regime à velocidade máxima informada (gas./álc.) | 4.600/4.700 rpm (5ª.) | 5.100/5.150 rpm (6ª.) | ND |
Tração | dianteira | ||
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado (305 mm ø) | a disco ventilado (269 mm ø) | |
Traseiros | a tambor (254 mm ø) | a tambor (229 mm ø) | |
Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||
Assistência | elétrica | eletro-hidráulica | |
Diâmetro de giro | 12,2 m | 10,7 m | |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | ind. multibraço, mola helicoidal | ind., McPherson, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | ||
Rodas | |||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 6,5 x 17 pol | 16 pol |
Pneus | 215/65 R 16 T | 225/65 R 17 H | 215/65 R 16 T |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,915 m | 4,693 m | |
Largura | 1,844 m | 1,821 m | |
Altura | 1,68 m | 1,695 m | |
Entre-eixos | 2,99 m | 2,829 m | |
Bitola dianteira | 1,547 m | ND | |
Bitola traseira | 1,575 m | ND | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | ||
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 60 l | 50 l | |
Caçamba | 820 l | 683 l | |
Carga máxima | 650 kg | ||
Peso em ordem de marcha | 1.619 kg | 1.704 kg | 1.375 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 12,0/11,6 kg/cv | 9,8/9,2 kg/cv | 9,6/9,3 kg/cv |
Garantia | |||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 3 anos ou 100 mil km | |
Carros avaliados | |||
Ano-modelo | 2017 | ||
Pneus | Nexen N Priz RH1 | Continental Conti Cross Contact | Michelin LTX Force |
Quilometragem inicial | 1.500 km | 4.000 km | 7.000 km |
Dados dos fabricantes; NA = não aplicável; ND = não disponível |