Como esperado, deu Jetta nos testes de desempenho, com o Civic quase sempre em último; o Corolla foi ajudado pelo CVT nas retomadas e saiu-se bem em consumo, mas só urbano
Desempenho e consumo
Vantagens expressivas em potência e torque, associadas a um peso que fica na média do grupo, deixavam esperar uma ampla superioridade do Jetta nas medições de aceleração e retomada. E foi o que se deu, com 0-100 km/h em 7,6 segundos, ante 8,3 s do C4 Lounge, 9,4 s do Focus, 10,2 s do Corolla e 10,6 s do Civic. Essa ordem de desempenho foi seguida em quase todas as provas de aceleração, mas o Corolla mostrou valentia nas retomadas, superando o Focus por boa margem.
Esse resultado pode ser atribuído ao câmbio CVT, com sua facilidade em manter o motor em alta rotação quando solicitado, sem depender de relações fixas e mais espaçadas como as seis marchas dos demais carros (cinco no caso do Civic). Curioso é que a caixa do Toyota produz ligeira oscilação de rotação (na faixa 5.000-6.000 rpm) nas acelerações a pleno mesmo em modo automático e não esportivo — se a evitasse, como nos Hondas City e HR-V na mesma condição, o desempenho em arrancadas poderia ser ainda melhor. No Citroën e no Ford seria útil o motor alcançar regimes mais altos para as trocas automáticas, que ocorrem praticamente no pico de potência — o do VW, em contraste, “estica” até 6.800 rpm.
Toyota e Honda beneficiam-se do menor peso para compensar em grande parte sua menor potência: as relações de 8,4 e 8,5 kg/cv (na ordem) ficam pouco atrás das de 8,1 do Ford e 8,3 do Citroën. Só mesmo o VW, com 6,5 kg/cv, fica em classe à parte nesse quesito. Note-se que consideramos aqui — e em todas as medições — o uso de gasolina no Focus, pois assim ele foi cedido e não haveria tempo hábil para a troca integral de combustível. À parte o Jetta, não flexível, os demais foram testados com álcool e assim ganharam potência (o Fastback teria mais 3 cv com ele).
Embora a comparação de consumo não seja ideal pela diferença de combustíveis, é possível estimar os resultados em nossos trajetos pelo fator registrado nos números de cada carro pelos critérios do Inmetro: ao usar gasolina, o ganho em rendimento (km/l) varia de 40% do C4 Lounge em ciclo rodoviário a 51% do Civic no ciclo urbano em relação aos dados com álcool.
Aplicados os fatores de cada modelo e ciclo, chegamos à seguinte ordem de consumo de gasolina nos trajetos do Best Cars: o mais econômico em ambos os percursos urbanos seria o Corolla (13,4 km/l no percurso leve e 7,4 km/l no exigente), seguido por Civic (12,8 e 7,1), Focus (12,2 e 6,6) e, equilibrados, Jetta (11,2 e 6,2) e C4 Lounge (11,6 e 5,9 km/l). No trajeto rodoviário, porém, a vantagem seria do Honda (14,0 km/l), com Ford (13,6), Citroën (12,9), VW (12,8) e Toyota (12,3 km/l) na sequência. A perda de eficiência do Corolla entre cidade e rodovia pode ter relação com a calibração do CVT, que em piso plano opera com a menor rotação a 120 km/h, mas nas (muitas) subidas do trajeto revela maior tendência em elevar os giros que os demais.
Medições Best Cars
C4 Lounge | Focus | Civic | Corolla | Jetta | |
Aceleração | |||||
0 a 100 km/h | 8,3 s | 9,4 s | 10,6 s | 10,2 s | 7,6 s |
0 a 120 km/h | 11,9 s | 12,8 s | 14,4 s | 13,5 s | 10,5 s |
0 a 400 m | 16,6 s | 17,1 s | 17,6 s | 17,8 s | 15,8 s |
Retomada | |||||
60 a 100 km/h | 6,5 s | 7,8 s | 8,0 s | 7,3 s | 6,2 s |
60 a 120 km/h | 9,6 s | 11,0 s | 11,5 s | 9,6 s | 8,9 s |
80 a 120 km/h | 7,3 s | 8,7 s | 8,4 s | 7,8 s | 6,3 s |
Consumo | |||||
Trajeto leve em cidade | 8,1 km/l (a) | 12,2 km/l (g) | 8,5 km/l (a) | 9,1 km/l (a) | 11,2 km/l (g) |
Trajeto exigente em cidade | 4,1 km/l (a) | 6,6 km/l (g) | 4,7 km/l (a) | 5,2 km/l (a) | 6,2 km/l (g) |
Trajeto em rodovia | 9,2 km/l (a) | 13,6 km/l (g) | 9,5 km/l (a) | 8,6 km/l (a) | 12,8 km/l (g) |
Autonomia | |||||
Trajeto leve em cidade | 437 km (a) | 604 km (g) | 436 km (a) | 491 km (a) | 554 km (g) |
Trajeto exigente em cidade | 221 km (a) | 327 km (g) | 241 km (a) | 281 km (a) | 307 km (g) |
Trajeto em rodovia | 497 km (a) | 673 km (g) | 487 km (a) | 464 km (a) | 634 km (g) |
* Testes efetuados com gasolina (Focus e Jetta) e álcool (C4 Lounge, Civic e Corolla); retomadas com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
C4 Lounge | Focus | Civic | Corolla | Jetta | |
Velocidade máxima | 214 km/h | 206 km/h | ND | 241 km/h | |
0 a 100 km/h | 9,2/8,9 s | 9,2 s | ND | 9,6 s (álc.) | 7,2 s |
Consumo em cidade | 9,3/6,5 km/l | 9,7/6,7 km/l | 9,7/6,4 km/l | 10,6/7,2 km/l | 8,9 km/l |
Consumo em rodovia | 11,9/8,5 km/l | 13,0/9,2 km/l | 13,8/9,4 km/l | 12,6/8,8 km/l | 12,1 km/l |
Dados do fabricante para gasolina/álcool (no Jetta, apenas gasolina); consumo conforme padrões do Inmetro |
Como apontam as fichas técnicas (abaixo), cada fabricante seguiu um caminho para formular seu sedã médio na faixa de R$ 100 mil, alguns com melhores resultados que outros
Ficha técnica
C4 Lounge | Focus | Civic | Corolla | Jetta | |
Motor | |||||
Posição | transversal | ||||
Cilindros | 4 em linha | ||||
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/ alumínio | |||
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote | duplo no cabeçote | ||
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, var. tempo e levantamento | 4, variação de tempo | ||
Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm | 87,5 x 83,1 mm | 81 x 96,9 mm | 80,5 x 97,6 mm | 82,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.999 cm³ | 1.997 cm³ | 1.986 cm³ | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 10,2:1 | 12:1 | 11:1 | 12:1 | 9,8:1 |
Alimentação | injeção direta, turbo, resfriador de ar | injeção direta | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbo, resfriador de ar | |
Potência máxima* | 166/173 cv a 6.000 rpm | 175/178 cv a 6.500 rpm | 150/155 cv a 6.300 rpm | 143 cv a 5.600 rpm/154 cv a 5.800 rpm | 211 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo* | 24,5 m.kgf a 1.400 rpm | 21,5/22,5 m.kgf a 4.500 rpm | 19,3 m.kgf a 4.700 rpm/19,5 m.kgf a 4.800 rpm | 19,4 m.kgf a 4.000 rpm/20,3 m.kgf a 4.800 rpm | 28,5 m.kgf a 2.000 rpm |
Potência específica* | 103,9/108,3 cv/l | 87,5/89,0 cv/l | 75,1/77,7 cv/l | 72,0/77,5 cv/l | 106,3 cv/l |
* gasolina/álcool; no Jetta, apenas gasolina | |||||
Transmissão | |||||
Tipo de câmbio e marchas | automático, 6 | automatizado de dupla embreagem, 6 | automático, 5 | automático de variação contínua | automatizado de dupla embreagem, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||||
1ª. | 4,05 / 7 km/h | 3,92 / 8 km/h | 2,65 / 10 km/h | variação entre 2,40 e 0,43 / entre 10 e 58 km/h | 3,46 / 9 km/h |
2ª. | 2,37 / 12 km/h | 2,43 / 13 km/h | 1,52 / 16 km/h | 2,05 / 14 km/h | |
3ª. | 1,56 / 19 km/h | 1,44 / 20 km/h | 1,08 / 24 km/h | 1,30 / 23 km/h | |
4ª. | 1,16 / 25 km/h | 1,02 / 28 km/h | 0,77 / 34 km/h | 0,90 / 33 km/h | |
5ª. | 0,85 / 35 km/h | 0,87 / 37 km/h | 0,57 / 48 km/h | 0,91 / 42 km/h | |
6ª. | 0,67 / 44 km/h | 0,70 / 45 km/h | NA | 0,76 / 50 km/h | |
Relação(ões) de diferencial | 4,07 | 3,85 e 4,28* | 4,56 | 4,76 | 4,06 e 3,14** |
Regime a 120 km/h (última) | 2.750 rpm | 2.650 rpm | 2.500 rpm | 2.100 rpm | 2.400 rpm |
Regime à vel. máx. informada | 6.200 rpm (5ª.) | 5.550 rpm (5ª.) | ND | 5.750 rpm (5ª.) | |
Tração | dianteira | ||||
* A segunda relação aplica-se apenas a 3ª. e 4ª.; **a segunda relação aplica-se apenas a 5ª e 6ª | |||||
Freios | |||||
Dianteiros | a disco ventilado (283 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (282 mm ø) | a disco ventilado (274 mm ø) | a disco ventilado (312 mm ø) |
Traseiros | a disco (249 mm ø) | a disco (ø ND) | a disco (260 mm ø) | a disco (259 mm ø) | a disco (272 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | ||||
Direção | |||||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||||
Assistência | eletro-hidráulica | elétrica | |||
Diâmetro de giro | 11,1 m | ND | 10,8 m | 11,1 m | |
Suspensão | |||||
Dianteira | independente, McPherson | ||||
Traseira | eixo de torção | independente, multibraço | eixo de torção | ind. multibraço | |
Elemento elástico | mola helicoidal | ||||
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | ||||
Rodas | |||||
Dimensões | 6 x 17 pol | 7 x 17 pol | 6 x 16 pol | 7 x 17 pol | |
Pneus | 225/45 R 17 W | 215/50 R 17 W | 205/50 R 17 V | 205/55 R 16 V | 225/45 R 17 W |
Dimensões | |||||
Comprimento | 4,621 m | 4,534 m | 4,525 m | 4,62 m | 4,659 m |
Largura | 1,789 m | 1,823 m | 1,755 m | 1,775 m | 1,778 m |
Altura | 1,505 m | 1,469 m | 1,45 m | 1,475 m | 1,473 m |
Entre-eixos | 2,71 m | 2,648 m | 2,668 m | 2,70 m | 2,651 m |
Bitola dianteira | 1,52 m | 1,53 m | 1,50 m | 1,519 m | 1,535 m |
Bitola traseira | 1,52 m | 1,53 m | 1,52 m | 1,521 m | 1,538 m |
Coef. aerodinâmico (Cx) | ND | 0,296 | 0,28 | 0,30 | 0,296 |
Capacidades e peso | |||||
Tanque de combustível | 60 l | 55 l | 57 l | 60 l | 55 l |
Compart. de bagagem | 450 l | 421 l | 449 l | 470 l | 510 l |
Peso em ordem de marcha | 1.425 kg | 1.414 kg | 1.325 kg | 1.290 kg | 1.376 kg |
Peso-potência (gas./álc.) | 8,6/8,3 kg/cv | 8,1/7,9 kg/cv | 8,8/8,5 kg/cv | 9,0/8,4 kg/cv | 6,5 kg/cv |
Garantia | |||||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | ||||
Carro avaliado | |||||
Ano-modelo | 2015 | 2016 | 2015 | ||
Pneus | Pirelli Cinturato P7 | Michelin Primacy 3 | Bridgestone Turanza ER 300 | Michelin Primacy HP | |
Dados do fabricante; NA = não aplicável; ND = não disponível |
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