Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Pouco mudado, Linea mantém atributos e limitações

10/04/2014
in Avaliação, Fiat

Fiat Linea Absolute

 

Sutis alterações visuais e uma reforma interna tentam manter o
apelo do maior sedã de Betim, que espera por um substituto

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Poucas mudanças para manter o apelo de um modelo que já acumula seis anos no mercado, mas ainda tem a tarefa de representar a marca no concorrido segmento de sedãs médios: isso resume o Fiat Linea 2015, que chega às concessionarias como a primeira atualização visual do automóvel desde seu lançamento em 2008.

O Linea nasceu do Punto — usa a mesma plataforma com maior distância entre eixos, razão para sua largura interna típica de carro pequeno — e por isso nunca teve vida fácil entre os sedãs médios, apesar de sua aparência que parece colocá-lo em categoria superior à de modelos compactos como Honda City, Volkswagen Polo e o novo Ford Fiesta. No ano passado chegaram às ruas 7,5 mil unidades do Linea, contra 29,2 mil do City, 8,5 mil do novo Fiesta e 8,2 mil do Polo (apenas sedãs). Contudo, se comparado aos médios, o Fiat posiciona-se acima de oponentes como Ford Focus (7,2 mil), Nissan Sentra (6,7 mil), Kia Cerato (6 mil), a dupla Citroën C4 Pallas/C4 Lounge (5,5 mil) e Peugeot 408 (4,6 mil).

 

Fiat Linea Absolute

 

Fiat Linea Absolute
Fiat Linea Absolute
 
Grade e para-choque dianteiro e a tampa do porta-malas são novos, assim como as
rodas de 16 e 17 pol; na traseira, complemento esconde o antigo lugar da placa

 

A redução do preço de entrada em cerca de 10% desde o lançamento — ou bem mais, se considerada a inflação do período — certamente ajudou o Linea a manter relativo êxito, apesar do envelhecimento. Agora a Fiat apresenta seu modelo 2015 com modificações que, sem acarretar altos custos, podem trazer compradores ao sedã ou ao menos convencer quem já tem um a trocar pela novidade.

 

Parte do painel e das portas agora vem em
cor bege, escolha motivada pela boa aceitação
da série limitada Sublime, segundo a Fiat

 

Continuam disponíveis duas versões — a TJet com motor turbo deixou o mercado já há algum tempo, vítima da baixa aceitação. O Linea Essence vem de série com bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS), volante de couro com comandos para o áudio, computador de bordo, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, ar-condicionado, apoio de braço central traseiro, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque, volante com regulagem de altura e distância, rádio/CD com MP3 e porta USB, porta-óculos e rodas de alumínio de 15 pol.

Seus opcionais incluem sensores de estacionamento traseiros, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, ar-condicionado automático, apoio de braço central dianteiro, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, bancos com revestimento em tecido superior ou parcial em couro, sistema Blue & Me de interface Bluetooth, Blue & Me com navegador, câmbio automatizado monoembreagem Dualogic Plus com seleção das marchas no volante, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina e rodas de 16 ou 17 pol.

 

Fiat Linea Essence

 

Fiat Linea Essence
Fiat Linea Essence
 
A versão Essence mostra sua nova roda de 16 pol e a de 15, que foi mantida; no
painel igual ao do Punto, seção pode vir em tom creme, areia (foto) ou bege

 

A versão Absolute acrescenta aos itens da Essence câmbio Dualogic com alavancas no volante, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado automático, bancos de couro, Blue & Me, cortina para-sol no vidro traseiro, volante de couro com comandos do rádio e rodas de 17 pol. Como opcionais estão disponíveis faróis e limpador automáticos, retrovisor fotocrômico, navegador com operação por comandos de voz, áudio superior com alto-falante de subgraves no porta-malas e as bolsas laterais e de cortina. Os preços começam em R$ 55.850 para Essence com câmbio manual, R$ 59.240 com o Dualogic e R$ 66.450 para a Absolute.

 


Auto Livraria

 

As alterações visuais seguem as do Linea fabricado na Turquia, onde é o carro mais vendido (conheça os líderes de mercado em 50 países), com exceção da grade dianteira, que tem desenho próprio para o Brasil. Também são novos o para-choque dianteiro, a tampa do porta-malas (que passa a abrigar a placa de licença) e um complemento ao para-choque traseiro que lembra um difusor de ar. Suas dimensões algo exageradas explicam-se pela necessidade de encobrir o antigo alojamento da placa, o que dispensou a confecção de um novo para-choque. De resto, mudam as rodas de 16 e de 17 pol — a básica de 15 foi mantida.

Por dentro, o Linea anterior tinha um painel diferenciado do que equipava o Punto, distinção que deixa de existir. Iguais nas formas, eles passam a usar apenas grafia de mostradores e tons diferentes. Grande parte do painel e um aplique das portas agora vem em cor bege (na versão Absolute e no pacote superior da Essence) ou num mais suave tom de creme (no pacote intermediário do Essence), além do padrão em preto do Essence básico. No caso do bege, há ainda um pequeno aplique em cor de cobre nas portas. Segundo a Fiat, a escolha da cor bege foi motivada pela boa aceitação da série limitada Sublime, lançada no ano passado. Pena que não tenha sido estendida ao couro dos bancos, sempre negro.

 

Fiat Linea Absolute

 

Fiat Linea Absolute
Fiat Linea Absolute
 
No Absolute o aplique é sempre em bege, com detalhe em cor de cobre nas portas e
revestimento em couro preto; grafia dos instrumentos difere da usada no Punto

 

A fábrica aplicou ainda detalhes como acionamento intermitente das luzes de direção em frenagens bruscas para alertar os demais motoristas, regulagem elétrica dos faróis, sensores de estacionamento na traseira com visualizador gráfico no aparelho de áudio e luzes de direção que piscam por cinco vezes em caso de acionamento leve do comando, ideais para mudanças de faixa. O sistema de áudio foi aprimorado em qualidade e — afinal — o aparelho indica informações da música reproduzida por meio da tomada USB. O Essence ganha comandos de áudio no volante e, com câmbio Dualogic, há nele aletas para mudanças manuais de marcha, não disponíveis antes.

Uma evolução há muito esperada — a exibição de mapa para o navegador Blue & Me Nav — não veio: o motorista continua a se basear em instruções por voz e por pictogramas no quadro de instrumentos. Contudo, a linha de acessórios Mopar oferece uma central multimídia com tela sensível ao toque de 4,3 pol que serve a navegação, televisão digital, DVD e à câmera traseira para orientar manobras. Quem preferir apenas a câmera traseira pode instalar o retrovisor interno capaz de exibir imagens dessa função. A Fiat mostrou ainda um conjunto de saias laterais e defletor traseiro, cuja oferta ainda está em estudos.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoDualogicFiatLineaLinea AbsoluteLinea Essence

Related Posts

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial
Auto Livraria

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial

11/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

Quatro Rodas com testes e histórias de várias versões de 1983 a 1985 - a partir de R$ 19

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp