Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

10 Chances: VW Polo MSI 1,6 anda bem e gasta pouco

05/03/2018
in Avaliação, Vídeos, Vídeos 2, Volkswagen

Versão de 1,6 litro agrada ao motorista e representa forte relação custo-benefício, mas acabamento desaponta

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

O novo Volkswagen Polo chegou e agradou. Suas vendas têm sido expressivas e os leitores do Best Cars o elegeram melhor carro de sua categoria na recente Eleição. A versão de topo Highline 200 TSI foi a vencedora do comparativo com Fiat Argo, Ford Fiesta e Peugeot 208, em dezembro. Mas grande parte das vendas do novo hatch vem de outra versão, a MSI, com motor de 1,6 litro e transmissão manual, em vez do motor turbo de 1,0 litro e da caixa automática do TSI. Foi esse Polo que analisamos na seção 10 Chances: quais suas chances de merecer sua garagem?

Estilo
O Polo é um dos carros mais atuais da produção nacional, lançado aqui no mesmo ano da Europa. Seu desenho é agradável e deve se manter assim por anos, pois não recorre a modismos. Uma crítica vai para a traseira, muito parecida com a do Gol. 1 ponto

 

 

Acabamento e conveniência
No interior a Volkswagen optou por materiais simples, que parecem ainda mais no MSI pelo tom cinza e pela falta de alguns elementos do Highline. Entre as conveniências estão controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e comando a distância para abrir e fechar, mostrador de temperatura externa, para-sóis com espelhos iluminados, quatro luzes de leitura, suporte para celular no painel e sistema de áudio opcional com tela de toque de 6,5 polegadas, comandos no volante e integração a Android Auto e Apple Car Play. A partida a frio dispensa tanque auxiliar de gasolina.

 

 

Faltas que podem incomodar são ajuste elétrico dos retrovisores e faixa degradê no para-brisa. A lateral do banco deixa seu trilho à mostra e é estranho o indicador de porta mal fechada: se qualquer porta de passageiro estiver aberta, ele mostra como se fossem as três. 0,5 ponto

Posto do motorista
O banco bem desenhado, confortável em longos trajetos, do MSI é uma qualidade em comum aos outros Polos. O que ele perde é o ajuste de volante, o que pode ser ruim para motoristas muito altos ou baixos, mas não nos fez falta. O quadro de instrumentos é simples e correto e o computador de bordo tem três medições. As colunas prejudicam pouco a visibilidade e os faróis de duplo refletor são eficazes, apesar da falta de unidades de neblina. 1 ponto

 

Embora mais simples e menos potente que as versões TSI, o Polo MSI é funcional e bom de dirigir; rodas de alumínio de 15 pol estão entre os opcionais

 

Espaço
O espaço do Polo é bom para o segmento, sem ser expoente. Acomoda bem quatro pessoas, com altura adequada, e oferece vão regular para as pernas de quem viaja atrás. Ali, a maior limitação é em largura. Um quinto ocupante vai mal acomodado. 0,5 ponto

 

A Volkswagen acertou a suspensão para conforto, objetivo que foi atingido: o MSI tem rodar agradável e ótima absorção de irregularidades

 

Porta-malas
A capacidade de bagagem de 300 litros é das maiores entre os hatches compactos. O MSI não tem banco traseiro bipartido e, como os outros, vem sem maçaneta para a quinta porta. O estepe de 14 polegadas não serve para uso prolongado. 1 ponto

Desempenho
O motor de 1,6 litro e 16 válvulas, conhecido de Golf e Saveiro, produz até 117 cv no Polo. É agradável de usar: gira macio, fornece boa resposta desde baixa rotação e faz pouco ruído. Com gasolina, o MSI acelerou de 0 a 100 em bons 12 segundos. Ponto alto é o comando bem leve e preciso da caixa manual. 1 ponto

 

Materiais internos deveriam ser mais elaborados no MSI; bancos dianteiros bem desenhados; espaço para passageiros e bagagem correto para a categoria

 

Bons instrumentos, áudio com tela de 6,5 pol e integração a celular, computador de bordo, espelhos iluminados e vidros um-toque; faltou ajuste elétrico de retrovisores

 

Consumo
O novo Polo provou-se muito econômico: mais de 15 km/l de gasolina tanto no trajeto urbano leve quanto no rodoviário, ótimas marcas para um motor sem turbo ou injeção direta. Consumiu menos que a versão TSI, que é penalizada pela caixa automática. 1 ponto

 

 

Comportamento dinâmico
A Volkswagen acertou a suspensão para conforto, objetivo que foi atingido. Com pneus de 15 pol, o MSI tem rodar muito agradável e ótima absorção de irregularidades, melhor que o Highline com pneus 16. Sua atitude em curvas é segura e a direção elétrica foi bem acertada, assim como os freios satisfazem. A versão tem controle eletrônico de estabilidade e assistente para saída em rampa, opcionais. 1 ponto

Segurança passiva
Optar por esse Polo não significa abrir mão de segurança passiva: bolsas infláveis laterais dianteiras com proteção também à cabeça, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes são de série, assim como fixação Isofix para cadeira infantil. É uma boa dotação para a faixa de preço. Vale citar, embora não influa em nossa nota, as cinco estrelas em proteção de adulto e criança nos testes de colisão do Latin NCap. 1 ponto

 

Motor disposto desde baixa, comando de transmissão ideal e suspensão confortável compõem uma mecânica que deixa o Polo prazeroso ao volante

 

Custo-benefício
O preço do Polo MSI começa em R$ 55 mil. O avaliado, com opções como controle de estabilidade, rodas de alumínio e sistema de áudio superior, alcançava R$ 57.590. O concorrente mais direto é o Fiat Argo Drive de 1,3 litro e até 109 cv. Ele tem o mesmo preço básico e supera o Polo em R$ 1 mil com opcionais, mas deixa de fora o controle eletrônico e as bolsas infláveis laterais. Assim, ao considerar o grande conjunto que o MSI oferece por seu preço, o Best Cars aprova com louvor seu custo-benefício. 1 ponto

caixa-9-pontos

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 12,1 s
0 a 120 km/h 16,9 s
0 a 400 m 18,3 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.) 7,6 s
60 a 100 km/h (4ª.) 11,5 s
60 a 120 km/h (3ª.) 12,3 s
60 a 120 km/h (4ª.) 17,7 s
80 a 120 km/h (3ª.) 8,7 s
80 a 120 km/h (4ª.) 12,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 16,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 9,0 km/l
Trajeto em rodovia 15,5 km/l
Testes com gasolina; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 76,5 x 86,9 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 11,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 110/117 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,8/16,5 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 5,5 x 15 pol
Pneus 185/65 R 15
Dimensões
Comprimento 4,057 m
Largura 1,751 m
Altura 1,468 m
Entre-eixos 2,565 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 300 l
Peso em ordem de marcha 1.083 kg
Desempenho (gas./álc.)
Velocidade máxima 189/193 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,9/9,6 s
Consumo em cidade 12,0/8,2 km/l
Consumo em rodovia 13,9/9,5 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Tags: 10 ChancesavaliaçãoPoloPolo MSIVolkswagen

Related Posts

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

05/05/2025
VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

02/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp