Depois do calor do Rio de Janeiro, o clima ameno da montanha: o Golf subiu
a serra para Campos do Jordão, onde enfrentou um incidente de percurso
O Golf tem cativado por vários outros detalhes, como amplos apoios laterais nos bancos dianteiros, difusor de ar para a traseira, controles elétricos de vidros com função um-toque para todos, sua abertura e fechamento a distância (o teto bascula-se ao dar comando para abrir), iluminação interna por leds, excelentes faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e luz adicional (halógena) para curvas, retrovisor esquerdo biconvexo e repetidor digital do velocímetro.
Durante a colocação do estepe (digno
de elogios, com roda de alumínio), notamos o
capricho com que tudo foi feito pela VW
O freio de estacionamento tem acionamento elétrico e libera-se assim que se acelera, desde que o cinto do motorista esteja atado. Um vidro ou teto solar esquecido aberto pode ser fechado com o simples toque na maçaneta externa por alguns segundos, mantendo a chave no bolso. E, dentro da consciência ambiental que é típica dos alemães, o painel informa o aumento estimado de consumo (em litros por hora) conforme o ajuste do ar-condicionado e o uso de faróis de neblina (não os principais) ou aquecimento de bancos, por exemplo.
E o imprevisto? Durante o feriado de Carnaval, ao sair do asfalto de uma pequena rodovia em Campos do Jordão, SP, para o acostamento de cascalho em boas condições, ouviu-se um bam!. Uma verificação apontou o pneu dianteiro direito vazio, pressão zero — apesar de até então nada ter sido notado ao volante, nem apontado pelo monitor de pressão dos pneus.
Hora de colocar o belo estepe de alumínio para trabalhar: um corte no flanco
inutilizou o Pirelli Cinturato P7, mas a viagem pôde seguir sem limitações
Não parecia um caso de furo… e não era. A troca revelou um grande corte no flanco interno daquele pneu, que parece ter sido provocado por algum objeto no acostamento. Durante a colocação do estepe (digno de elogios, com roda de alumínio e pneu de medida igual), notamos o capricho com que tudo foi feito pela VW, da tampa rígida do assoalho do porta-malas, que se sustenta erguida por travas, ao parafuso com segredo especial que impede o furto das rodas.
Conclusão do episódio: nada como ter um estepe 100% operacional, com o qual se possa seguir viagem ao ritmo desejado. Se fosse do tipo temporário, teríamos uma difícil escolha a fazer: descer a serra com um pneu estreito, limitado em capacidade de curva e frenagem, ou fazer um reparo emergencial (e questionável) no pneu cortado e recolocá-lo em uso. Encontrar um Pirelli Cinturato P7 na medida correta na cidade turística, em pleno feriado de Carnaval, seria bem pouco provável. No Golf importado a versão Highline usa estepe em medida integral com roda de alumínio (de 16 ou 17 pol, conforme a opção escolhida), enquanto o GTI vem com pneu temporário.
Nosso Golf, que acaba de completar 15 dias de avaliação, prepara-se para o retorno à fábrica: será trocado por outra unidade de versão e configuração ainda a serem definidas, pois normas internas da VW impedem o empréstimo por todo um mês. Mas há tempo para a avaliação de mais um colaborador, que traz sua opinião na próxima terça-feira, dia 11. Torcemos para que sem imprevistos dessa vez…
Atualização em 6/3: verificação do interior do pneu danificado mostrou que sua estrutura está íntegra, ou seja, houve um corte de fora para dentro e não um rompimento da estrutura, como havíamos suposto. O texto foi editado de acordo.
Último período
8 dias |
889 km |
Distância em cidade | 301 km |
Distância em rodovia | 588 km |
Tempo ao volante | 17h 53 min |
Velocidade média | 50 km/h |
Consumo médio (gasolina) | 9,2 km/l |
Melhor marca média | 14,5 km/l |
Pior marca média | 7,3 km/l |
Indicações do computador de bordo |
Desde o início
15 dias |
1.629 km |
Distância em cidade | 560 km |
Distância em rodovia | 1.069 km |
Tempo ao volante | 34h 50 min |
Velocidade média | 47 km/h |
Consumo médio (gasolina) | 10,1 km/l |
Melhor marca média | 14,5 km/l |
Pior marca média | 7,3 km/l |
Indicações do computador de bordo |
Preço
Básico (câmbio DSG) | R$ 77.610 |
Como avaliado | R$ 120.232 |
Preços públicos vigentes em 24/2/14 |
Teste do Leitor
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Testes de desempenho
Aceleração de 0 a 80 km/h | 6,4 s |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,1 s |
Aceleração de 0 a 120 km/h | 12,9 s |
Aceleração de 0 a 400 m | 17,3 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 4,4 s |
Retomada de 60 a 120 km/h | 8,5 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 6,2 s |
Conheça nossos métodos de medição |
Consumo em trajetos-padrão
Trajeto |
Gasolina |
Leve em cidade | 14,5 km/l |
Exigente em cidade | 7,3 km/l |
Em rodovia | 14,2 km/l |
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm |
Torque máximo | 25,5 m.kgf de 1.500 a 3.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automatizado de dupla embreagem, 7 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 7,5 x 17 pol |
Pneus | 225/45 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,255 m |
Largura | 1,799 m |
Altura | 1,468 m |
Entre-eixos | 2,63 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 313 l |
Peso em ordem de marcha | 1.238 kg |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 212 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,4 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |
Atualização anterior |