VW Golf Highline: em plena sintonia com a Europa (2)

VW Golf Highline

 
Depois do calor do Rio de Janeiro, o clima ameno da montanha: o Golf subiu
a serra para Campos do Jordão, onde enfrentou um incidente de percurso

 

O Golf tem cativado por vários outros detalhes, como amplos apoios laterais nos bancos dianteiros, difusor de ar para a traseira, controles elétricos de vidros com função um-toque para todos, sua abertura e fechamento a distância (o teto bascula-se ao dar comando para abrir), iluminação interna por leds, excelentes faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e luz adicional (halógena) para curvas, retrovisor esquerdo biconvexo e repetidor digital do velocímetro.

  

Durante a colocação do estepe (digno
de elogios, com roda de alumínio), notamos o
capricho com que tudo foi feito pela VW

 

O freio de estacionamento tem acionamento elétrico e libera-se assim que se acelera, desde que o cinto do motorista esteja atado. Um vidro ou teto solar esquecido aberto pode ser fechado com o simples toque na maçaneta externa por alguns segundos, mantendo a chave no bolso. E, dentro da consciência ambiental que é típica dos alemães, o painel informa o aumento estimado de consumo (em litros por hora) conforme o ajuste do ar-condicionado e o uso de faróis de neblina (não os principais) ou aquecimento de bancos, por exemplo.

E o imprevisto? Durante o feriado de Carnaval, ao sair do asfalto de uma pequena rodovia em Campos do Jordão, SP, para o acostamento de cascalho em boas condições, ouviu-se um bam!.  Uma verificação apontou o pneu dianteiro direito vazio, pressão zero — apesar de até então nada ter sido notado ao volante, nem apontado pelo monitor de pressão dos pneus.

 

VW Golf Highline
VW Golf Highline
 
Hora de colocar o belo estepe de alumínio para trabalhar: um corte no flanco
inutilizou o Pirelli Cinturato P7, mas a viagem pôde seguir sem limitações

 

Não parecia um caso de furo… e não era. A troca revelou um grande corte no flanco interno  daquele pneu, que parece ter sido provocado por algum objeto no acostamento. Durante a colocação do estepe (digno de elogios, com roda de alumínio e pneu de medida igual), notamos o capricho com que tudo foi feito pela VW, da tampa rígida do assoalho do porta-malas, que se sustenta erguida por travas, ao parafuso com segredo especial que impede o furto das rodas.

 

 

Conclusão do episódio: nada como ter um estepe 100% operacional, com o qual se possa seguir viagem ao ritmo desejado. Se fosse do tipo temporário, teríamos uma difícil escolha a fazer: descer a serra com um pneu estreito, limitado em capacidade de curva e frenagem, ou fazer um reparo emergencial (e questionável) no pneu cortado e recolocá-lo em uso. Encontrar um Pirelli Cinturato P7 na medida correta na cidade turística, em pleno feriado de Carnaval, seria bem pouco provável. No Golf importado a versão Highline usa estepe em medida integral com roda de alumínio (de 16 ou 17 pol, conforme a opção escolhida), enquanto o GTI vem com pneu temporário.

Nosso Golf, que acaba de completar 15 dias de avaliação, prepara-se para o retorno à fábrica: será trocado por outra unidade de versão e configuração ainda a serem definidas, pois normas internas da VW impedem o empréstimo por todo um mês. Mas há tempo para a avaliação de mais um colaborador, que traz sua opinião na próxima terça-feira, dia 11. Torcemos para que sem imprevistos dessa vez…

Atualização em 6/3: verificação do interior do pneu danificado mostrou que sua estrutura está íntegra, ou seja, houve um corte de fora para dentro e não um rompimento da estrutura, como havíamos suposto. O texto foi editado de acordo.

 

Último período

8 dias

889 km

Distância em cidade 301 km
Distância em rodovia 588 km
Tempo ao volante 17h 53 min
Velocidade média 50 km/h
Consumo médio (gasolina) 9,2 km/l
     Melhor marca média 14,5 km/l
     Pior marca média 7,3 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

15 dias

1.629 km

Distância em cidade 560 km
Distância em rodovia 1.069 km
Tempo ao volante 34h 50 min
Velocidade média 47 km/h
Consumo médio (gasolina) 10,1 km/l
     Melhor marca média 14,5 km/l
     Pior marca média 7,3 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Preço

Básico (câmbio DSG) R$ 77.610
Como avaliado R$ 120.232
Preços públicos vigentes em 24/2/14

 

 

Testes de desempenho

Aceleração de 0 a 80 km/h 6,4 s
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,1 s
Aceleração de 0 a 120 km/h 12,9 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,3 s
Retomada de 60 a 100 km/h 4,4 s
Retomada de 60 a 120 km/h 8,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h 6,2 s
Conheça nossos métodos de medição

 

Consumo em trajetos-padrão

Trajeto

Gasolina

Leve em cidade 14,5 km/l
Exigente em cidade 7,3 km/l
Em rodovia 14,2 km/l
Conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm
Torque máximo 25,5 m.kgf de 1.500 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem, 7
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol
Pneus 225/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,255 m
Largura 1,799 m
Altura 1,468 m
Entre-eixos 2,63 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 313 l
Peso em ordem de marcha 1.238 kg
Desempenho
Velocidade máxima 212 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,4 s
Dados do fabricante; consumo não disponível
Atualização anterior

 

 

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