Peugeot RCZ vs. Mini Coupe: bom moço, garoto travesso

Mini Cooper S Coupe vs. Peugeot RCZ – continuação

 


O Peugeot tem apoios de cabeça integrados ao encosto e leva duas crianças atrás, sem espaço
para adultos; funções como o computador de bordo aparecem no quadro de instrumentos

 

Os dois carros trazem conveniências esperadas em sua faixa de preço, como controle automático do limpador de para-brisa, dos faróis e do ar-condicionado, aquecimento nos bancos dianteiros, controlador de velocidade, interface Bluetooth, alarme com proteção da cabine por ultrassom, alerta para uso do cinto, acesso sem chave ao bocal do tanque de combustível, maçanetas internas cromadas e molas a gás para manter aberto o capô. Os sistemas de áudio leem MP3, têm comandos no volante e conexões USB e auxiliar e oferecem ótima qualidade de som, com alto-falantes JBL no Peugeot e Harman/Kardon no Mini.

O RCZ oferece ainda dois ajustes de temperatura para o ar, porta-luvas refrigerado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, para-sóis com espelhos iluminados, sensores de estacionamento também na frente (no Coupe só atrás, e em ambos com eficaz indicação gráfica no painel), limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos para excelente área de varredura (embora a do Mini também seja boa), limitador de velocidade e indicação específica de qual porta está mal fechada (apenas geral no concorrente), além de usar o comutador de farol típico francês, só de puxar (em vez de puxar-empurrar).

O Cooper S, em contrapartida, é o único a ter partida por botão (a chave pode ser mantida no bolso), alerta programável para excesso de velocidade, destravamento da porta do motorista em separado (mais seguro), luzes de cortesia para o solo externo e acendedor de cigarros. Como toque charmoso, um comando junto ao teto ativa uma variação contínua de cores na iluminação ambiente. E gostamos da alavanca de luzes de direção no padrão BMW: acionada, volta à posição padrão, podendo ser desativada por novo toque no mesmo sentido.

 

 


O Mini tem alerta de velocidade, velocímetro digital, chave que pode ficar guardada, comandos
de marcha no volante e alto-falantes Harman/Kardon; comandos retrô são pouco práticos

 

Fazem falta nos dois a faixa degradê no para-brisa (pouco usada na Europa), mais espaço para objetos e, sobretudo, teto solar (certamente seria possível ter um, como no teto rígido do Volkswagen Eos). O Peugeot deveria ter alças de teto, e o Mini, função um-toque também para subir o vidro do passageiro, cuja falta leva à estranha situação de haver comando a distância para abrir janelas, mas não para fechar. A posição de tais comandos, na parte baixa do painel, também não é ideal. Em ambos os vidros das portas vêm sem moldura, como se espera de cupês.

Ocupantes de até 1,80 metro encontram acomodação adequada nos bancos dianteiros desses carros. No caso do RCZ o banco traseiro é restrito a duas crianças — tem apenas dois cintos —, pois o espaço é inaceitável mesmo para adultos de baixa estatura. A acomodação das pernas é tão limitada que uma cadeira infantil montada ali já incomoda quem vai à frente; além disso, o vidro traseiro começa sobre a cabeça dos ocupantes. É crítico também o acesso ao banco de trás, pois os dianteiros apenas dobram seu encosto, sem avançar o assento.

 

O Mini usa pneus do tipo run-flat, com estrutura reforçada que permite rodar mesmo sem ar com velocidade limitada, o que dispensa qualquer tipo de estepe

 

Embora com apenas dois lugares, o Mini oferece porta-malas de menor capacidade (280 litros) que o do Peugeot (321), que ainda dá melhores condições para malas grandes por seu formato e tem um banco traseiro (inteiriço) que pode ser rebatido. Nessa condição o volume passa a 639 litros. A tampa do Coupe inclui o vidro traseiro — ou seja, ele é um três-portas —, o que a deixa um tanto pesada com o mecanismo do aerofólio; a do RCZ traz bom acesso à bagagem, apesar de sua base alta e de não levar o vidro consigo.

O Mini usa pneus do tipo run-flat, com estrutura reforçada que permite rodar mesmo sem ar com velocidade limitada, o que dispensa qualquer tipo de estepe. O RCZ também não tem pneu de reserva, mas traz um interessante kit de reparo que, ligado à tomada de energia do carro, aplica selante para vedar furos e enche o pneu com um compressor de ar. Em ambos os casos, porém, o usuário pode ter problemas em caso de dano mais extenso — como uma roda amassada a ponto de deixar escapar ar ou um pneu cortado em buraco —, o que só um estepe resolveria.

 

 


O RCZ mostra ar sofisticado no painel que imita couro e no relógio analógico; traz bancos com

ajuste elétrico, sensores de estacionamento e áudio JBL; o compressor sela o furo e enche o pneu

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Mini Coupe

RCZ

Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S S/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/S S/S
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/1 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/ND S/S/ND
Câmbio automático/automatizado S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras ND ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/NA S/NA
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio S S
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S S/S
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro ND NA
Luz traseira de neblina S S
Navegador por GPS S ND
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico ND S
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/S S/S
Teto solar/comando elétrico ND ND
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Marcado: