Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Renault Sandero vs. Toyota Etios: feitos para o lado de cá

05/02/2013
in Comparativo, Renault, Toyota

 

 

O Sandero tem computador de bordo e rádio com interface Bluetooth;
logotipo nos encostos de cabeça e conta-giros em destaque vêm no GT Line 

 

Há no Toyota particularidades que podem causar estranheza, mas nem sempre incomodam de verdade. Os difusores de ar centrais do painel estão deslocados para a direita, o que não constitui problema: são do tipo que pode ser direcionado com facilidade, até mesmo só para o motorista se desejado. O limpador de para-brisa é o primeiro em carro nacional a somar um só braço (como no Uno original, hoje Mille) e pantógrafo (já visto no Volkswagen SP2): o resultado é uma área de varredura parecida com a dos sistemas de dois braços, sem a grande seção superior “suja” do Fiat, mas com a desvantagem de uma larga faixa vertical sem limpeza à esquerda. O comando que destrava o capô no painel parece um velho afogador, mas cumpre sua função. Já a colocação do macaco sob o banco do motorista é mesmo inconveniente.

 

O limpador de para-brisa do Etios é o primeiro em carro nacional com um só braço e pantógrafo: o resultado é área de varredura parecida com a dos sistemas de dois braços

 

Os rádios/toca-CDs leem arquivos MP3 e trazem conexão USB; o do Sandero tem ainda entrada auxiliar, interface Bluetooth para telefone celular e controle junto ao volante, mas os dois são bem modestos em qualidade de áudio. O espaço para objetos é adequado em ambos, sendo notável a presença de porta-latas nas quatro portas do Etios, e falta aos dois modelos a faixa degradê no para-brisa.

 

 


No Etios, limpador de para-brisa pantográfico, controle elétrico dos quatro vidros
e porta-luvas refrigerado; o botão antiquado destrava um capô sem pintura

 

As maiores dimensões do Sandero rendem dividendos no espaço interno: é um caso raro de hatch pequeno que, com alguma concessão, pode levar três adultos no banco traseiro. O Etios mostra boa acomodação para pernas (menos que o concorrente) e cabeças, mas deixa a desejar na largura, que o restringe a dois adultos ou três crianças; mesmo que caibam três, o local do passageiro central é menos cômodo que o do Renault. Na frente eles se parecem, mas ainda com vantagem para o Sandero em largura.

 


Auto Livraria

 

O GT Line é melhor também em capacidade de bagagem, 320 litros ante 270 litros do Etios — diferença de 18% —, mas a versatilidade é comprometida em ambos pelo banco traseiro inteiriço, em vez do bipartido tão comum no segmento. A favor do Toyota está a montagem do estepe onde a maioria parece preferir, sob o assoalho, por dentro; o do Renault vem por baixo da carroceria, o que costuma dar mais trabalho para seu uso ou mesmo para verificar a pressão, embora dispense a retirada de eventual bagagem. O pneu segue a medida dos outros em ambos os modelos, mas no Sandero a roda é de aço e não de alumínio (no Etios XS são todas de aço).

Próxima parte

 

Equipamentos de série e opcionais

Sandero

Etios

Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND
Ajuste do volante em altura/distância ND S/ND
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores ND ND
Alarme antifurto/controle a distância S/S ND
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/ND S/ND
Bancos/volante revestidos em couro ND/S ND/ND
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/ND/ND S/ND/ND
Câmbio automático/automatizado ND ND
Câmera traseira para manobras ND ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes ND ND
Computador de bordo S ND
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade ND ND
Controle de tração/estabilidade ND ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/ND S/S
Controles de áudio no volante S ND
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S ND
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND
Faróis de neblina S ND
Faróis/limpador de para-brisa automático ND ND
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S ND
Limpador/lavador do vidro traseiro S S
Luz traseira de neblina ND ND
Navegador por GPS ND ND
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico ND ND
Rodas de alumínio S ND
Sensores de estacionamento diant./tras. ND ND/A
Teto solar/comando elétrico ND ND
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; A = acessório aplicado em concessionária; ND = não disponível; NA = não aplicável

 

Page 3 of 6
Prev1234...6Next
Tags: 207avaliaçãoC3comparativoEtios XEtios XLSEtios XSFiestaGolHB20LoganOnixPalioRenaultSanderoSandero ExpressionSandero GT LineSandero PrivilegeToyota

Related Posts

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

20/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp