Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Renault Sandero vs. Toyota Etios: feitos para o lado de cá

05/02/2013
in Comparativo, Renault, Toyota

 


Com preços bem próximos, o Sandero (à esquerda) traz mais equipamentos
e oferece vantagens em conforto, enquanto o Etios cativa pela mecânica

 

Preços

Sandero

Etios

Sem opcionais 39.070 38.790
Como avaliado 39.070 38.790 
Completo 39.940 40.412
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 4/2/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: Sandero e Etios

 

Custo-benefício

As versões GT Line e XS avaliadas, com diferença de preço desprezível (R$ 280), são oferecidas como pacotes fechados, embora existam opções mais baratas com o mesmo motor tanto para o Etios (básica e X) quanto para o Sandero (Expression; a Privilège tem preço igual ao da GT Line). As vantagens do Renault em equipamentos, como computador de bordo, faróis de neblina, rodas de alumínio, alarme, encosto de cabeça para o passageiro central e interface Bluetooth, indicam que a marca francesa oferece maior conteúdo — e motor de 1,6 litro ante 1,3 — por preço equivalente ao da japonesa.

 


Auto Livraria

 

Como mostram as notas abaixo, o Sandero é superior nos atributos estilo, acabamento, posição de dirigir, instrumentos, itens de conveniência, espaço interno e porta-malas, enquanto o Etios obteve mais pontos em motor, consumo, câmbio e direção. É interessante perceber que o Toyota se sai bem em vários aspectos do conjunto mecânico, mas falha nos quesitos relacionados a conforto e acabamento, além de ser menos espaçoso (o que é aceitável pelas menores dimensões; ainda assim, o Renault não cobra a mais por seu tamanho).

A conclusão deixada pelo Etios em seu primeiro comparativo é que a fábrica japonesa aplicou seu conhecimento técnico para fazer um carro agradável de dirigir, bem adaptado a nossas condições de piso e dotado de soluções atuais, como a assistência elétrica de direção e o bloco do motor em alumínio, que trazem eficiência. No entanto, quando se trata dos elementos que tornam um carro atraente aos olhos e conveniente ao uso, e que ajudam a convencer que ele vale seu preço, o novo Toyota decepciona e abre espaço para que um Renault — como ele, de origem emergente, mas adaptado ao gosto brasileiro — se mostre melhor na maioria dos quesitos pelo mesmo preço.

 

Nossas notas

Sandero

Etios

Estilo 3 2
Acabamento 3 2
Posição de dirigir 3 2
Instrumentos 4 3
Itens de conveniência 3 2
Espaço interno 4 3
Porta-malas 4 3
Motor 3 4
Desempenho 3 3
Consumo 3 4
Câmbio 4 5
Freios 4 4
Direção 3 4
Suspensão 4 4
Estabilidade 4 4
Visibilidade 4 4
Segurança passiva 3 3
Custo-benefício 3 2
Média 3,44 3,22

Posição

1º.

2°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Sandero Etios
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

Sandero

Etios

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio alumínio
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 2 4
Diâmetro e curso 79,5 x 80,5 mm 72,5 x 80,5 mm
Cilindrada 1.598 cm³ 1.329 cm³
Taxa de compressão 12:1 12,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas.) 98 cv a 5.500 rpm 84 cv a 5.600 rpm
Potência máxima (álc.) 106 cv a 5.500 rpm 90 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas.) 14,5 m.kgf a 2.850 rpm 11,9 m.kgf a 3.100 rpm
Torque máximo (álc.) 15,5 m.kgf a 2.850 rpm 12,8 m.kgf a 3.100 rpm
Potência específica (gas./álc.) 61,3 / 66,3 cv/l 63,2 / 67,7 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,73 / 7 km/h 3,55 / 8 km/h
2ª. 2,05 / 13 km/h 1,91 / 15 km/h
3ª. 1,32 / 20 km/h 1,31 / 21 km/h
4ª. 0,97 / 28 km/h 0,97 / 29 km/h
5ª. 0,76 / 35 km/h 0,80 / 35 km/h
Relação de diferencial 4,36 3,94
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (259 mm ø) a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a tambor (203 mm ø) a tambor (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica elétrica
Diâmetro de giro 10,5 m ND
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 15 pol 5 x 14 pol
Pneus 185/65 R 15 175/65 R 14
Dimensões
Comprimento 4,021 m 3,777 m
Largura 1,746 m 1,695 m
Altura 1,528 m 1,51 m
Entre-eixos 2,591 m 2,46 m
Bitola dianteira ND
Bitola traseira ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND 0,33
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 45 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) 320 / 1.200 l 270 l / ND
Peso em ordem de marcha 1.055 kg 945 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 10,8 / 10,0 kg/cv 11,2 / 10,5 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2013
Pneus Goodyear GPS3 Sport Pirelli Cinturato P1
Quilometragem inicial 4.500 km 3.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível

 

Page 6 of 6
Prev1...56
Tags: 207avaliaçãoC3comparativoEtios XEtios XLSEtios XSFiestaGolHB20LoganOnixPalioRenaultSanderoSandero ExpressionSandero GT LineSandero PrivilegeToyota

Related Posts

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

20/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp