Com preços bem próximos, o Sandero (à esquerda) traz mais equipamentos
e oferece vantagens em conforto, enquanto o Etios cativa pela mecânica
Custo-benefício
As versões GT Line e XS avaliadas, com diferença de preço desprezível (R$ 280), são oferecidas como pacotes fechados, embora existam opções mais baratas com o mesmo motor tanto para o Etios (básica e X) quanto para o Sandero (Expression; a Privilège tem preço igual ao da GT Line). As vantagens do Renault em equipamentos, como computador de bordo, faróis de neblina, rodas de alumínio, alarme, encosto de cabeça para o passageiro central e interface Bluetooth, indicam que a marca francesa oferece maior conteúdo — e motor de 1,6 litro ante 1,3 — por preço equivalente ao da japonesa.
Como mostram as notas abaixo, o Sandero é superior nos atributos estilo, acabamento, posição de dirigir, instrumentos, itens de conveniência, espaço interno e porta-malas, enquanto o Etios obteve mais pontos em motor, consumo, câmbio e direção. É interessante perceber que o Toyota se sai bem em vários aspectos do conjunto mecânico, mas falha nos quesitos relacionados a conforto e acabamento, além de ser menos espaçoso (o que é aceitável pelas menores dimensões; ainda assim, o Renault não cobra a mais por seu tamanho).
A conclusão deixada pelo Etios em seu primeiro comparativo é que a fábrica japonesa aplicou seu conhecimento técnico para fazer um carro agradável de dirigir, bem adaptado a nossas condições de piso e dotado de soluções atuais, como a assistência elétrica de direção e o bloco do motor em alumínio, que trazem eficiência. No entanto, quando se trata dos elementos que tornam um carro atraente aos olhos e conveniente ao uso, e que ajudam a convencer que ele vale seu preço, o novo Toyota decepciona e abre espaço para que um Renault — como ele, de origem emergente, mas adaptado ao gosto brasileiro — se mostre melhor na maioria dos quesitos pelo mesmo preço.
Nossas notas
Sandero |
Etios |
|
Estilo | 3 | 2 |
Acabamento | 3 | 2 |
Posição de dirigir | 3 | 2 |
Instrumentos | 4 | 3 |
Itens de conveniência | 3 | 2 |
Espaço interno | 4 | 3 |
Porta-malas | 4 | 3 |
Motor | 3 | 4 |
Desempenho | 3 | 3 |
Consumo | 3 | 4 |
Câmbio | 4 | 5 |
Freios | 4 | 4 |
Direção | 3 | 4 |
Suspensão | 4 | 4 |
Estabilidade | 4 | 4 |
Visibilidade | 4 | 4 |
Segurança passiva | 3 | 3 |
Custo-benefício | 3 | 2 |
Média | 3,44 | 3,22 |
Posição |
1º. |
2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
Sandero | Etios |
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Ficha técnica
Sandero |
Etios |
|
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio | alumínio |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 4 |
Diâmetro e curso | 79,5 x 80,5 mm | 72,5 x 80,5 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.329 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | 12,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas.) | 98 cv a 5.500 rpm | 84 cv a 5.600 rpm |
Potência máxima (álc.) | 106 cv a 5.500 rpm | 90 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas.) | 14,5 m.kgf a 2.850 rpm | 11,9 m.kgf a 3.100 rpm |
Torque máximo (álc.) | 15,5 m.kgf a 2.850 rpm | 12,8 m.kgf a 3.100 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 61,3 / 66,3 cv/l | 63,2 / 67,7 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 | |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 3,73 / 7 km/h | 3,55 / 8 km/h |
2ª. | 2,05 / 13 km/h | 1,91 / 15 km/h |
3ª. | 1,32 / 20 km/h | 1,31 / 21 km/h |
4ª. | 0,97 / 28 km/h | 0,97 / 29 km/h |
5ª. | 0,76 / 35 km/h | 0,80 / 35 km/h |
Relação de diferencial | 4,36 | 3,94 |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (259 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) |
Traseiros | a tambor (203 mm ø) | a tambor (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | elétrica |
Diâmetro de giro | 10,5 m | ND |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 5 x 14 pol |
Pneus | 185/65 R 15 | 175/65 R 14 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,021 m | 3,777 m |
Largura | 1,746 m | 1,695 m |
Altura | 1,528 m | 1,51 m |
Entre-eixos | 2,591 m | 2,46 m |
Bitola dianteira | ND | |
Bitola traseira | ND | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | 0,33 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 50 l | 45 l |
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) | 320 / 1.200 l | 270 l / ND |
Peso em ordem de marcha | 1.055 kg | 945 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 10,8 / 10,0 kg/cv | 11,2 / 10,5 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2013 | |
Pneus | Goodyear GPS3 Sport | Pirelli Cinturato P1 |
Quilometragem inicial | 4.500 km | 3.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |