O melhor de três sedãs compactos enfrenta um recém-chegado,
que promete modernidade para combater o espaço do oponente
Texto e fotos: Fabrício Samahá
A renovação da linha Ford no Brasil enfim completa-se com o segmento mais importante em termos de volume, o dos carros de entrada. Surgem a terceira geração do Ka hatch e sua inédita versão sedã, o Ka+ (mais), que substituem tanto o Ka anterior quanto o Fiesta Rocam em ambas as carrocerias. A marca do oval azul ganha, afinal, um representante de última geração entre os sedãs compactos, categoria de grande sucesso em mercados em desenvolvimento como o brasileiro.
Para saber quais as chances do Ka+ em um concorrido segmento, colocamos sua versão SEL com motor de 1,5 litro frente a frente com o Renault Logan Dynamique 1,6. Por que logo ele? Porque foi o vencedor do recente comparativo com Toyota Etios e Volkswagen Voyage, porque a ampla reformulação apresentada na linha 2014 faz dele uma das últimas novidades da classe e — por último, mas não com menor importância — porque ambos são concorrentes diretos em nossos quatro “Ps”.
Ford Ka+ SEL 1,5 |
Renault Logan Dynamique 1,6 |
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4,25 m | 4,35 m | ||||||||
105/110 cv | 98/106 cv | ||||||||
R$ 48.760 | R$ 48.880 | ||||||||
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais |
A proposta de uso é típica dos pequenos sedãs: carros familiares ideais para uso urbano, mas aptos — em termos de desempenho e espaço, sobretudo no porta-malas — a fazer viagens com muita bagagem a bordo. O porte do Logan é pouco superior, com 9 centímetros a mais em comprimento e 14 cm em distância entre eixos, sem que isso o afaste do segmento dos compactos. A potência do motor 1,5 de quatro válvulas por cilindro do Ka, 105 cv com gasolina e 110 cv com álcool, supera por pequena margem a de 98 e 106 cv (na ordem) do 1,6 de duas válvulas do Logan.
E o preço? No mais decisivo dos fatores há grande equilíbrio, pois o Ford vem em pacote fechado por R$ 48,8 mil, enquanto o Renault custa R$ 48,9 mil com um pacote de opcionais (ambos com câmbio manual, único disponível no Ka, e pintura metálica).
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