Se em aceleração e consumo as vantagens foram todas do Ka+, das retomadas o
Logan venceu a maioria, mas perdeu as que terminam a 120 km/h em terceira
Desempenho e consumo
Um mais leve e potente, outro com mais torque: como os adversários se saíram nas medições de desempenho e consumo do Best Cars?
O Ka+ mostrou vantagem em aceleração, como ao fazer de 0 a 120 km/h em 16,2 ante 18,9 segundos do Logan. O baixo regime máximo do Renault (6.000 rpm) prejudica-o nessa prova, pois ele chega aos 120 em terceira marcha “em cima” do corte de rotação, um tanto além do ponto de maior potência do motor (passar à quarta mais cedo não ajuda, tanto pelo tempo da troca de marcha quanto pela queda de rotação depois dela), mas as medições de 0-80 e 0-100 também deixaram o Ford à frente.
Nas retomadas a disputa foi mais equilibrada. O Ka+ venceu nas provas concluídas a 120 km/h em terceira marcha pela mesma razão acima: esticar o motor do Logan a tal limite afasta-o de seu melhor desempenho, enquanto o do oponente está em sua plenitude. Nas medições que usam rotação mais baixa, como 80-120 em quinta, o Renault foi bem melhor que o adversário tanto pelo torque superior quanto pela marcha mais curta.
O Ka+ provou-se mais econômico tanto nos trajetos urbanos quanto no rodoviário, com ou sem uso de ar-condicionado, e assim obteve maior autonomia, para o que concorre o tanque de capacidade pouco mais ampla.
Medições Best Cars
Ka+ |
Logan |
|
| Aceleração | ||
| 0 a 80 km/h | 7,9 s | 9,1 s |
| 0 a 100 km/h | 12,0 s | 12,7 s |
| 0 a 120 km/h | 16,2 s | 18,9 s |
| 0 a 400 m | 17,9 s | 18,6 s |
| Retomada | ||
| 60 a 100 km/h (3ª.) | 8,8 s | 8,4 s |
| 60 a 100 km/h (4ª.) | 12,3 s | 11,6 s |
| 60 a 120 km/h (3ª.) | 12,9 s | 13,8 s |
| 60 a 120 km/h (4ª.) | 18,6 s | 17,2 s |
| 80 a 120 km/h (3ª.) | 8,9 s | 10,0 s |
| 80 a 120 km/h (4ª.) | 13,3 s | 12,7 s |
| 80 a 120 km/h (5ª.) | 19,1 s | 17,4 s |
| Consumo | ||
| Trajeto leve em cidade | 11,0 km/l | 10,4 km/l |
| Trajeto exigente em cidade | 6,1 km/l | 5,4 km/l |
| Trajeto em rodovia | 9,6 km/l | 8,9 km/l |
| Autonomia | ||
| Trajeto leve em cidade | 515 km | 468 km |
| Trajeto exigente em cidade | 285 km | 243 km |
| Trajeto em rodovia | 449 km | 401 km |
| Testes efetuados com álcool; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição | ||
Dados dos fabricantes
Ka+ |
Logan |
|||
| gas. | álc. | gas. | álc. | |
| Velocidade máxima | ND | 178 km/h | 180 km/h | |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 11,9 s | 11,6 s | |
| Consumo em cidade | 11,5 km/l | 7,9 km/l | 11,9 km/l | 8,1 km/l |
| Consumo em rodovia | 13,6 km/l | 9,5 km/l | 13,4 km/l | 9,2 km/l |
| Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro | ||||
Ficha técnica
Ka+ |
Logan |
|
| Motor | ||
| Posição | transversal | |
| Cilindros | 4 em linha | |
| Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/alumínio |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4 | 2 |
| Diâmetro e curso | 79 x 76,4 mm | 79,5 x 80,5 mm |
| Cilindrada | 1.499 cm³ | 1.598 cm³ |
| Taxa de compressão | 11:1 | 12:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
| Potência máxima (gas./álc.) | 105 cv a 6.500 rpm/ 110 cv a 5.500 rpm | 98/106 cv a 5.250 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 14,6/14,9 m.kgf a 4.250 rpm | 14,5/15,5 m.kgf a 2.850 rpm |
| Potência específica (gas./álc.) | 70,0/73,4 cv/l | 61,3/66,3 cv/l |
| Transmissão | ||
| Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | |
| Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
| 1ª. | 3,85 / 7 km/h | 3,73 / 7 km/h |
| 2ª. | 2,04 / 14 km/h | 2,05 / 13 km/h |
| 3ª. | 1,28 / 22 km/h | 1,32 / 20 km/h |
| 4ª. | 0,95 / 29 km/h | 0,97 / 28 km/h |
| 5ª. | 0,76 / 36 km/h | 0,76 / 35 km/h |
| Relação de diferencial | 4,07 | 4,36 |
| Regime a 120 km/h (5ª.) | 3.300 rpm | 3.400 rpm |
| Regime à vel. máxima informada (gas./álc. – 5ª.) | ND | 5.050/5.100 rpm |
| Tração | dianteira | |
| Freios | ||
| Dianteiros | a disco (ø ND) | a disco ventilado (259 mm ø) |
| Traseiros | a tambor (ø ND) | a tambor (203 mm ø) |
| Antitravamento (ABS) | sim | |
| Direção | ||
| Sistema | pinhão e cremalheira | |
| Assistência | elétrica | hidráulica |
| Diâmetro de giro | ND | 10,6 m |
| Suspensão | ||
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
| Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
| Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | |
| Rodas | ||
| Dimensões | 15 pol | 15 pol |
| Pneus | 195/55 R 15 H | 185/65 R 15 H |
| Dimensões | ||
| Comprimento | 4,254 m | 4,349 m |
| Largura | 1,695 m | 1,733 m |
| Altura | 1,46 m | 1,529 m |
| Entre-eixos | 2,491 m | 2,635 m |
| Bitola dianteira | ND | |
| Bitola traseira | ND | |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | 0,34 |
| Capacidades e peso | ||
| Tanque de combustível | 52 l | 50 l |
| Compartimento de bagagem | 445 l | 510 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.048 kg | 1.070 kg |
| Relação peso-potência (gas./álc.) | 10,0/9,5 kg/cv | 10,9/10,1 kg/cv |
| Garantia | ||
| Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | |
| Carro avaliado | ||
| Ano-modelo | 2015 | 2014 |
| Pneus | Pirelli Cinturato P7 | Bridgestone Turanza ER 300 |
| Quilometragem inicial | 2.000 km | 4.000 km |
| Dados do fabricante; ND = não disponível | ||
| Próxima parte |













