Ford Ka+ mostra as chances diante de Renault Logan

Ford Ka Mais SEL
Renault Logan Dynamique
 
Se em aceleração e consumo as vantagens foram todas do Ka+, das retomadas o
Logan venceu a maioria, mas perdeu as que terminam a 120 km/h em terceira

 

Desempenho e consumo

Um mais leve e potente, outro com mais torque: como os adversários se saíram nas medições de desempenho e consumo do Best Cars?

O Ka+ mostrou vantagem em aceleração, como ao fazer de 0 a 120 km/h em 16,2 ante 18,9 segundos do Logan. O baixo regime máximo do Renault (6.000 rpm) prejudica-o nessa prova, pois ele chega aos 120 em terceira marcha “em cima” do corte de rotação, um tanto além do ponto de maior potência do motor (passar à quarta mais cedo não ajuda, tanto pelo tempo da troca de marcha quanto pela queda de rotação depois dela), mas as medições de 0-80 e 0-100 também deixaram o Ford à frente.

Nas retomadas a disputa foi mais equilibrada. O Ka+ venceu nas provas concluídas a 120 km/h em terceira marcha pela mesma razão acima: esticar o motor do Logan a tal limite afasta-o de seu melhor desempenho, enquanto o do oponente está em sua plenitude. Nas medições que usam rotação mais baixa, como 80-120 em quinta, o Renault foi bem melhor que o adversário tanto pelo torque superior quanto pela marcha mais curta.

O Ka+ provou-se mais econômico tanto nos trajetos urbanos quanto no rodoviário, com ou sem uso de ar-condicionado, e assim obteve maior autonomia, para o que concorre o tanque de capacidade pouco mais ampla.

 

 

Medições Best Cars

Ka+

Logan

Aceleração
0 a 80 km/h 7,9 s 9,1 s
0 a 100 km/h 12,0 s 12,7 s
0 a 120 km/h 16,2 s 18,9 s
0 a 400 m 17,9 s 18,6 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.) 8,8 s 8,4 s
60 a 100 km/h (4ª.) 12,3 s 11,6 s
60 a 120 km/h (3ª.) 12,9 s 13,8 s
60 a 120 km/h (4ª.) 18,6 s 17,2 s
80 a 120 km/h (3ª.) 8,9 s 10,0 s
80 a 120 km/h (4ª.) 13,3 s 12,7 s
80 a 120 km/h (5ª.) 19,1 s 17,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 11,0 km/l 10,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,1 km/l 5,4 km/l
Trajeto em rodovia 9,6 km/l 8,9 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 515 km 468 km
Trajeto exigente em cidade 285 km 243 km
Trajeto em rodovia 449 km 401 km
Testes efetuados com álcool; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

Ka+

Logan

gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima ND 178 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 11,9 s 11,6 s
Consumo em cidade 11,5 km/l 7,9 km/l 11,9 km/l 8,1 km/l
Consumo em rodovia 13,6 km/l 9,5 km/l 13,4 km/l 9,2 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Ficha técnica

Ka+

Logan

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote no cabeçote
Válvulas por cilindro 4 2
Diâmetro e curso 79 x 76,4 mm 79,5 x 80,5 mm
Cilindrada 1.499 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 11:1 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 105 cv a 6.500 rpm/ 110 cv a 5.500 rpm 98/106 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 14,6/14,9 m.kgf a 4.250 rpm 14,5/15,5 m.kgf a 2.850 rpm
Potência específica (gas./álc.) 70,0/73,4 cv/l 61,3/66,3 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,85 / 7 km/h 3,73 / 7 km/h
2ª. 2,04 / 14 km/h 2,05 / 13 km/h
3ª. 1,28 / 22 km/h 1,32 / 20 km/h
4ª. 0,95 / 29 km/h 0,97 / 28 km/h
5ª. 0,76 / 36 km/h 0,76 / 35 km/h
Relação de diferencial 4,07 4,36
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.300 rpm 3.400 rpm
Regime à vel. máxima informada (gas./álc. – 5ª.) ND 5.050/5.100 rpm
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco (ø ND) a disco ventilado (259 mm ø)
Traseiros a tambor (ø ND) a tambor (203 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica hidráulica
Diâmetro de giro ND 10,6 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 15 pol 15 pol
Pneus 195/55 R 15 H 185/65 R 15 H
Dimensões
Comprimento 4,254 m 4,349 m
Largura 1,695 m 1,733 m
Altura 1,46 m 1,529 m
Entre-eixos 2,491 m 2,635 m
Bitola dianteira ND
Bitola traseira ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND 0,34
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 50 l
Compartimento de bagagem 445 l 510 l
Peso em ordem de marcha 1.048 kg 1.070 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 10,0/9,5 kg/cv 10,9/10,1 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2015 2014
Pneus Pirelli Cinturato P7 Bridgestone Turanza ER 300
Quilometragem inicial 2.000 km 4.000 km
Dados do fabricante; ND = não disponível
Próxima parte

 

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Marcado: