Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Porte e portas, argumentos da Oroch contra Strada e Saveiro

05/03/2017
in Avaliação, Comparativo, Fiat, Renault, Volkswagen
Strada
Strada
Duster Oroch
Duster Oroch
Saveiro
Saveiro

 

Uma derivada de utilitário esporte, outras duas de hatches pequenos; uma com quatro portas, outra com três e uma com apenas duas

 

Concepção e estilo

Picapes derivadas de automóvel são hoje uma espécie rara no mundo, com alguns casos na Austrália (Holden Ute e Ford Falcon Ute) e na Europa (como a Dacia Logan Pickup, já fora de produção), embora no passado tenham existido várias nos Estados Unidos, como Chevrolet El Camino e Ford Ranchero. O Brasil é um dos maiores mercados para esse tipo de utilitário, razão pela qual os fabricantes locais costumam ser responsáveis por seu desenvolvimento.

Pioneira da classe por aqui com a 147 Pickup de 1978, a Fiat produz a Strada na mesma geração desde 1998, com reestilizações frontais em 2002, 2005 e 2008 e uma reforma da caçamba para 2014. É sua terceira picape do gênero, precedida pela Fiorino derivada do Uno, de 1988. A Volkswagen seguiu-a em 1982 com a Saveiro baseada no primeiro Gol, que deu lugar a novas gerações em 1997 e 2009 (a de 2000, chamada de Geração III, não passa de reestilização). Por sua vez, a recém-nascida Oroch deriva do Duster, que surgiu como Dacia na Europa em 2010 e como Renault por aqui no ano seguinte.

 

Strada
Strada
Duster Oroch
Duster Oroch
Saveiro
Saveiro

 

Bom trabalho de estilo na Oroch; a Saveiro não esconde o teto muito alto da versão dupla; na Strada, conflito entre novas e velhas partes e exagero na decoração

 

A diferença de idade fica à mostra entre elas. Saveiro e Oroch seguem linhas mais atuais e harmoniosas no conjunto, sem o conflito entre partes novas (frente e traseira) e antigas (seção central) que se percebe na Strada. A Renault obteve também um aspecto mais equilibrado na cabine dupla de sua picape, área que sugere adaptação no caso da VW com o teto muito alto. A Fiat já foi bastante improvisada até 2013, quando a cabine dupla parecia montada pós-produção, com um friso cobrindo a emenda de chapas abaixo da base das janelas — o que felizmente ficou no passado. Gosto é muito pessoal, mas a nosso ver a decoração escolhida para a Adventure mostra exagero, ao contrário das demais, que são discretas.

 

Como já se esperava, espaço interno é vantagem incontestável para a Oroch: nas outras o vão para pernas atrás é ínfimo, e a largura, menor

 

Apenas a VW fornece o coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,398: é um fator em geral desfavorável nesse tipo de veículo, tanto pela cabine curta (superfícies mais longas favorecem o fluxo de ar) quanto pela grande altura de rodagem e os pneus largos. Em termos de painéis de carroceria a Cross sobressai pelos vãos menores e mais regulares, com as demais apenas razoáveis.

 

Conforto e conveniência

Assim como Palio, Duster e Gol que as originaram, as três picapes são modelos de acabamento simples, sem refinamentos e com materiais plásticos rígidos, embora o revestimento de bancos e volante em couro melhore o ambiente interno da Fiat e da Renault (a VW usava um tecido básico, algo áspero; como opcional pode ter simulação de couro). A mais crítica quantos aos plásticos é a Strada, com descuidos como tampa de porta-luvas desalinhada e rebarbas nas portas: há tempos a marca mineira tem mostrado descuido nesse quesito. De resto, seu desenho interno está antiquado.

 

Strada
Strada
Duster Oroch
Duster Oroch
Saveiro
Saveiro

 

Interiores simples em materiais; a Fiat está defasada em desenho e usa plásticos inferiores; revestimento em couro não está disponível na VW

 

A Oroch é a mais confortável para o motorista, tanto pelo banco em si quanto por sua posição relativa a pedais e volante, embora apenas a Saveiro permita a regulagem desde último também em distância (nas outras, só em altura). Todas têm ajuste de altura do banco, mas na VW ela altera de verdade só a inclinação do assento, um velho sistema da marca que poderia ter sido extinto; como agravante, o motorista que aciona a alavanca na intenção de subir o banco acaba por liberar o ajuste, fazendo a parte posterior despencar. Além disso, seu assento curto não apoia bem as coxas. Reclina-se o encosto por botão giratório na Saveiro e por alavanca em pontos predefinidos nas outras. O apoio ao pé esquerdo é apenas regular nas três.

 

 

Os painéis trazem os instrumentos de praxe, incluindo conta-giros e (com exceção da Oroch) termômetro do motor, em conjuntos de fácil leitura e iluminados em branco. A Strada tem ainda mostradores de inclinação longitudinal e lateral e bússola em um conjunto central, sobre o aparelho de áudio. Computador de bordo equipa as três, com duas medições de consumo/velocidade nos casos de Fiat e VW.

Com qualidade apenas razoável de som (mais modesta na Strada), os sistemas de áudio trazem comandos no volante ou perto dele, entradas USB e auxiliar e interface Bluetooth para telefone celular. Na Oroch a ampla tela de sete polegadas torna bem mais prático explorar o conteúdo de um dispositivo auxiliar ou pendrive, missão difícil nas concorrentes, mas a tela fica muito baixa e suscetível a reflexos. Nela fica de fora o toca-CDs, que alguns ainda apreciam.

 

Fiat Strada Adventure
Fiat Strada Adventure

 

A Strada tem conforto relativo na frente, mas é restrita a duas pessoas atrás; acesso pela porta adicional requer que o ocupante da frente saia do banco

 

Renault Duster Oroch Dynamique
Renault Duster Oroch Dynamique

 

É clara a vantagem da Oroch em acomodação no banco traseiro e acesso a ele; o motorista tem boa posição, embora falte o ajuste do volante em distância

 

VW Saveiro Cross
VW Saveiro Cross

 

Há três lugares atrás e boa altura útil na Saveiro, mas o espaço para pernas é crítico, assim como na Strada; regulagem de altura do banco do motorista precisa melhorar

 

Entre os bons detalhes, destacam-se na Strada faixa degradê no para-brisa (existe na Saveiro, mas tão clara que de pouco serve), alerta específico de qual porta está aberta (geral na Renault, nenhum na VW) e destravamento da tampa do tanque de combustível com as portas (na Oroch há comando interno; na Saveiro requer uso da chave). A favor da Saveiro estão assistente para saída em rampa, repetidor digital do velocímetro, abertura e fechamento a distância dos vidros, partida a frio com preaquecimento de álcool (dispensa o tanque suplementar de gasolina, usado pelas outras), iluminação nos espelhos dos para-sóis e luz elevada (branca) para a caçamba combinada à terceira luz de freio.

A Oroch responde com navegador integrado ao painel, limitador de velocidade, aviso no painel como sugestão para troca de marcha (para cima e para baixo), mola a gás para manter o capô aberto, maçanetas internas cromadas (aparecem mais à noite), monitor Driving Eco2 que atribui notas à eficiência de condução do motorista e o comando Eco, que deixa o acelerador mais lento para poupar combustível.

Próxima parte

 

Page 2 of 6
Prev123...6Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletacomparativoFiatOrochOroch DynamiquepicapeRenaultSaveiroSaveiro CrossStradaStrada AdventureVolkswagen

Related Posts

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

11/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp