Embora apenas o Honda tenha o velocímetro por cima do volante, os outros trazem um repetidor digital; a iluminação do Citroën pode variar de branco para azul ou roxo, que desfavorece a leitura
Civic, Corolla e Jetta permitem destravar a porta do motorista em separado, fator de segurança pessoal. Limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos, para melhor varredura do lado do passageiro, equipa Civic, C4 e Focus. Estes dois trazem limitador de velocidade. Entre os detalhes exclusivos, há no Focus assistente de estacionamento (que coloca o carro em vagas paralelas e perpendiculares e o retira das paralelas), alerta para baixa pressão dos pneus e chave programável (para impor limites de velocidade e volume de áudio, entre outros, ao emprestar o carro); no Jetta, luzes de leitura separadas para os passageiros de trás (nos outros essa função cabe a uma luz central); e no Corolla, maçanetas internas cromadas (ideais para localização à noite, por refletirem mais luz que as outras em tom de alumínio) e janelas traseiras que descem por inteiro.
Alguns detalhes merecem revisão pelos fabricantes. No Citroën falta maçaneta na tampa do porta-malas, sendo preciso portar a chave ou abri-la pelo botão no painel. No Ford as luzes de leitura dianteiras ficam muito atrás (os ocupantes podem lhes fazer sombra), ficam à mostra as fixações dianteiras dos bancos e o teto solar desliza quando se comanda a abertura de vidros, o que vai contra o objetivo de refrescar o interior antes de entrar: expulsa calor, mas faz incidir mais raios solares sobre os bancos (seria melhor o teto só se erguer, como no Fusion da mesma marca). No Honda o aspecto de partes do compartimento do motor em tinta de fundo, em cor bege no carro azul, é lamentável.
Telas sensíveis ao toque de 6,1 a 8 pol controlam sistemas de áudio, telefone, navegador e outras funções; o Corolla tem TV digital e DVD; câmera de manobras só não vem no Jetta
No Toyota faltam oferece teto solar (que tem controle elétrico nos demais), fechamento de vidros (e teto) por comando remoto e acionamento automático do limpador de para-brisa; o volante é duro (falta espuma sob o couro) e o aspecto interno é simples ou antigo demais em itens como puxadores de porta, relógio do painel, comandos do controlador de velocidade e os puxadores metálicos que abrem porta-malas e bocal do tanque. No VW estranha-se o botão de partida não assistido: deveria atuar até o motor ligar, mesmo que o usuário desse só um toque breve. Em C4 Lounge, Focus e Jetta o para-brisa vem sem faixa degradê.
Se espaço interno for prioridade, o Focus sai em desvantagem: é o mais compacto tanto na frente quanto atrás, onde adultos de maior porte lamentam a acomodação limitada para as pernas. No banco traseiro sobressaem a largura útil do Corolla e o espaço para pernas do C4 Lounge e do Jetta, mas o passageiro central encontra desconforto em todos eles, tanto pela posição quanto pelo encosto duro (há apoio de braço escamoteável ali), sendo o Citroën o mais incômodo nesse ponto.
O maior espaço para bagagem é o do Volkswagen, 510 litros, com três outros próximos entre si (470 no Toyota, 450 no Citroën e 449 no Honda) e o Ford em último com apenas 421 litros, insatisfatórios para um sedã desse porte. Nenhuma das tampas usa articulações pantográficas, presentes em gerações passadas de Focus e Jetta e no C4 Pallas; os braços do C4 Lounge ao menos trabalham em espaços reservados, o que evita o risco de amassar a bagagem ao fechar a tampa. No VW o revestimento interno da tampa é incompleto. Entre os estepes, apenas o do Corolla pode substituir em definitivo outro pneu, embora tenha roda de aço em vez de alumínio. O do C4 Lounge usa pneu de medida diferente da dos outros, enquanto os demais recorrem ao tipo temporário, bem estreito.
O Jetta tem o maior porta-malas (510 litros), com o Focus em último lugar (421); estepes temporários estão neles e no Civic; só o do Corolla pode ser usado de forma permanente
Equipamentos de série e opcionais
C4 Lounge | Focus | Civic | Corolla | Jetta | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | S/ND | ND | ND | S/S |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | S/ND | ND | S/ND | O/ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S | S | S |
Ar-condicionado/automático/zonas | S/S/2 | S/S/2 | S/S/1 | S/S/1 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Bolsas infláveis laterais/cortinas | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Câmbio automático/automatizado | S/ND | ND/S | S/ND | S/ND | ND/S |
Câmera traseira para manobras | S | S | S | S | ND |
Cintos de três pontos para todos | S | S | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | S/S | S/ND | S/ND | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S | ND | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S | S | S |
Encosto de cabeça para todos | S | S | S | S | S |
Faróis com lâmp. xenônio/leds* | ND | S/ND | ND | ND/S | O/ND |
Faróis de neblina | S | S | S | S | S |
Faróis/limp. para-brisa automático | S/S | S/S | S/ND | S/ND | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | S | S | ND | ND | S |
Navegador por GPS | S | S | S | S | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Repetidores lat. das luzes de direção | S | S | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | S | S | S | S |
Rodas de alumínio | S | S | S | S | S |
Sensores de estacionamento d./t. | S/S | S/S | ND | ND | S/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S | S/S | S/S | ND | O/O |
Travamento central das portas | S | S | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *para iluminação |
Próxima parte |