Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

JAC T80 convence, mas e diante de marcas tradicionais?

18/10/2019
in Avaliação, Fora de estrada, JAC

Motor turbo de 210 cv tem alto torque, mas certo retardo nas saídas, o que seria atenuado com transmissão automática em vez da de dupla embreagem

 

Motor e desempenho
O T80 dispõe de um motor generoso para a faixa de preço, um 2,0-litros com turbo (não usa injeção direta) que produz 210 cv e torque de 30,6 m.kgf. Contudo, além do peso bastante alto de quase 1,8 tonelada, a turbina mostra certo retardo para encher — agravado pela escolha da transmissão automatizada de dupla embreagem, sem um conversor de torque para ajudar nas saídas. O resultado é um carro que parece lento por instantes e ganha ímpeto em seguida, sendo preciso se adaptar para obter alguma suavidade.

 

 

Dos três modos de condução (Eco, normal e Sport), não recomendamos usar o esportivo em cidade: as respostas ao acelerador tornam-se muito abruptas, a ponto de trazer riscos em pequenas manobras ou locais que demandem baixa velocidade. Na pista de testes o JAC foi menos rápido do que se esperava, com 10,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (o Volkswagen Tiguan 1,4 turbo de 150 cv fez em 9,9 s). Parte do problema é passar a potência ao solo: ele destraciona muito e perde tempo, mesmo com controle de tração ligado. Não adiantou usar menor rotação.

 

Combinação de conforto e estabilidade é um dos pontos positivos do T80; banco da terceira fila pode ser rebatido no assoalho, abrindo espaço para 620 litros

 

O motor é suave e silencioso na maioria das condições. A transmissão opera bem, embora devesse manter mais rotações ao desacelerar no programa esportivo, para reduzir o uso dos freios em declives. Mudanças manuais podem ser feitas pela alavanca; nesse modo a caixa não reduz mesmo com acelerador a pleno, o que pode ser revisto. 0,5 ponto

 

O T80 dispõe de um motor generoso, mas pesa quase 1,8 tonelada e a turbina mostra certo retardo: ele parece lento por instantes e ganha ímpeto em seguida

 

Consumo
Nos padrões Best Cars, o consumo urbano leve de 10,3 km/l do T80 foi melhor que o do Chevrolet Equinox, mas distante das marcas de Peugeot 5008 e VW Tiguan 1,4. Em rodovia se esperava algo melhor que 9 km/l, atrás de todos os concorrentes citados. 0,5 ponto

Comportamento dinâmico
O acerto de suspensão do T80 surpreendeu, denotando evolução da marca. Ele obtém um rodar confortável de maneira geral, bom controle de movimentos (em lombadas inclusive, melhor que SUVs sul-coreanos de poucos anos atrás) e estabilidade bem acertada para a categoria, além de ter o essencial controle eletrônico. Poderia isolar melhor certos impactos. A direção tem ajuste de assistência entre três modos, mas é fácil de tirar da posição central, o que alguns podem interpretar como leveza excessiva. Os freios a disco estão bem dimensionados. 1 ponto

 

São um segmento e uma faixa de preço inéditos para a marca chinesa, mas o SUV tem bons atributos diante dos concorrentes de fábricas tradicionais

 

Segurança passiva
O conteúdo de proteção aos ocupantes está bem adequado ao segmento, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para sete pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil na segunda fila. 1 ponto

 

 

Custo-benefício
O T80 mostrou boas qualidades para seu preço e alguns pontos melhoráveis. Porte, valor e os sete lugares o colocam frente a frente com o VW Tiguan Comfortline, que tem bem menor potência (150 cv no motor 1,4 turbo), mas consegue desempenho similar. Com teto solar ele custa R$ 158.980 e tem conteúdo próximo, com algumas vantagens (faróis de leds, ar-condicionado de três zonas) e itens a menos (sem chave presencial, só tem câmera traseira).

Para quem se satisfaz com cinco lugares, forte opção (sem trocadilhos) é o Chevrolet Equinox LT, que tem tração dianteira como o T80 e custa R$ 151.390. A seu favor estão o motor 2,0 turbo de 262 cv e os faróis de xenônio, mas a versão não tem teto solar. Portanto, optar pelo T80 significa abrir mão da tradição das marcas tradicionais sem contrapartida no bolso, o que faz desse chinês uma relação custo-benefício apenas regular. 0,5 ponto

 

7,5 pontos

 

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 10,2 s
0 a 120 km/h 14,1 s
0 a 400 m 17,3 s
Retomada
60 a 100 km/h* 6,6 s
60 a 120 km/h* 10,7 s
80 a 120 km/h* 8,0 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 10,3 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,2 km/l
Trajeto em rodovia 9,0 km/l
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 85 x 88 mm
Cilindrada 1.997 cm³
Taxa de compressão 9,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 210 cv a 5.000 rpm
Torque máximo 30,6 m.kgf de 1.800 a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada de dupla embreagem, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol
Pneus 235/60 R 18
Dimensões
Comprimento 4,79 m
Largura 1,90 m
Altura 1,76 m
Entre-eixos 2,75 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 64 l
Compartimento de bagagem 620 l (com 5 lugares)
Peso em ordem de marcha 1.775 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 217 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,2 s
Consumo em cidade ND
Consumo em rodovia ND
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 10 ChancesavaliaçãoJACJAC T80utilitário esporte

Related Posts

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4
Auto Livraria - Mitsubishi

Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4

24/12/2024
Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet

04/02/2025
Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi
Auto Livraria - Mitsubishi

Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi

05/11/2024

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

02/06/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp