Oferecido em pacote fechado com o motor THP, o 2008 custa cerca de R$ 3 mil a mais que os concorrentes em suas opções mais equipadas
Custo-benefício
A JAC oferece o T6 em três configurações, mas as trata como pacotes de opcionais dentro de uma só versão, ao contrário das marcas francesas, que denominam os acabamentos de forma distinta (Allure e Griffe no 2008, apenas o segundo disponível com o motor turbo, e Expression e Dynamique no Duster, dos quais só este pode ter câmbio automático e motor de 2,0 litros). Por isso o preço inicial do modelo chinês, R$ 70 mil, é bem mais baixo que o dos adversários. Optar por esse T6 básico, no entanto, implicaria abrir mão de itens tão comuns hoje quanto rodas de alumínio, controle remoto de travas e faróis de neblina.
Na configuração em que os avaliamos, o Peugeot custa R$ 2.550 a mais que o Renault (diferença que aumenta em caso de câmbio manual) e R$ 3,6 mil acima do JAC. O que só o 2008 oferece nessa condição — além do motor mais potente — são itens de segurança, como controle de estabilidade e bolsas infláveis laterais e de cortina, e de conforto, entre eles ar-condicionado de duas zonas e teto envidraçado. Os outros dois ficam próximos em conteúdo, com comodidades menores a favor de um outro, como vimos nas páginas anteriores. Nosso julgamento é que o valor adicional pago pelo Peugeot justifica-se em termos de equipamentos.
Vencedor em 10 das 18 notas atribuídas, o Peugeot sai em vantagem do confronto, mas a escolha certa envolve pesar as prioridades de cada comprador
O 2008 supera os adversários em 10 dos 18 quesitos analisados nas notas: posição de dirigir, itens de conveniência, motor, desempenho, consumo, freios, direção, suspensão, segurança passiva e, até mesmo por esse leque de superioridades, também em custo-benefício. O T6 deixa os oponentes para trás apenas em espaço interno e porta-malas, enquanto o Duster não consegue sobressair em nenhum aspecto. No ponto de vista contrário, porém, o Peugeot fica em último lugar em espaço interno, porta-malas e estabilidade; o JAC, em suspensão e visibilidade; e o Renault, em estilo, acabamento, câmbio e segurança passiva.
Como fica claro, há um vencedor com folga na média de notas — o Peugeot 2008 — e certo equilíbrio entre os demais, mas a escolha certa a fazer é a que melhor atende às prioridades de cada comprador.
Interessados em um carro rápido, mais econômico, superior em segurança (apesar da estabilidade que decepciona) e com fartas conveniências têm no 2008 a opção certa, mas terão de aceitar restrições em espaço para ocupantes e bagagem e a imposição do câmbio manual, ao menos por enquanto. Os que preferem amplas acomodações, prezam um estilo atraente e também abdicam da caixa automática podem sair satisfeitos com o T6, pelo qual pagarão menos. Por fim, o Duster revela-se defasado e carente de aperfeiçoamentos mais consistentes que os recebidos na linha 2016, mas tem o trunfo do câmbio automático — mesmo que seja uma caixa anacrônica — e um conjunto equilibrado entre espaço, comportamento dinâmico e conforto ao rodar.
Mais Avaliações |
Nossas notas
T6 |
2008 |
Duster |
|
Estilo | 4 | 4 | 3 |
Acabamento | 4 | 4 | 3 |
Posição de dirigir | 3 | 4 | 3 |
Instrumentos | 4 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 3 | 4 | 3 |
Espaço interno | 5 | 3 | 4 |
Porta-malas | 5 | 3 | 4 |
Motor | 3 | 4 | 3 |
Desempenho | 3 | 5 | 3 |
Consumo | 3 | 4 | 3 |
Câmbio | 4 | 4 | 3 |
Freios | 3 | 4 | 3 |
Direção | 3 | 4 | 3 |
Suspensão | 2 | 5 | 4 |
Estabilidade | 4 | 3 | 4 |
Visibilidade | 3 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 3 | 4 | 2 |
Custo-benefício | 3 | 4 | 3 |
Média |
3,44 |
3,94 |
3,28 |
Posição |
2°. |
1°. |
3°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
T6 | 2008 | Duster |
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Ficha técnica
T6 |
2008 |
Duster |
|
Motor |
|||
Posição | transversal | ||
Cilindros | 4 em linha | ||
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/ alumínio | alumínio | ferro fundido/ alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | ||
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | ||
Diâmetro e curso | 85 x 88 mm | 77 x 85,8 mm | 82,7 x 93 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ | 1.598 cm³ | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 | 10,2:1 | 11,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas.) | 155 cv a 6.000 rpm | 165 cv a 6.000 rpm | 143 cv a 5.750 rpm |
Potência máxima (álc.) | 160 cv a 6.000 rpm | 173 cv a 6.000 rpm | 148 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas.) | 20,0 m.kgf a 3.500 rpm | 24,5 m.kgf a 1.750 rpm | 20,2 m.kgf a 4.000 rpm |
Torque máximo (álc.) | 20,6 m.kgf a 3.500 rpm | 24,5 m.kgf a 1.750 rpm | 20,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 77,6/80,1 cv/l | 103,3/108,3 cv/l | 71,6/74,1 cv/l |
Transmissão |
|||
Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 | manual / 6 | automático / 4 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
1ª. | 3,62 / 9 km/h | 3,54 / 9 km/h | 3,51 / 11 km/h |
2ª. | 2,05 / 15 km/h | 1,92 / 16 km/h | 1,93 / 19 km/h |
3ª. | 1,39 / 22 km/h | 1,33 / 23 km/h | 1,29 / 29 km/h |
4ª. | 1,03 / 30 km/h | 1,03 / 30 km/h | 0,92 / 40 km/h |
5ª. | 0,84 / 37 km/h | 0,82 / 38 km/h | NA |
6ª. | NA | 0,68 / 46 km/h | NA |
Relação de diferencial | 4,29 | 3,90 | 3,48 |
Regime a 120 km/h | 3.250 rpm (5ª.) | 2.600 rpm (6ª.) | 3.000 rpm (4ª.) |
Regime à vel. máxima informada (gas./álc.) | 5.050 rpm (5ª.) | 5.400/5.500 rpm (5ª.) | 5.850/6.050 rpm (3ª.) |
Tração | dianteira | ||
Freios |
|||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (283 mm ø) | a disco ventilado (269 mm ø) |
Traseiros | a disco (ø ND) | a disco (249 mm ø) | a tambor (229 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção |
|||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||
Assistência | elétrica | hidráulica | |
Diâmetro de giro | 11,0 m | 11,2 m | 10,7 m |
Suspensão |
|||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | indep., multibraço, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | ||
Rodas |
|||
Dimensões | 6,5 x 17 pol | 6 x 16 pol | 16 pol |
Pneus | 225/60 R 17 H | 205/60 R 16 H | 215/65 R 16 T |
Dimensões |
|||
Comprimento | 4,475 m | 4,159 m | 4,329 m |
Largura | 1,84 m | 1,739 m | 1,822 m |
Altura | 1,67 m | 1,583 m | 1,683 m |
Entre-eixos | 2,645 m | 2,542 m | 2,674 m |
Bitola dianteira | 1,59 m | 1,48 m | |
Bitola traseira | 1,59 m | 1,49 m | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | 0,35 | 0,402 |
Capacidades e peso |
|||
Tanque de combustível | 60 l | 55 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 505 l | 355 l | 475 l |
Peso em ordem de marcha | 1.505 kg | 1.231 kg | 1.294 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 9,7/9,4 kg/cv | 7,5/7,1 kg/cv | 9,0/8,7 kg/cv |
Garantia |
|||
Prazo | 6 anos sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem | |
Carros avaliados |
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Ano-modelo | 2015 | 2016 | |
Pneus | Giti Comfort SUV 520 | Goodyear Efficient Grip SUV | Bridgestone Dueler H/T |
Quilometragem inicial | 9.000 km | 1.500 km | 5.000 km |
Dados dos fabricantes; NA = não aplicável; ND = não disponível |