Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Sedãs: novo VW Jetta diante de Cruze, Civic e Corolla

09/12/2019
in Avaliação, Avaliação Completa, Chevrolet, Comparativo, Honda, Toyota, Volkswagen
Cruze
Civic
Corolla
Jetta

Desenho mais ousado e polêmico no Civic e mais tradicional no Jetta e no Corolla, com o Cruze no meio-termo; Toyota e Chevrolet terão novidades em breve

 

Concepção e estilo

Três dos modelos carregam nomes de longa tradição: esta é a décima-primeira geração do Corolla desde 1966, a décima do Civic desde 1972 e a sétima do Jetta desde 1979. O Cruze surgiu em 2008 e está na segunda geração. Dos modelos atuais o mais recente é o Volkswagen, lançado no ano passado no exterior, ante 2016 do Chevrolet, 2015 do Honda e 2013 do Toyota. Este último aguarda para os próximos meses a reformulação já apresentada lá fora, enquanto o Cruze terá leves alterações como no norte-americano.

Embora não seja o mais novo, o Civic revela o desenho mais ousado, com vincos acentuados, formato fastback mais evidente na traseira e até pontos polêmicos, como as lanternas traseiras que formam letras “C” quando acesas. Para alguns, é belo e moderno; para outros, é estranho e cansa rapidamente.

 

Cruze
Civic
Corolla
Jetta

Formato fastback, com tampa e vidro traseiro na mesma linha, é mais acentuado no Civic; o Jetta deveria ter diferenciação mais clara sobre o Virtus

 

Assim, a combinação de linhas atuais e menos excessos do Cruze e do Jetta parece apta a agradar à maioria por mais tempo, com ressalva no Volkswagen à enorme semelhança de desenho com o “irmão” menor Virtus — chega a ser difícil distingui-los lado a lado sem ver a frente. Único a ter sido reestilizado na atual geração, o Corolla revela sua idade, apesar de manter um bom estilo e de receber anexos esportivos na versão XRS. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é informado para apenas dois, que estão em empate técnico: 0,30 no Cruze e 0,299 no Jetta.

 


Auto Livraria

 

Conforto e conveniência

Os quatro interiores usam bons materiais, com alguns plásticos suaves e montagem em geral cuidadosa. No desenho o Corolla fica para trás com o painel retilíneo, que não casa com as portas, e itens ultrapassados como o relógio e alguns comandos. Ele e o Civic têm a melhor solução para os difusores de ar centrais, em posição alta, como deve ser para refrigeração — os do Jetta ficaram muito baixos, embora possam ser direcionados para cima a contento.

O interior em dois tons de cinza com bom efeito diferencia o Chevrolet no grupo, enquanto os demais recorrem ao preto. Apesar de os termos avaliado em datas diferentes, o revestimento sintético dos bancos do Volkswagen pareceu crítico em absorver calor e fazer as costas suarem.

 

Cruze
Civic
Corolla
Jetta

Detalhes internos revelam a idade do Corolla; os quatro oferecem bancos confortáveis, com ajuste elétrico para o do motorista no Cruze e no Civic

 

O motorista dos quatro dispõe de banco bem desenhado, com regulagens elétricas no Civic e no Cruze e manuais nos outros, mas sem ajuste de apoio lombar — suporte que poderia ser mais acentuado no Chevrolet. No Corolla o volante deveria vir mais próximo. O Civic sugere uma posição esportiva, mais baixa, o que pode ser positivo para uns e inconveniente para outros.

 

Prático no Jetta é o controlador de distância à frente, enquanto o Cruze apenas monitora essa distância; os dois também fazem comutação automática dos faróis

 

O Jetta R-Line traz um ótimo quatro de instrumentos digital em tela de 12,3 polegadas, com leitura clara e muitas configurações: tamanhos variados dos mostradores, inúmeras funções para as indicações menores e mais ou menos espaço ao mapa de navegação, que pode até ocupar a tela inteira. Indica ainda temperatura do óleo lubrificante. O Civic usa velocímetro digital (que nos outros existe como repetidor) e mostra pressão de turbo, enquanto o Cruze tem voltímetro. O computador de bordo oferece três viagens de medição no Volkswagen, uma no Toyota e duas nos outros.

 

Cruze
Civic
Corolla
Jetta

Instrumentos digitais em tela com várias opções (até mapa em toda a área) no Volkswagen; Honda usa módulos digitais e é único a mostrar pressão de turbo

 

É também do Jetta a maior tela na central de áudio — 8 pol ante 7 dos outros — e a única com entrada de cartão SD. O Corolla fica devendo integração a telefone celular pelos consagrados sistemas Android Auto e Apple Car Play: limita-se a um espelhamento por aplicativo próprio e menos funcional. A qualidade de áudio é muito boa nos quatro, mas as marcas japonesas impedem usar o aparelho com ignição desligada. Toyota e Volkswagen incluem toca-CDs. Os quatro têm navegador integrado.

 

 

Grande conveniência do Jetta é o controlador de distância ao tráfego à frente, que chega a reter a velocidade ao detectar veículo mais lento na faixa à esquerda — o motorista precisa confirmar a passagem pela direita, que é proibida em países como a Alemanha. Curiosamente o Tiguan, de mesma origem mexicana, não traz esse recurso. O Cruze monitora a distância adiante (que pode ser mostrada em segundos no painel) e alerta caso ela seja reduzida, mas não freia por si mesmo. Os dois também fazem comutação automática do facho dos faróis, baixando-o ao detectar veículo adiante ou no sentido oposto, e oferecem mostrador de pressão dos pneus.

 

Cruze
Civic
Corolla
Jetta
Posição de dirigir mais esportiva no Civic; volante deveria vir mais perto no Corolla; espaço similar no banco traseiro, com acesso menos prático no Honda

 

Outros detalhes a favor do Cruze são assistente para manter o carro na faixa de rolamento, carregador de celular por indução, limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos e mostrador adaptativo da vida útil do óleo lubrificante, que varia conforme o modo de dirigir. O Civic é único na câmera Lane Watch sob o retrovisor direito, que mostra no painel uma ampla imagem das faixas daquele lado, de forma fixa ou quando se aciona a luz de direção direita. Ele e o Corolla têm rebatimento elétrico dos retrovisores.

Cruze e Civic trazem comando remoto para ligar o motor, útil para refrigerar a cabine mantendo o carro trancado. Teto solar com controle elétrico (maior no Jetta) e freio de estacionamento com comando elétrico equipam o Honda e o Volkswagen, mas só o primeiro inclui retenção automática em paradas. Todos têm alerta específico de qual porta está mal fechada, apoio de braço central na frente e atrás, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, faróis automáticos, para-sóis com espelhos iluminados e retrovisor interno fotocrômico.

Próxima parte

 

Page 2 of 6
Prev123...6Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletCivicCivic TouringcomparativoCorollaCorolla AltisCruzeCruze LTZHondaJettaJetta R-LineToyotaVolkswagen

Related Posts

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

27/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

26/06/2025
Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

Porte, desempenho e imponência superiores fizeram um duradouro sucesso: conheça a história no vídeo

27/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp